Mar azul com ondas fortes, faixa de areia extensa, bem tranquilinha e com um jardim lindo. A Praia do Capricórnio em Caraguatatuba é uma boa pedida para quem gosta de praias com pouco movimento e mais contato com a natureza.
Eu estive lá em uma manhã de domingo, fora do período de temporada, e vou compartilhar algumas dicas para quem também deseja conhecer!
Leia também:
O que fazer em Caraguatatuba
Onde fica a Praia do Capricórnio?
Esta praia fica a pouco mais de 6 km do Centro de Caraguatatuba, no sentido Ubatuba. Uma boa referência é o Jardim do Capricórnio. Se for de ônibus, é só descer no ponto mais próximo. De carro, também dá para seguir até ele e entrar por algumas ruas menores.
Aliás, o Jardim é um espetáculo à parte, um espaço gramado, com muitos coqueiros e o mar logo à frente, logo ao chegar você já vai sentir que está em uma região paradisíaca.
Lagoa Azul na Praia do Capricórnio
Outro lugar na Praia do Capricórnio que é super bem falado, mas que não cheguei a conhecer, é a Lagoa Azul, que fica na ponta direita da praia, onde a foz do Rio Jetuba forma uma lagoa separada do mar por uma pequena faixa de areia.
O que saber antes de ir
O bairro é bem residencial (inclusive belíssimas residências), mas tem algum comércio, hospedagens e também restaurantes, principalmente na rua principal (que é a rodovia).
Na praia mesmo não tem nada, nenhuma estrutura de barracas ou quiosques, nem mesmo vendedores ambulantes passando. É bem natureza: mar, areia e um espaço verde – só depois as residências.
Então o ideal se for ficar mais tempo é levar guarda-sol, cadeira e lanche. Já para o lado esquerdo do jardim tem alguns quiosques (já é começo do bairro Massaguaçu, mas é uma opção).
Para se hospedar, acho que só vale a pena se a ideia é apenas curtir a praia mesmo, já que não há outras alternativas de lazer ou de vida noturna.
Ou se estiver de carro e puder se deslocar mais facilmente para outras regiões (mas lembrando que na alta temporada esse deslocamento pode não ser tão simples devido ao trânsito intenso).
Leia também:
Onde ficar em Caraguatatuba
Dá para ir sozinha?
Sim! Eu fui sozinha e foi tranquilo. Era fim de semana, tinha algum movimento, algumas pessoas por perto, não foi uma situação em que me vi sozinha em um lugar. Não sei se em outras épocas do ano fica mais cheio, acredito que sim.
Meu único porém sobre a Praia do Capricórnio em Caraguatatuba é que achei as ondas fortes (pro meu gosto), mas no geral gostei muito! Veja mais imagens nesse vídeo que postei no Insta:
Ver essa foto no Instagram