Medidas, regras e mais dicas para evitar problemas com sua bagagem de mão

medidas-regras-bagagem-de-mao

Viajar apenas com a bagagem de mão tem sido uma opção de muita gente desde que as companhias aéreas começaram a cobrar por malas despachadas. Além disso, é uma forma mais segura de viajar, já que a bagagem vai estar sempre por perto, evitando riscos como o extravio. O problema é que muitos desconhecem as regras e, às vezes, acabam violando-as, o que só é percebido na hora do embarque, gerando atrasos.

Por isso a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) determinou que todas as malas sejam sempre fiscalizadas antecipadamente. A medida será implementada de forma gradativa. As datas variam para cada aeroporto, começando a valer a partir de abril/19 apenas para voos nacionais. Quem não estiver com a bagagem de mão dentro do padrão, terá de despachar e pagar por isso!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Regras para bagagem de mão

Para quem não sabe a diferença: a bagagem de mão é que a o passageiro pode levar junto com ele para dentro do avião, colocando no compartimento acima dos assentos. A despachada é entregue na hora do check-in, vai para o porão do avião e é retirada somente na hora do desembarque. Antes, esse serviço era gratuito. Mas, em 2017, uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instituiu a cobrança para despachar a bagagem.

O que muda, agora, é que a fiscalização será mais rigorosa. Ao chegar ao Raio-X, cada passageiro terá de medir sua mala. Haverá uma caixa no tamanho máximo permitido e, se a mala não couber, é porque está fora das dimensões permitidas. Nesse caso, será necessário ir ao balcão de check-in e despachar, pagando o valor determinado por cada companhia aérea por esse serviço.

O tamanho e peso padrão das bagagem de mão são os mesmos para todas as companhias aéreas, que seguem as determinações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Medidas

  • Até 55 centímetros de altura
  • Até 35 cm de largura
  • Até 25 cm de profundidade
  • Peso máximo de 10 quilos

Somente dentro dessas medidas é que a mala será considerada como bagagem de mão e poderá ser levada a bordo.

Antes de viajar, reserve sua hosepedagem pelo Booking!

    
        Booking.com

O que pode ou não levar

Outro ponto importante a ser considerado é a lista de itens permitidos e proibidos na mala de mão. Os sites das companhias aéreas mostram essa informação sempre no ato da compra da passagem. De modo geral, o que não pode são objetos que cortam ou perfuram (tesouras e alicates de unha, lâminas de barbear, lixas metálicas pontiagudas, canivetes de bolso, etc), armas, itens com fogo (isqueiros). E os líquidos devem estar em embalagens de no máximo 100 ml.

Além da mala de mão propriamente dita, cada passageiro pode levar também mais um artigo pessoal. Exemplos: bolsa, mochila pequena, pasta para notebook, bolsa de bebê, sacola com produtos comprados no aeroporto e similares. Tudo o que é importante e de valor deve ser levado na mala de mão, como documentos, dinheiro, eletrônicos (celular, notebook, câmera, tablet), remédios, chaves e itens frágeis. Quem viaja com bebê pode ir com o carrinho até a porta do avião.

Leia também:
Dicas de profissionais para perder o medo de avião
Como levar animais na viagem de avião
Viagem com crianças: documentos necessários

Dicas práticas na hora de fazer a mala

Claro que tudo depende do destino. E claro que não dá (nem precisa) levar tudo que você quer. Essas dicas são só para ter uma noção de como fazer a mala de mão.

  • Compre potinhos pequenos para colocar cosméticos, é fácil de achar em farmácias ou lojas especializadas.
  • Pense no look de cada dia e leve apenas as roupas necessárias. Uma medida boa é pensar em 3 peças de cima para cada peça de baixo, que podem ser reutilizadas mais vezes (seja calça, short ou saia).
  • Para os sapatos, escolha os que são básicos e combinam com tudo. Costumo ir com um tênis, que é maior/mais pesado, e levar uma sapatilha preta e uma sandália rasteira.
  • Embalagens a vácuo podem ajudar a reduzir o volume de algumas peças, especialmente itens de inverno.
  • Leve o casaco mais pesado na mão – até porque o ar condicionado dos aviões costuma ser bem frio.
  • Escolha uma mala de material mais leve, já que o peso da mala em si também conta no final.
  • Antes de embarcar, verifique mais uma vez no site da companhia aérea para se certificar de que não está levando nenhum item não permitido.

* Foto: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email