Viajar sozinha para a praia – como é, dicas práticas e destinos

viajar-sozinha-para-praia-dicas

Começar a ir à praia sozinha foi um desafio. Sei que não é fácil e, por isso, quero compartilhar algumas dicas úteis para quem pretende viajar sozinha para a praia, coisa que até um tempo atrás era algo que eu considerava impossível, mas que hoje já tiro de letra.

Quando fui morar no Rio de Janeiro eu tinha uma ânsia de querer praia todo fim de semana. Só que, no início, eu não conhecia muita gente… Aí ficava esperando alguém que pudesse/quisesse ir comigo e, muitas vezes, acabava em casa por não ter quem me acompanhasse.

Até que um dia resolvi e fui. Mandei mensagem (era SMS!) para quem eu conhecia dizendo onde eu estava e que seria legal nos encontrarmos. E assim fiz em outros dias. Às vezes aparecia alguém, às vezes não. E aprendi que, independente de ter ou não companhia, era possível curtir. Depois disso comecei a viajar sozinha e foi natural incluir destinos praianos.

Leia também:
Relatos meus e de mais mulheres viajantes

Viajando para a praia sozinha…

Particularmente, ao viajar sozinha para praia, ainda prefiro ir para lugares que, além da praia tenham também outras possibilidades de turismo, mais urbanos ou históricos, para mesclar os passeios.

Isso é uma questão de gosto! Vai de cada um. Viajar para ficar apenas na praia é uma opção também. E se é um destino que você tem gosta, mais chances de se sentir mais à vontade.

Mas mesmo que não seja em uma viagem, de repente você mora em uma cidade litorânea e ainda não se acostumou a ir à praia sozinha. Então essas dicas que vou compartilhar podem ser úteis para você também.

viajar-sozinha-para-praia-dicas

Dicas para viajar (ou ir) sozinha para a praia:

– Pesquise bastante e escolha o que mais tem a ver com o que você busca: praias mais badaladas, mais tranquilas, mais urbanas ou mais natureza.

– Leve um livro, fones de ouvido, revistas, jornais ou qualquer outra coisa que você goste, que ajude a passar o tempo e te faça companhia (tá, pode ser só o celular).

Leia também:
Livros para inspirar mulheres viajantes
A volta ao mundo em 80 livros

– Não fique o tempo todo apenas sentada e tomando sol; aproveite para fazer caminhadas, explore o lugar.

– Antes de entrar no mar, pergunte se a barraca tem local para deixar as coisas ou deixe com quem estiver próximo, inclusive é uma boa forma de iniciar uma conversa. Sempre com cuidado, claro.

– Ao conversar, ouça sua intuição; se se sentir à vontade para falar que está sozinha, fale; se não, diga apenas que está viajando com alguém, mas que a pessoa não está naquele passeio ou naquele momento.

– Veja se a cidade oferece passeios de barco ou mesmo city tour; fazer esses passeios com agências locais é seguro, ajuda a não estar só, e possibilita conhecer gente, mesmo que só por aquele momento.

– Procure uma hospedagem com boa localização, de modo a facilitar seus deslocamentos – veja no Booking opções em qualquer lugar do mundo.



Booking.com

– Passe e o protetor solar ainda no hotel, onde é possível fazer todos os contorcionismos possíveis (rs); e prefira os de spray, que facilitam a aplicação. Tem um da Neutrogena, Ultra Sheer, com um jeito bem fácil de aplicar nas cosas, achei no Mercado Livre.

– Durante o período que estiver na praia, permita-se não fazer nada, fique apenas observando a vida, pensando, relaxando, e aprendendo a curtir com você mesma.

dicas-viajar-sozinha-banner

Praias para viajar sozinha

Tem vários destinos bacanas com praias que conheci. Mas, como sempre costumo dizer, o melhor lugar para viajar é o lugar para onde você tem vontade de ir!

Falei sobre viajar sozinha para praias em um vídeo da 2ª temporada do “Álbum da Mariana” –  aquele em que mostro fotos de lugares por onde passei. Clique e assista!

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email