Começar a ir à praia sozinha foi um desafio para mim. Sei que não é fácil e, por isso, quero compartilhar algumas dicas úteis para quem pretende viajar sozinha para a praia, coisa que até um tempo atrás era algo que eu considerava impossível, mas que hoje já tiro de letra.
Quando fui morar no Rio de Janeiro eu tinha uma ânsia de querer praia todo fim de semana. Só que, no início, eu não conhecia muita gente… Aí ficava esperando alguém que pudesse/quisesse ir comigo e, muitas vezes, acabava em casa por não ter quem me acompanhasse.
Até que um dia resolvi e fui. Mandei mensagem (era SMS!) para quem eu conhecia dizendo onde eu estava e que seria legal nos encontrarmos. E assim fiz em outros dias. Às vezes aparecia alguém, às vezes não. E aprendi que, independente de ter ou não companhia, era possível curtir. Depois disso comecei a viajar sozinha e foi natural incluir destinos praianos.
Leia também:
Relatos meus e de mais mulheres viajantes
Viajando para a praia sozinha…
Particularmente, ao viajar sozinha para praia, ainda prefiro ir para destinos que, além da praia, tenham também outras possibilidades de turismo, mais urbanos ou históricos, para mesclar os passeios.
Isso é uma questão de gosto! Vai de cada um. Viajar para ficar apenas na praia é uma opção também. E se é um destino que você tem gosta, mais chances de se sentir mais à vontade.
Mas mesmo que não seja em uma viagem, de repente você mora em uma cidade litorânea e ainda não se acostumou a ir à praia sozinha. Então essas dicas que vou compartilhar podem ser úteis para você também.
Dicas para viajar (ou ir) sozinha para a praia:
– Pesquise bastante e escolha o lugar que mais tem a ver com o que você busca: praias mais badaladas, mais tranquilas, mais urbanas ou mais natureza. Mas dê preferência para as que têm algum movimento e que sejam mais seguras.
– Leve um livro, fones de ouvido, revistas ou qualquer outra coisa que você goste, que ajude a passar o tempo e te faça companhia – pode até ser só o celular, que reúne todas essas coisas em um único lugar.
Leia também:
Livros para inspirar mulheres viajantes
A volta ao mundo em 80 livros
– Não fique o tempo todo apenas sentada e tomando sol; aproveite para fazer caminhadas, explore o lugar.
– Antes de entrar no mar, pergunte se a barraca onde você está consumindo tem local para deixar as coisas ou deixe com quem estiver próximo, inclusive é uma boa forma de iniciar uma conversa. Sempre com cuidado, claro.
– Ao conversar, ouça sua intuição. Se se sentir à vontade para falar que está sozinha, fale; se não, diga apenas que está viajando com alguém, mas que a pessoa não está naquele passeio ou naquele momento.
– Passe o protetor solar ainda no hotel, onde é possível fazer todos os contorcionismos possíveis (rs). E prefira os de spray, que facilitam a aplicação. Tem um da Neutrogena, Ultra Sheer, com um jeito bem fácil de aplicar nas cosas, achei na Amazon.
– Durante o período que estiver na praia, permita-se não fazer nada, fique apenas observando a vida, pensando, relaxando, e aprendendo a curtir com você mesma.
– Veja se a cidade oferece passeios de barco, city tour ou outros. Fazer esses passeios com agências locais é seguro, ajuda a não estar só, e possibilita conhecer gente, mesmo que só por aquele momento.
– Ir à praia na própria cidade, para quem mora no litoral, pode parecer mais fácil. Mas às vezes é até mais difícil, pela sensação de estranhamento mesmo. Quando você está sozinha em outro destino, não tem escolha. Já onde mora fica um gostinho de solidão, de ninguém quis acompanhar, até um medo de ser vista (e julgada) por algum conhecido, o que é uma bobagem. Valem as mesmas dicas todas, é só ir, relaxar e aproveitar.
– Em viagens, procure uma hospedagem com boa localização, de modo a facilitar seus deslocamentos – veja no Booking opções em qualquer lugar do mundo.
Praias para viajar sozinha
Tem vários destinos bacanas com praias que conheci. Mas, como sempre costumo dizer, o melhor lugar para viajar é o lugar para onde você tem vontade de ir!
Falei sobre viajar sozinha para praias em um vídeo da 2ª temporada do “Álbum da Mariana” – aquele em que mostro fotos de lugares por onde passei. Clique e assista!
Ola mariana, tudo bom?
Sou mineiro, cruzeirense e arquiteto. Pesquisando algumas dicas para viajar sozinho encontrei sua página. Muito bacana suas dicas, vou (eu e mais eu) para Rio este final de semana e já vou colocando em práticas suas dicas. Que as viagens nos traga boas experiências..
Abraço
Que legal, Manassés! Espero que aproveite bastante a viagem. =)
gostei da dica esse ano vou sozinho vu aproveitar as dicas