Visita guiada à sede da ONU em Nova York

visita-guiada-onu-nova-york

Promover a paz, a segurança, o desenvolvimento econômico e social, garantir os direitos humanos, proteger o meio ambiente e fazer ações humanitárias em todo o mundo. São esses os principais objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas), formada por 193 países que, juntos, trabalham para garantir que tudo isso seja cumprido. É uma das instituições que eu mais admiro, acompanho muitas ações que, ainda hoje, são tão necessárias e importantes, e, por isso, fiquei animada quando soube da possibilidade de fazer uma visita guiada à sede da ONU em Nova York.

Muita gente que vai à cidade americana passa em frente ao prédio da United Nations, tira fotos, e nem sabe que é possível entrar e para conhecer todos os espaços e saber mais sobre a história e o trabalho. Eu fui em 2015 e achei superinteressante. Recomendo demais, principalmente para aqueles que, como eu, têm interesse nos temas. Um passeio bem diferente e muito rico! Vou contar aqui como foi e dar o passo a passo para quem quiser fazer também!

Curta a página do blog no Facebook!

Como é a visita à ONU

Há uma quantidade de ingressos que fica disponível para quem quer comprar na hora, mas o mais recomendável é comprar antes pela internet (passo a passo no fim do texto). Assim é possível agendar o horário e até escolher algum que tenha guia que fale português. As visitas guiadas são oferecidas nas seis línguas oficiais das Nações Unidas – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol – mas, dependendo da disponibilidade, podem ser feitos também em alemão, italiano, japonês, coreano e português.

Por medidas de segurança, é necessário chegar 1h antes do horário da visita. Na entrada há procedimentos semelhantes aos de aeroportos, com raio-x e revista das bolsas, e proibição de entrada com líquidos (inclusive água), comidas, objetos pontiagudos, entre outros. É preciso apresentar documento com foto (no caso, o passaporte) e o ingresso impresso. E os trajes precisam estar de acordo com o local – nada formal, mas calça comprida, blusa de manga e sapato fechado. Como fui no inverno, nem tinha como errar!

Depois de entrar e enquanto aguardava o tour começar, fiquei em um hall (não sei o nome certo). Lá tinham alguns sofás e também exposições (fixas e temporárias). Quando fui tinham várias fotos lindas, com textos explicando quando haviam sido tiradas. Ali já me emocionei pensando em tudo que é feito pela ONU…

Não lembro se foi por questão de data, mas o dia/hora que fui não tinha a opção de guia em português. Optei pelo tour em inglês mesmo. Só que esse horário acabou tendo um grupo grande de estudantes franceses e apenas eu de outra nacionalidade. Então a guia falava tudo em francês e, depois, repetia em inglês. Foi bom porque, como conheço as duas línguas, pegava um pouco da explicação em uma, depois um pouco em outra… Aí juntava os poucos e conseguia entender. ahahah

A visita guiada, que dura entre 45 minutos e 1 hora, passa por vários lugares – salão onde acontece a Assembleia Geral, câmara do Conselho Econômico e Social, do Conselho de Segurança, entre outros. Sempre com explicações sobre o funcionamento de cada um, questões como direitos humanos, desarmamento, e a importância da ONU de modo geral. Em alguns ambientes (maioria) a gente pode entrar/fotografar, em outros não. Entre uma sala e outra há muitas obras de arte, sempre fazendo referência ao trabalho desenvolvido.

visita-guiada-onu-nova-york

Essa sala só vimos pela janelinha…

visita-guiada-onu-nova-york

Nessa foi possível entrar!!! É tão incrível estar ali…

 

Leia mais sobre Nova York:
Quanto custa viajar para cidade americana?
Dicas para usar o metrô sem erro
15 programas gratuitos e dicas para economizar

Sede da ONU em NY

A ONU tem escritórios em vários lugares – Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile). Mas a sede de Nova York é a oficial, que recebe não só importantes líderes mundiais, como também mais de um milhão de visitantes por ano!

É uma construção bem bonita e fica na costa leste de Manhattan (Midtown). Antes de entrar, há um jardim e uma obra de arte que, até hoje, foi das que mais me tocou. Um revólver com um “nó” no cano, impedindo os tiros. O nome é “Não-Violência”. Acho que é o grande símbolo do que a ONU representa.

Tem também um memorial em homenagem às vítimas da escravidão e do tráfico negreiro e outras obras. Todas elas foram presentes de algum país – isso fica identificado, junto com a data, em cada uma.

visita-guiada-onu-nova-york

O prédio,que tem 39 andares, foi construído entre 1949 e 1952. O projeto é do brasileiro Oscar Niemeyer, sob a direção do arquiteto norte-americano Wallace Harrison, que montou uma equipe com 50 arquitetos de vários países e recebeu propostas de todos eles, mas acabou optando pelas de Niemeyer e do franco-suíço Le Corbusier, um dos grandes nomes do modernismo mundial.

Lá dentro, outro brasileiro: o quadro “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari. Quando fui ele estava sendo restaurado ou algo do tipo, mas a guia citou e ainda fez uma referência à mim. E, ainda, um não muito conhecido, Octavio Roth, responsável pelos quadros que mostram os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No fim da visita, tem uma loja de souvenirs com vários produtos. Tinham uns cartazes que eram gratuitos e eu trouxe vários. Diga-se de passagem, eles estão até hoje enrolados dentro do meu armário (#mejulguem)! Mas um dia ainda hei de ter um espaço em casa para colocar isso na parede, são bonitos e significativos.

Encontre e reserve a melhor hospedagem em Nova York!
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog!

    
    Booking.com

Preços e como chegar

– O valor do ingresso para a visita guiada à ONU é 20 dólares + 2 dólares de taxa de serviço. As vendas são feitas pelo site do Centro de Visitantes da ONU: https://visit.un.org/content/tickets-1 Clique em “Purchase Tickets”, escolha o mês.

visita-guiada-onu-ingressos-1

Uma nova janela será aberta mostrando as opções de dias. Escolha um e clique em “Select”. A tela irá mostrar o número de vagas disponíveis em cada horário (“Sold Out” significa que já está esgotado). Escolha e clique em “Order”.

visita-guiada-onu-nova-york-ingressos-2

Selecione então o tipo de ingresso que você quer (adulto, sênior, estudante ou criança) e a respectiva quantidade. É possível comprar 6 ingressos por vez. Clique em “Continue” e preencha seus dados pessoais, bem como os dados do cartão de crédito para efetuar o pagamento. Clique novamente em “Continue” para finalizar.

visita-guiada-onu-ingressos-3

visita-guiada-onu-nova-york

– A visita guiada acontece de segunda a sexta, com exceção de feriados americanos ou dias de reuniões de chefes de estado e delegações. Nos fins de semana apenas o hall de entrada (lá onde fiquei aguardando, com sofás e fotos) fica aberto.

– Menores de 5 anos não podem entrar. De 5 até 18 anos é necessário estar acompanhado de um responsável. O número máximo de pessoas por grupo é 40. E as visitas acontecem entre 9h30 e 16h45.

– Fundada em 1942, a ONU só começou a funcionar oficialmente em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, atendendo a um anseio mundial de manter a paz entre os países. Em 24 de outubro deste mesmo ano entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, documento mais importante da Organização. Leia aqui a carta completa, em português.

– A melhor forma de chegar até a sede em Nova York é de metrô. A estação Grand Central Station é a que fica mais perto (são cerca de 10 a 15 minutos andando).

Para ler ouvindo:

Antes de viajar para os Estados Unidos, faça o seu seguro!
Seguro viagem america do norte 728x90
Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
23Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email