Quanto custa viajar para Paris?

quanto-custa-viajar-para-paris-franca

É complicado definir os custos de uma viagem, já que isso é algo que depende de vários fatores e do tipo de viajante. Mas, como é algo que me perguntam com frequência, tenho feito algumas simulações. Hoje vou tentar calcular quanto custa viajar para Paris.

O cálculo que coloco aqui é para um período de uma semana (sete dias, seis noites), com base em pesquisas referentes a preços de passagens, hospedagem, passeios, alimentação e demais gastos. E coloco tanto as opções mais baratas e/ou com melhor custo/benefício, como também as mais caras, para ter um valor médio. Lembrando que são preços de 2018 e sujeitos a alterações.

Para ler/ver antes de ir:
12 livros que se passam em Paris
Cenários de filmes em Paris

Quanto custa uma viagem a Paris?

Passagem

É bom estar sempre ligado em promoções de passagem para Paris, com preços que podem girar em torno de 500 Euros saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Mas isso é mais raro. Em geral, variam de 600 a 850 euros, dependendo da época da viagem, do tipo de voo (direto ou com escala) e da antecedência com que a passagem é comprada.

Valor mínimo: 500 euros / Valor máximo com antecedência: 850 euros

passeio-sena-paris

Hospedagem

Paris tem uma infinidade de alternativas, das mais simples às mais luxuosas. Acho que o mais importante é escolher uma boa localização, que seja perto do metrô e que possibilite chegar rápido aos principais pontos turísticos.

Eu fiquei no Young and Happy Hostel, onde há quartos compartilhados a partir de 35 euros por pessoa (quarto com seis camas) a 80 euros (quarto duplo), sendo 40 euros por pessoa se estiver acompanhado (sozinha tem sempre o prejuízo de pagar o valor inteiro).

Já se preferir ficar em um hotel com vista para a Torre Eiffel, os valores podem chegar a até R$ 350 por noite o quarto duplo, sendo 175 por pessoa, mas acho isso tão surreal que nem vou contar como valor máximo. Há muitas opções intermediárias que são viáveis. Pesquisando hospedagem em Paris pelo Booking dá para filtrar por região, faixa de preço, estilo de viagem, além de ver as notas e comentários de quem já conhece.

Valor mínimo: 245 euros por pessoa / Valor máximo: 1.300 euros

Leia também:
Onde ficar em Paris com vista para a Torre
Hostel bom e barato em Paris

Mais opções de hospedagem:



Booking.com

Deslocamentos

O metrô é o principal meio de transporte em Paris. Ele é enorme, tem várias linhas e atende a praticamente todos os pontos da cidade em mais de 300 estações. Dá para fazer muita coisa a pé também, o que já ajuda a economizar.

O valor unitário do ticket do metrô é 1,90 euro, mas é possível comprar um pacote de 10 tickets com desconto, saindo por 14,50 euros. Vamos supor que em um dia você faça três trajetos de ida e volta, ao longo de sete dias seriam 42, ou seja, quatro pacotes de 10 tickets (arredondando) = 58,00 euros.

Valor médio: 58 euros

valores-metro-paris

Passeios

Vou colocar aqui o preço das principais atrações de Paris, que costumam ser as mais visitadas pelos turistas. Vale pesquisar também o dia em que algumas oferecem entrada gratuita.

– Torre Eiffel: 17 euros

– Museu do Louvre: 10 euros (gratuito às terças-feiras)

– Museu d’Orsay: 12 euros

– Center George Pompidou: 14 euros

– Jardins de Luxemburgo: gratuito

– Basílica do Sacré-Coeur: gratuita

– Barco no Rio Senna: 12 euros

– Champs de Mars: gratuito

– Arco do Triunfo: 9,50 euros (se quiser subir)

– Catedral de Notre Dame: gratuita (8,50 euros para subir na torre)

– Praça da Bastilha: gratuita

– Avenida Champs Elysées: gratuita (cuidado com as tentações nas lojas)

– Jardim de Tuileries: gratuito

Valor médio: 83 euros

Leia também:
Como visitar o Louvre de graça

paris-valores-passeios

Seguro viagem

O seguro é importante porque tem cobertura médica (consultas, internações, entre outros), além de cobrir danos como extravio de bagagem e pagar indenização em caso de morte. É importante fazer para estar prevenido, mas também porque a imigração pode pedir, por isso incluí aqui nos cálculos de quanto custa viajar para Paris.

Os preços de um seguro viagem variam dependendo de quantos dias, do tipo de cobertura e do local de destinos. O site da Real Seguro Viagem é ótimo para ter esse comparativo. Basta informar os dados, ver opções disponíveis e escolher a que tem mais a ver com o seu perfil. Fiz uma simulação de Paris:

Valor mínimo: 20 euros / Valor máximo: 160 euros

Alimentação

É o cálculo mais difícil. Comer em Paris não é barato. Mas, ainda assim, é possível economizar comprando coisas no mercado ou fazendo lanches ao invés de almoçar/jantar. Tudo vai depender do que cada um gosta de comer. E também do quanto cada um come. E, ainda, se a hospedagem oferece ou não café da manhã.

Pensando em valores médios: Lanche simples entre 5 euros e 10 euros. Almoço ou jantar simples por 15 euros a 20 euros. Almoço ou jantar em um lugar mais arrumado por cerca de 30 euros. Não calculei nada de luxo. Pensando em um dia com café da manhã no hotel/hostel e mais dois lanches e uma refeição fora, a média seria de 25 euros a 40 euros em opções simples.

Valor mínimo: 175 euros/semana / Valor máximo: 280 euros

Leia mais textos e dicas sobre Paris

Quanto custa viajar para Paris – valor total para uma semana

quanto-custa-viajar-para-paris-valores-medios

Mínimo: 1.110 euros por pessoa
Máximo: 2.750 euros por pessoa

Nesse cálculo não estão incluídas compras ou outros gastos, apenas os fixos. Então o ideal é levar um pouco a mais, para comer outras coisas, ir a outros lugares e até mesmo para emergências.

Os valores aqui são apenas uma média geral de quanto custa viajar para Paris, seja uma viagem beeem simplesinha (valor mínimo) e uma com um pouco mais de conforto, mas sem luxo (valor máximo). E, como eu sempre digo, quanto mais houver planejamento com antecedências, olhando passagens, hospedagens, etc, maiores as chances de conseguir algo com bons preços.

* Valores pesquisados em abril de 2018 e convertidos, sujeitos a alterações.

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.