Fim de semana na Cidade do Porto, em Portugal

Foi apenas um fim de semana no Porto, em Portugal. E com muitos períodos de chuva ao longo dos dois dias. Não foi o suficiente para conhecer todos os cantos e encantos, claro. Mas foi o suficiente para voltar apaixonada. Além disso, a cidade tem a ver com a história da origem da minha família, já que foi de lá que o bisavô do meu pai saiu, sozinho, aos 14 anos, com destino ao Brasil.

Assim, entre pensamentos, memórias, descobertas e sensações, visitei alguns lugares turísticos que acho que vale a pena incluir no roteiro.

Curta a página do blog no Facebook!

O que fazer na Cidade do Porto

Centro Histórico

Tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1996, tem paisagismo e arquitetura que misturam os estilos medieval e barroco. É uma região de arte e cultura, com museus, lojinhas tradicionais ou mais modernas, restaurantes, apresentações de rua…

Cais da Ribeira

Às margens do Rio D’Ouro, muitas casinhas coloridas, tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes, além de bares, restaurantes e muitas pessoas aproveitando a tarde sentadas às margens do rio. Daqueles lugares cenários clássicos da cidade!

cidade-do-porto-portugal-fim-de-semana

Ponte D. Luis I

Passa por cima do Rio D’Ouro, ligando o Cais da Ribeira ao município de Vila Nova de Gaia. Toda em estrutura metálica, tem quase 400 metros de comprimento e o mais legal é atravessá-la a pé, seja pela parte de baixo ou pelo alto! Outras opções para a travessia são bonde ou trem.

cidade-do-porto-portugal-ponte

Vila Nova de Gaia

Como disse, é o município que está do outro lado do Douro. Lá ficam as principais vinícolas, que podem ser visitadas (com degustação), e também alguns mirantes/miradouros para uma vista panorâmica do Porto.

Encontre e reserve sua hospedagem no Porto:

    
    Booking.com

Estação São Bento

Funciona desde o início do século passado no local de um antigo convento. De lá saem trens para outras cidades de Portugal. Além de ser uma construção imponente por fora, por dentro não fica por menos.

As paredes são cobertas por cerca de 20 mil azulejos, de autoria do pintor Jorge Colaço, que contam um pouco da história de Portugal.

porto-portugal-estacao-sao-bento

cidade-do-porto-portugal-estacao-sao-bento-dentro

Sé e Torre dos Clérigos

São lugares religiosos que, independente disso, são muito visitados pelos turistas. A Catedral da Sé é uma das mais antigas do país, com início da construção no século XII. Muito bonita por fora e por dentro.

A Torre é uma construção barroca do século XVIII. Ela se destaca na paisagem por ser o ponto mais alto da cidade. É impossível não notá-la, seja de perto ou de longe. Quem quiser pode subir até o topo e ter uma vista panorâmica. O valor é de 3 euros.

cidade-do-porto-portugal-catedral-da-se

cidade-do-porto-portugal-torre-dos-clerigos

Livraria Lello

Além da arquitetura belíssima, tem muita história. Foi onde os primeiros livros de Eça de Queiróz foram lançados, por exemplo. Recentemente, ganhou ainda mais fama por ter sido a inspiração da autora de “Harry Potter”, J.K. Rowlling (ela viveu por um tempo na cidade), para criar as escadarias de Howgarts. A entrada na livraria custa 3 euros e esse valor pode ser descontado na compra de livros.

cidade-do-porto-portugal-livraria-lello

Centro Português de Fotografia

Funciona em um antigo presídio e é gratuito. Além do acervo, tem sempre exposições fotográficas diferentes, biblioteca especializada. A construção também é muito interessante.

Mundo dos Descobrimentos

O World of Discoveries  é uma mistura de museu e parque temático sobre as navegações e descobertas portuguesas. Fiz o passeio guiado e gostei tanto da parte informativa como da parte lúdica. O ponto alto foi no final, quando a gente entra em um barquinho (de verdade) e vai passando pelos cenários de cada lugar descoberto. Tudo muito bem-feito e com narração explicando tudo.

cidade-do-porto-portugal-world-of-discoveries

Palácio da Bolsa

Considerado Monumento Nacional, é um dos lugares mais visitados da cidade. Tem estilo neoclássico e um famoso salão em estilo árabe. A entrada custa 8,50 euros.

Comida típica

Quem vai ao Porto não pode deixar de comer o seu prato mais famoso: a Francesinha. É um sanduíche super farto e diferente! Dentro do pão tem um bife, linguiça, salsicha, presunto e queijo. Por fora, um ovo frito por cima do pão, que ainda é todo coberto com queijo tipo um embrulho, e levado ao forno para derreter. E tem ainda um molho picante. Ah, e batatas fritas para acompanhar.

cidade-do-porto-portugal-francesinha

E assim foi minha viagem ao Porto. Pouco tempo, muita chuva (especialmente no domingo) e aquela vontade de ficar mais, que sempre me invade na hora da despedida. Em muitos lugares vi escrita uma frase interessante, que deixo aqui como reflexão:

“Com um sorriso e um vinho do Porto, digo-te que esta
é a cidade mais linda do mundo. E tu, o que dizes?”

Antes de viajar para o exterior, lembre-se de fazer o seguro!
Seguro viagem europa 728x90
Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
24Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email