11 coisas sobre viajar sozinha que eu queria te dizer

dicas-viajar-sozinha

Quando me perguntam o que é mais difícil ao viajar sozinha, respondo que é o “antes”. Porque quando você já está no lugar, por mais que haja algum desconforto, pelo menos você já foi. Já encarou. Mas o antes é sempre cercado por insegurança, por muitos “e se”… Por isso acho que mais importante que escolher um destino, comprar uma passagem, reservar uma hospedagem ou listar os passeios que pretende fazer, é tomar a decisão de ir. Pensando nisso, listei umas coisinhas aqui que talvez te ajudem!

Curta a página do blog no Facebook!

Você tem esse direito

Essa é uma tecla que eu bato sempre – muito, talvez, até para convencer a mim mesma. Porque nós mulheres somos pouco (ou nada) incentivadas a desbravar o mundo. Ainda mais sozinhas!!! E aí às vezes bate aquela insegurança ou culpa ou aquele monte de questionamentos. Mas não há nada de errado em querer sair por aí, mesmo que pouca gente te compreenda. Você pode, eu posso, é uma escolha de cada uma e deve ser respeitada.

O medo vai sempre existir

Ou, pelo menos, quase sempre. Se ficar esperando o medo ir embora, talvez o momento de viajar nunca chegue. Então a solução, pra mim, é pegar os medos, colocar na mala, levar cada um deles para circular por aí e ir deixando um a um pelo caminho. Eu sempre faço isso e posso garantir que você vai voltar mais leve. Se outros medos surgirem, leve de novo, pra outro lugar. É você que tem o controle sobre o medo, não o contrário.

dicas-viajar-sozinha-1

A 1ª vez é sempre mais estranha

Isso vale pro sexo, vale pra andar de bicicleta e vale para viajar também. A prática vai fazer você se sentir cada vez mais segura e mais confortável. Então comece aos poucos, com distâncias mais curtas, períodos menores, pra ir se acostumando com as sensações – que serão diferentes a cada vez (ainda bem), mas, quanto mais preparada você estiver, mais saberá lidar com elas.

Estar sozinha não significa ser sozinha

Essa é uma percepção comum, mas errada. Você pode ser uma pessoa cheia de amigos e que adora estar com eles, mas, naquele momento, quis estar só ou precisou ir só. Pode ser, também, uma fase de afastamento – dos outros ou seu – e até de solidão, mas é só uma fase. Seja como for, acho melhor estar sozinha num lugar bacana que em casa. Acredite, nós somos ótimas companhias para nós mesmas.

dicas-viajar-sozinha-banner

E tudo bem se não fizer amizades nas viagens

Muita gente fala que estar sozinha facilita fazer amigos, estar mais aberta a conhecer gente… Mas nem todo mundo tem essa predisposição. Se você não quer ou não consegue puxar assunto, tudo bem. Sente-se, observe, aprecie. Se sentir necessidade de falar, use o whatsapp e converse com seus amigos. Ou poste fotos nas redes. Ou me mande um email. Só não se sinta mal por não ser a pessoa descolada que conhece gente do mundo todo.

dicas-viajar-sozinha

Seus amigos podem te achar louca

Mas, cá entre nós, você também não acha uma loucura certas decisões que eles tomam na vida? Pode ser, ainda, uma oportunidade de repensar amizades. Porque acho que amigo mesmo, se perceber que você está buscando algo que quer muito e que vai te fazer bem, tem mais é que apoiar, mesmo não sendo algo que ele também faria. Tudo é uma questão de compreender as diferenças e querer ver o outro feliz. E sua vida independe disso.

Talvez você chore um pouquinho

Acontece… E isso não quer dizer que a viagem está ruim ou que você não esteja curtindo. Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim e, mesmo quando o lado bom predomina, mesmo que a maior parte do tempo você esteja gostando e se divertindo, vez por outra pode bater um desconforto, uma saudade, uma vontade de ser diferente, um medo. Chore. Faz bem. Depois lave o rosto, respire fundo, retoque o corretivo, dê um sorrisão e siga.

dicas-viajar-sozinha2

Sua mãe não vai enlouquecer

Nem seu pai, sua avó ou quem quer que seja aquele familiar que fica fazendo drama. Eu sei que chantagem emocional é difícil e, por mais que a gente saiba lidar, no fundo fica uma culpa ou um medo de algo dar errado e você perceber que tinha que ter ouvido os apelos. Mas, por favor, não ouça. Você vai viajar, vai ser bom, vai voltar e vai estar tudo bem, tudo funcionando da forma como sempre funcionou.

O mundo é bom!

Por mais que existam pessoas ruins, a gente precisa acreditar que elas não são a maioria. Porque elas não são. Há mais pessoas boas que más, prontas para dar uma informação, ajudar, conversar, tirar uma foto pra você… Há muitas pessoas que compreendem suas vontades, suas decisões. Muitas que te admiram! Converse com essas pessoas, ouça sobre suas experiências positivas. Isso ajuda a encorajar. E tem tanta coisa linda por aí para ser vista. Vai valer a pena!

Leia mais dicas e histórias inspiradoras de mulheres viajando sozinhas.

A cada viagem você vai voltar diferente

Viajar é algo que transforma. Viajar sozinha então, mais ainda. É você por você mesma e acaba sendo uma oportunidade de superar medos, de lidar com vergonhas ou timidez, de fazer o que nunca achou que faria, mesmo que seja algo simples como comer sozinha. E o melhor: ninguém ali te conhece, ninguém vai te julgar (ou, se julgar, isso é um problema deles, não seu). Todas essas coisas trazem algum aprendizado!

dicas-viajar-sozinha

Ouça seu coração

Peço perdão antecipadamente pela frase cafona e clichê. Mas não tenho dúvida de que esse é o conselho mais verdadeiro que eu posso dar para qualquer pessoa, em qualquer situação. E nessa, principalmente. Como eu disse no texto “Uma mulher precisa viajar…”, todas nós somos capazes de ir além! Então sinta o que você realmente deseja, esqueça os velhos paradigmas, ignore os conselhos desanimadores, vá e vá se descobrindo. You’re gonna find yourself somewhere, somehow!

Para ler ouvindo:

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
148Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email