O que fazer em Amsterdam: sugestões de passeios para todos os gostos

o-que-fazer-em-amsterdam-dicas-passeios-holanda

Dia desses me perguntaram o que fazer em Amsterdam e lembrei que não tinha nada publicado sobre isso. Faz tempo que fui, ainda não tinha blog, aí acabou passando. Mas sempre é tempo e aqui estou com algumas dicas da capital da Holanda.

A cidade não é famosa por algum ponto turístico clássico, não tem uma Torre Eiffel como Paris, um Big Bem como Londres, uma Estátua da Liberdade como Nova York. Mas isso não significa que não haja lugares para conhecer, pelo contrário. Há muito o que fazer em Amsterdam e para todos os gostos – opções culturais e históricas, atrativos na natureza, além de outras, digamos, peculiaridades locais.

Acompanhe o blog também no Facebook!

O que fazer em Amsterdam

Museu Van Gogh

Possui a maior coleção de obras do artista holandês, além de informações sobre sua vida. São centenas de pinturas e documentos. Há também obras de seus contemporâneos. No blog Despachadas tem um texto sobre a visita ao museu.

o-que-fazer-em-amsterdam-museu-van-gogh

Fotos permitidas apenas do lado de fora

Casa de Anne Frank

O local no qual Anne e a família viveram escondidos durante a Segunda Guerra Mundial, e onde ela escreveu seu diário que mais tarde se transformou em livro, é hoje aberto a visitações. Eu amei visitar e contei mais aqui nesse texto.

Bloemenmarkt

É o Mercado das Flores flutuante, o mais famoso da cidade. Daqueles programas típicos que não podem faltar no roteiro. Fica no canal de Singel, ótimo lugar para uma caminhada sem sentir o tempo passar. E próximo a ele estão várias lojinhas de souvenir e lugares para lanchar.

Encontre e reserve a melhor hospedagem em Amsterdam:

    
        Booking.com

Passeio de bicicleta

Acho que nada tem mais a cara de Amsterdam do que isso! A cidade é plana, perfeita para pedalar, e o hábito é super comum entre moradores. Em vários lugares há bikes para alugar e, pelo menos por uma horinha, é bom demais curtir no estilo local.

o-que-fazer-em-amsterdam-bicicletas

Image by shuman on Pixabay

Museumplein

É a Praça dos Museus, onde estão o Rijksmuseum, o Van Gogh e o Stedelijk. Todos eles valem uma visita. A praça também tem um lago, muito verde e algumas exposições temporárias. No blog Destinos Por Onde Andei tem texto com mais detalhes.

Praça Dam

Uma das principais praças de Amsterdam, fica na região onde a cidade começou a surgir. Lá fica o Palácio Real, o Museu de Cera da Madame Tussauds, vários prédios históricos, muita arte de rua e alguns brinquedos de parque de diversão, como roda gigante.

Vondelpark

Maior parque urbano de Amsterdam, é lindo e superagradável para ir sem pressa. Sempre tem muita gente fazendo caminhada, pedalando, passeando com seus cães, ou mesmo sentadas na grama curtindo a tranquilidade do local.

o-que-fazer-em-amsterdam-vondelpark

Begijnhof

É um local meio secreto, já que a entrada parece uma porta normal de um prédio, mas, do outro lado, tem o jardim com algumas casas históricas que foram moradias de mulheres católicas viúvas ou solteiras que se dedicavam a trabalhos sociais. No blog AzWanderlust tem mais informações sobre o Jardim das Beguinas.

Heineken Experience

Para os cervejeiros este já é um programa clássico em Amsterdam, afinal a Heineken é a maior e mais famosa cervejaria da Holanda. O tour pela fábrica conta a história da marca, tem interatividade e direito a chopes no bar. No blog Fui Ser Viajante tem um relato de como é.

Passeio de barco

Fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam é outro programa que tem muito a cara da cidade. Há opções diurnas e noturnas. E é lindo poder passar sob as pontes e ver os pontos turísticos por outro ângulo. O blog Mineiros na Estrada tem um texto contando mais.

Red Light District

Em Amsterdam a prostituição é legalizada e essa região, na parte mais antiga da cidade, desperta curiosidade em alguns turistas que querem ir ao Bairro da Luz Vermelha. Basicamente são ruas cheias de vitrines com mulheres, além de ter sex shops, museu do sexo , cinema erótico e outros atrativos.

Coffeeshops

São as lojas que vendem maconha – o consumo da erva não é considerado crime. Por isso muita gente aproveita a oportunidade de estar na cidade para experimentar ou comprar sem medo de represálias. O blog 360 Meridianos conta como funcionam os coffee shops.

Letreiro I Amsterdam

Você já deve ter lido por aí que o letreiro foi retirado da Museumplein, o que de fato aconteceu. Mas há outros pela cidade: um no Aeroporto Schiphol, um no Sloterpark e um itinerante. O blog Holandesando explicou melhor.

o-que-fazer-em-amsterdam-letreiro

Image by 1624923 on Pixabay

Bate e volta de Amsterdam

Se for ficar mais dias e quiser sair de Amsterdam para conhecer outras atrações nos arredores da cidade, essas são as duas mais procuradas.

Keukenhof

Maior parque de tulipas do mundo, com jardins enormes e coloridos. Fica a apenas 1h de distância. Mas atenção à data, pois ele funciona em apenas alguns períodos do ano, geralmente entre março e maio. Aqui no blog tem mais dicas para fazer esse passeio.

o-que-fazer-em-amsterdam-keukenhoff

Image by MabelAmber on Pixabay

Zaanse Schans

Lugar mais perto de Amsterdam para conhecer os moinhos de vento tão típicos da Holanda. Tem também casinhas antigas e originais. É o atrativo turístico mais visitado no interior do país. O blog Ducs Amsterdam tem texto sobre o Zaanse Schans e várias dicas ótimas sobre a cidade.

o-que-fazer-em-amsterdam-Zaanse-Schans

Image by sorcel on Pixabay

Coloquei o básico, mas certamente há outras coisas para fazer em Amsterdam. Fora isso, minha dica é se perder pelas ruas, observar as construções tão lindinhas, ver as casas-barco, cruzar as pontes sobre os canais, alugar uma bicicleta… A cidade é um charme que só! E como não é tão grande, dá para ser visitada em dois ou três dias e é um bom destino para ser colocado junto a outros em um roteiro de viagem pela Europa.

Antes de viajar para o exterior, não se esqueça de fazer o seguro!
Seguro viagem europa 728x90

* Foto principal: Image by djedj on Pixabay

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email