A capital da Argentina é um dos destinos mais procurados por brasileiros. Motivos não faltam. Fica pertinho (um voo saindo de São Paulo leva em torno de três horas), as passagens não costumam ser caras, os preços na cidade também são em conta e a moeda deles vale menos que a nossa. Vejo apenas vantagens! Sem falar, é claro, que há muito o que fazer em Buenos Aires. E é um ótimo destino para quem vai viajar sozinha!
Tem lugares lindos, diversas opções de passeios para todos os estilos de viajantes, boa comida, cultura, ideal para quem quer turistar. Recentemente minha prima Isabela, que já tinha ido comigo a Buenos Aires uns anos atrás, foi novamente com a família toda e ajudei a fazer um roteirinho bem legal que adaptei e compartilho aqui!
Leia também:
Melhores hotéis em Buenos Aires
Como se organizar para uma viagem
O que fazer em Buenos Aires
Dia 1 – Centro e Puerto Madero
Comece pelos pontos mais conhecidos e emblemáticos, como o Obelisco e a Casa Rosada, na Plaza de Mayo. Lá fica também a Catedral Metropolitana, onde o Papa Francisco foi bispo, e o Teatro Colón.
E no Puerto Madero há vários bares e locais para ficar no fim do dia, alguns com vista para a bela Ponte de La Mujer.
Dia 2 – Recoleta e La Boca
Dois bairros bem diferentes, dá para conhecer um pela manhã e um à tarde. Na Recoleta ficam a Floralis Genérica e o Cemitério onde estão nomes como a ex-primeira dama Evita Perón. Aos domingos tem também uma feira de artesanato na Plaza Francia.
E La Boca é a região onde fica o famoso Caminito, uma rua com construções coloridas, bares, restaurantes e lojinhas.
Bem perto fica o Estádio La Bombonera, que tem visita guiada. Melhor ainda é conseguir pegar um dia de jogo!
Leia no Malas pra que te quero:
Estádio do Boca Juniors: como é assistir um jogo em Buenos Aires
Para a noite, informe-se no hotel sobre os shows de tango. São voltados para turistas, mas pode ser uma boa pedida!
Dia 3 – Palermo e San Telmo
O Jardim Japonês é um dos lugares mais bonitos da cidade e não é tão visitado pelos turistas. Ao lado dele fica o Jardim Botânico. Palermo conta ainda com alguns museus, como Museo Evita, Museo de Arte Latinoamericano, e o Planetário Galileo Galilei.
E em San Telmo fica a estátua da Mafalda e, aos domingos, uma feira de antiguidades na Plaza Dorrego.
Dia 4 – Ruas Córdoba e Florida
Se a ideia é fazer compras, essas duas ruas são as que mais oferecem opções de lojas de roupas e calçados, muitas de marcas famosas. Na Florida ficam as Galerias Pacifico, que é um lugar lindo.
Outra loja que vale ser visitada é a livraria El Ateneo, que funciona em um antigo teatro e é considerada uma das mais bonitas do mundo.
Leia também:
Livraria El Ateneo, o lugar mais bonito de Buenos Aires
Dia 5 – Tigre
A cidade vizinha de Tigre pode ser conhecida em um bate e volta. Os trens partem da Estação Retiro em Buenos Aires. Dicas de passeios: catamarã pelo Delta do Tigre, Parque de la Costa e o Cassino de Tigre.
Dia 6 – Colonia Del Sacramento
Outra opção de bate e volta é a charmosa Colonia Del Sacramento, que fica no Uruguai. O trajeto é feito de barco e deve ser comprado com antecedência. Em um dia é possível conhecer o centro histórico e o porto.
Leia também:
Como ir da Argentina para o Uruguai pelo Rio Prata
Dia 7 – Livre
Contei como sendo 6 dias inteiros na cidade, então o 7 seria o dia de ir embora – ou talvez o dia 1 tenha sido o da chegada. Aproveite para fazer algo que tenha ficado de fora, para voltar mais uma vez a algum lugar que marcou ou mesmo para dar uma volta pelo bairro onde estiver hospedada…
Outra dica é um tour gastronômico:
Informações importantes para sua viagem a Buenos Aires
Aeroportos de Buenos Aires
Buenos Aires tem dois aeroportos, Ezeiza e Aeroparque. A melhor forma de se deslocar a partir deles é de táxi ou transfer do hotel (verifique antes se oferecem esta opção), especialmente levando em consideração que estará com malas.
Como se deslocar na cidade
No dia a dia o metrô funciona bem e atende grande parte da cidade. Outras alternativas que podem sair em conta dependendo do número de pessoas são táxi (pedir por aplicativos como o EasyTáxi é mais seguro) ou Uber (se você ainda não usa, baixe o aplicativo e insira o código ugmjhtn8ue para ganhar desconto na primeira corrida).
Dinheiro
Se quiser levar dinheiro em espécie (eu sempre acho válido), pode levar em reais e trocar por pesos lá mesmo, em uma das casas de câmbio do centro. A cotação varia muito de uma para outra, então é válido pesquisar.
Leia no blog Fui Ser Viajante
Comidas típicas argentinas
No mais, é aproveitar esse roteiro de Buenos Aires e curtir o que a cidade tem de melhor e que mais tem a ver com o estilo de viagem que você procura! Ah, e não deixe de comer empanadas!!! 🙂
Antes de viajar para fora do Brasil, faça o seu seguro!
Fotos: Pixabay
Ahhh esses aeroportos! Minha primeira viagem internacional foi pra Ushuaia e nao sabiamos na epoca q deveriamos trocar de aeroporto hahahahaha correria danada, mas deu certo, pegamos um taxi daqueles que tem lojinhas dentro do aeroporto. Palermo está em alta agora né? o bairro é bem bonito!
Mariana, adorei suas dicas! Não vamos a Buenos Aires há anos e pensávamos em voltar, mas depois deste texto e fotos tive a certeza que precisamos programar para logo. A cidade é mesmo um encanto e há muito o que fazer.
Que bom que gostou! Tbm tenho vontade de voltar.
Excelente roteiro! Adoro Buenos Aires. Apesar de ter ido 5 vezes, tem uns cantinhos que ainda não consegui visitar, como o jardim japonês e a livraria Ateneu. Acho que terei que voltar hahaha
que ótimo roteiro, Buenos Aires é uma cidade tão incrível que são esgotáveis as atrações, ainda quero voltar e conhecer o que não tive a chance de conhecer!
Amo Buenos Aires! Pra mim, a capital mais charmosa da América do Sul. Achei que você criou um roteiro perfeito. Parabéns!
Dicas de roteiro muito bacana em Buenos Aires. Os passeios que colocou são mesmo indispensáveis. Adorei.