2 opções espetaculares de férias no Brasil

Se você tiver algum tempo livre, poderá escolher entre muitas opções ao decidir por um destino de férias no Brasil. Temos duas sugestões: uma no meio do mapa, Copacabana, no Rio de Janeiro, e outra mais acima, Maragogi, em Alagoas.

Quem pensa no Rio de Janeiro, pensa em Copacabana, alma e coração da cidade, a princesinha do mar. Com sua praia em forma de meia-lua, Copacabana é um dos bairros mais animados da cidade, atraindo tanto moradores como visitantes para suas praias e para o calçadão inconfundível simulando ondas pretas e brancas. 

Já Maragogi é a segunda cidade turística mais importante do estado de Alagoas, depois de Maceió, que é a capital. Localizada no leste do Brasil, debruçada para o Atlântico, Maragogi é conhecida por suas longas praias, como Burgalhau, perto do manguezal do rio Dos Paus, onde os recifes de corais e bancos de areia do litoral criaram uma lagoa rasa, que funciona como uma piscina natural.

Ao sul de Maragogi fica São Bento, uma vila de pescadores com uma praia cercada por palmeiras onde a costa faz parte da área protegida da Costa dos Corais, rica em fauna e flora.

As melhores hospedagens no Rio

A região de Copacabana é muito boa para quem procura variedade de acomodações e movimento, além de ser uma opção prática para quem visita o Rio pela primeira vez, para quem curte a agitação e quer ficar no centro de tudo.

As atividades em Copacabana se desenvolvem ao longo de duas avenidas principais paralelas, a Nossa Senhora de Copacabana e a Avenida Atlântica. Na primeira se concentra a maior parte do comércio, enquanto na Atlântica, em frente à praia, é onde estão localizados os hotéis mais importantes. Se ficar em um deles, vai curtir vistas magníficas.

A melhor região de Copacabana para se hospedar, na área mais recomendada e bonita, fica mais próxima de Ipanema, bem no meio do bairro em direção ao Sul.

As melhores escolhas em Maragogi

Maragogi tem quase 20 km de litoral, então é claro que há muitas opções de onde se hospedar. O centro da cidade, como na maioria dos destinos, é uma das melhores opções na hora da procura devido à proximidade dos restaurantes e lojas, especialmente se não estiver de carro.

Mas, se estiver de carro, escolher uma acomodação do tipo apartamento, um pouco mais afastada do centro e perto da praia, é a opção mais recomendada pelos que já são fãs da cidade. 

Lugares que você não pode deixar de visitar

As praias de Maragogi são um verdadeiro paraíso e, não por acaso, são conhecidas como o “Caribe Brasileiro”, pelas águas calmas e turquesas, temperaturas médias de 25 graus e areia finas e brancas.

Entre os destaques estão a Praia Peroba, Praia Dos Carneiros – a cerca de 50 km de distância, Ponta do Mangue, Barra Grande e Praia Antunes, incrível quando a maré baixa.

Já no Rio, as escolhas são múltiplas, desde andar pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas, fazer arvorismo no Parque das Catacumbas, dar um pulo até a Barra da Tijuca, visitar o Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico no Centro, conhecer o cartão postal que é o Pão de Açúcar, ir ao Jardim Botânico, ao Parque de Madureira, ou subir a Escadaria Selarón na Lapa. 

Foto principal (Maragogi): Por Legacy600 – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58751286

Foto Copacabana: By Mteixeira62 – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21162873

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.