Buenos Aires: o que ver e fazer na Reserva Ecológica

buenos-aires-reserva-ecologica

Os espaços verdes da Cidade Autônoma de Buenos Aires são variados e cada um deles tem suas próprias características e encantos. Dezenas de milhares de pessoas os frequentam todos os dias, seja para respirar ar puro, praticar esportes, ler um livro à sombra de uma árvore, levar às crianças para brincar ou dar um passeio e até mesmo para apreciar de perto os animais selvagens que moram na região.

No entanto, poucas dessas áreas naturais são como a Reserva Ecológica de Buenos Aires. Localizada no famoso bairro de Puerto Madero, é a maior reserva natural da cidade e uma das maiores do país. Sua localização, muito próxima ao centro da cidade, é ideal para aqueles que procuram estudar espanhol na Argentina.

estudar-espanhol-argentina

Foto: Unsplash

Fácil de chegar saindo de qualquer ponto da cidade

Também conhecida como Reserva Ecológica “Costanera Sur” e banhada pelas águas do Rio de la Plata, a reserva possui dois acessos. O primeiro pela Rua Brasil e Avenida Costanera e o segundo pela Rua Viamonte e Avenida Costanera. Já os ônibus que chegam perto são os seguintes: 2, 29, 33, 64, 130 e 152.

De qualquer forma, para aqueles que moram de forma temporária ou permanente na área do Microcentro, é altamente recomendável chegar à reserva a pé, sendo que fica a apenas uns onze ou doze quarteirões desse bairro.

O Microcentro é um bairro da Cidade de Buenos Aires repleto de lugares para comer e visitar, lojas de souvenirs e artistas de rua muito talentosos.

A Reserva Costanera Sur está aberta todos os dias, com exceção das segundas-feiras e dos dias de chuva, já que os caminhos de terra podem ficar perigosos quando molhados. Durante o verão e o outono o parque está aberto das 8h às 18h e durante o inverno e a primavera o horário é das 8h às 19h: perfeito para um dia em família!

A natureza porteña em todo o seu esplendor     

A Reserva Ecológica Costanera Sur é a área de conservação mais importante da cidade de Buenos Aires. Possui cerca de 350 hectares e umas 2000 espécies de plantas, além de animais, divididos entre répteis, anfíbios, aves e diversos mamíferos. Devido ao tamanho desta área, muitos moradores aproveitam o lugar para fazer atividades como jogging ou caminhadas.

A verdadeira maravilha do local é a biodiversidade. Com o tempo, muitas espécies de animais tropicais não nativos chegaram para “roubar” a área das criaturas locais. Por causa disso, os especialistas encarregados dos cuidados da reserva fizeram questão de encontrar um local seguro para as espécies que originalmente pertencem à área.

Nesse sentido, a reserva ecológica possui três diferentes eco-regiões para a proteção de animais de todos os tipos. Cada uma dessas três regiões protege diferentes espécies animais que, para deleite dos visitantes, podem ser vistas de forma natural e sem confinamento, ao contrário do que acontece em outros lugares, como os zoológicos. Afinal, é uma área protegida desde 1986.

É importante salientar que, embora a reserva seja enorme pelas suas dimensões, existem áreas de descanso e mirantes em toda a área, a fim de que os visitantes possam aproveitar e descansar na beira da lagoa, seja a Lagoa de Coipos (a maior), a Lagoa dos Patos ou a Lagoa das Gaviotas.

Aves: o emblema da reserva

A grande maioria dos turistas e locais que escolhe visitar a Costanera Sur são aqueles interessados na observação de aves, seja por prazer ou para desenvolver suas habilidades na biologia ou na fotografia. Com suas mais de 300 espécies de aves, a reserva natural da Costanera Sur é considerada um templo para os amantes de todos os tipos de aves e outros animais.

Entre as espécies de aves que frequentam o lugar podemos encontrar Hocós Colorados, Gaviões, Chiflones, Jacanas, Garcas, Chiricotes e Dormentes. Todas elas são aves com cantos muito marcantes e de diferentes tamanhos e cores.

Répteis e anfíbios

Durante o verão, é comum se deparar com os imponentes lagartos de olhos pretos, cobras e vários tipos de tartarugas. Nesse sentido, não há muito com o que se preocupar, pois esse tipo de lagartos, e principalmente as cobras, não são de todo venenosos. Mesmo assim, é importante lembrar de caminhar sempre com cuidado nas trilhas da reserva, para não perturbar as espécies de répteis e anfíbios que andam por aí.

Entre os répteis e anfíbios, podemos encontrar vários tipos de tartarugas, lagartos como o overo, e o lagarto de orelhas vermelhas; lagartixas; algumas víboras, cobras e a famoso yarará.

Mamíferos

Entre os mamíferos que podem ser encontrados na reserva ecológica estão as nutrias, as doninhas, as vizcachas, as cobaias, ratos e morcegos, entre muitos outros. Junto com os répteis, é uma das espécies animais mais difíceis de ver.

Isto porque essas criaturas geralmente não se sentem confortáveis na presença de humanos, e tender a buscar abrigo rapidamente. Os visitantes com um pouco de sorte podem até ter a chance de encontrar leões marinhos – a Reserva Ecológica Costanera Sur é capaz de surpreender muito!

As atividades que podem ser realizadas na Reserva Ecológica são quase infinitas. Desde estudar espanhol argentina respirando ar puro até praticar esportes como jogging, ciclismo, caminhadas e observação de animais.

A Reserva Ecológica de Buenos Aires “Costanera Sur” espera sua presença tirar o máximo proveito dela e ter uma experiência inesquecível!

Fotos: Unsplash

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.