Dicas de segurança para viajar sozinha

dicas-seguranca-viajar-sozinha

Resolvi compartilhar algumas dicas de segurança para viajar sozinha depois que li sobre um tal ranking Women’s Danger Index mostrou que o Brasil é o segundo país mais perigoso para mulheres que viajam desta forma. Vi muita gente repercutir e fiquei pensativa.

De verdade? Acho que é um alarde desnecessário. Sabemos todos que há, sim, lugares perigosos por aqui. Mas a gente mora no Brasil, então… Não faz nem sentido que esse tipo de notícia seja usada para nos desanimar. Até porque há muitas alternativas para viajar com mais segurança.

Outro ponto é que o Brasil é muito vasto, são sei lá quantas mil cidades, algumas mais perigosas e outras nem tanto. Então não dá para generalizar. A gente sabe dos problemas graves do nosso país, incluindo aí o machismo e a forma como mulheres (principalmente sozinhas) são vistas e tratadas. Mas temos lugares lindos demais, temos de ocupar nossos espaços e isso inclui viajar. Deixar de ir não é uma opção e, principalmente, não é solução. Eu acho que o mais importante é buscar alternativas mais seguras.

Acompanhe o blog também no Facebook!

Viajar sozinha com mais segurança

Assim como temos cuidados no dia a dia, temos que ter nas viagens também. E tanto no Brasil como no exterior, muita gente acha que em outros países não é preciso e acaba tendo problemas. Pensando nisso, listei algumas dicas, especialmente para viajar sozinha, mas vale para todo mundo e todo tipo de viagem.

– Escolha do destino

Eu prefiro cidades maiores e mais estruturadas – por mais que em tese as cidades grandes sejam mais perigosas, ter essa estrutura de serviços, transporte, alimentação, etc, é um facilitador. Então costumo optar pelas maiores como base e fazer passeios de bate e volta para as menores. Contratar uma agência local para esses passeios também é uma boa, além da segurança é uma forma de estar com mais gente.

viajar-sozinha-seguranca-pesquisa

Imagem de StockSnap por Pixabay

– Reserva da hospedagem

Procure sempre uma hospedagem bem localizada. Pesquise antes os bairros, veja o que você quer conhecer, o que fica mais próximo. O Booking é um site de reservas em que dá para ver fotos e opinião de quem já se hospedou, o que ajuda muito. Mesmo que o valor seja um pouco mais alto, pense pelo custo-benefício. Às vezes é aquela história do barato que sai caro.

Se optar por hostel e for ficar em um quarto coletivo, deixe tudo trancado – a mala e o locker (espaços que os hostels costumam disponibilizar para que os hóspedes coloquem suas bagagens). Mesmo que seja uma saidinha rápida, como ir ao banheiro, leve com você seus pertences pessoais, como dinheiro e celular.

Pesquise, encontre e reserve sua hospedagem:

– Calcule bem o dinheiro

Antes de viajar, faça um cálculo médio e leve dinheiro em espécie o suficiente para os gastos diários mais básicos. Vai que você perde o cartão ou tem algum problema? Não dá para correr o risco.

Algumas pessoas preferem guardar o dinheiro dividido em diferentes locais (mala, cofre, carteira, etc). Eu, especialmente em viagens internacionais, ando com tudo em uma doleira, que são aquelas pochetes que ficam por dentro da calça. Além do cartão, tenha também o aplicativo do banco instalado em seu celular, pode ser útil.

viajar-sozinha-seguranca-dinheiro

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

– Verifique os documentos

Se viajar para o exterior, tenha muito cuidado com o seu passaporte. Se for andar com o seu original (vale novamente a dica da doleira), deixe uma cópia em outro lugar, mesmo que digital. Ou guarde bem o seu e ande com uma cópia autenticada. Idem para a carteira de identidade em viagens nacionais e outros documentos que em alguns destinos podem ser necessários, como comprovante de vacinação.

– Faça um seguro viagem

Nunca, mas nunca nunca nunca, viaje sem ter um seguro. Independente de estar ou não sozinha. É o seguro viagem que vai te respaldar em casos de imprevistos não apenas de saúde, mas também de malas extraviadas e outros. No site da Real Seguros dá para cotar, ver várias opções de cobertura e preços, e escolher o que melhor te atende.

Faça a cotação e contrate seu seguro:
Seguro viagem geral 728x90

– Pesquise o máximo que puder

Não tem jeito, estamos mesmo mais vulneráveis em um lugar que não conhecemos. Por isso é importante pesquisar bem sobre o destino, o estilo de vida no local, as particularidades de cada bairro/região, quanto mais informações tiver, mais tranquila e segura vai se sentir.

E evite chegar na cidade à noite. Chegar durante o dia facilita no deslocamento até a hospedagem e dá para sentir um pouco do local enquanto ainda está claro. E se informe na recepção do hotel/hostel/pousada sobre lugares próximos, o que é ou não tranquilo, etc.

dicas-viajar-sozinha-banner

– Compartilhe seu roteiro

Antes de viajar, deixe seu roteiro com algum amigo ou familiar de confiança, com contatos dos locais onde vai se hospedar.

– Fique esperta!

Nada de dar mole. Isso é fácil porque infelizmente no dia a dia a gente já tem de ter certos cuidados, né! Mas nada de se desligar só porque está viajando.  Seja discreta, no sentido de não ficar mexendo no celular na rua, entrar em algum estabelecimento quando for mexer… não usar pertences chamativos, esse tipo de coisa.

E baixe alguns aplicativos, existem muitos que facilitam nossa vida quando estamos viajando, principalmente de mapas, de transporte (metrô/ônibus e táxi/uber).

Estas são minhas dicas de segurança para viajar sozinha. Espero que ajudem no planejamento da sua viagem! Se tiver mais alguma, deixe nos comentários para ajudar a outras viajantes.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email