“Queria viver aquele sonho à minha maneira e foi o que fiz” – por Fernanda Demetrio

viajar-sozinha-fernanda-demetrio-1

“Quando fiz minha primeira viagem sozinha, aos 24 anos, para a Austrália, eu nem tinha me dado conta que as pessoas não viajavam sozinhas e muito menos mulheres. Organizei minha viagem sem nem ao menos me preocupar com isso, eu queria mesmo era viver o sonho de estudar em outro país. Claro que eu gostaria de ter ficado fora por um ano, mas como eu já trabalhava em uma multinacional, um mês de férias já resolvia.

Comecei a entender que as pessoas não viajavam sozinhas quando elas começaram a me perguntar: mas com quem você vai? Você vai sozinha? E a cara de espanto delas quando eu dizia que ia sozinha era fantástica.

Leia também:
Histórias de mulheres viajando sozinhas

A verdade é que eu não queria viajar com ninguém, queria viver aquele sonho à minha maneira e foi o que fiz. Na primeira semana eu já conhecia a escola inteira. Quando viajamos sem estar em grupo, ficamos mais abertos para conhecer novas pessoas. E a liberdade de fazer os passeios que você quer, a hora que você quer, da maneira que você quiser, é impagável.

Após essa minha primeira experiência, eu já visitei mais de 12 países e a cada viagem é uma experiência e mais amizades que faço pelo mundo afora. Uma das coisas mais incríveis é poder visitar aquela amiga na Suíça que você conheceu e dividiu apartamento em Barcelona. Por mais historias assim na minha vida!

Tem coisas que só acontecem quando viajamos sozinhos, é impressionante. Após 24 horas de viagem para chegar à Austrália, quando cheguei ao homestay a família estava indo para um churrasco (eu morrendo de fome pensei: que maravilha!!!), mas eles não me chamaram porque acharam que após 24 horas viajando eu estaria cansada.

Então fui explorar o bairro e encontrei um restaurante. Lá havia um rapaz que também estava sozinho, fiquei com um pouco de receio quando ele me chamou para sentar com ele, mas acabamos jantando juntos. Ele era de Londres e era seu último dia em Sydney, ele me deu várias dicas do que eu tinha que fazer na viagem, já que era a terceira vez dele por lá, não me deixou pagar nada e muito menos foi indelicado pelo fato de eu ser uma mulher. Acabou o jantar ele foi para o hotel e eu voltei para meu homestay. Simples assim.

viajar-sozinha-fernanda-demetrio-2

O foco em viajar sozinha não é sair buscando novos amigos, mas é:

1 – Não deixar de fazer aquela viagem porque não tem ninguém pra ir com você
2 – Fazer a sua programação, seu roteiro e seus horários.
3 – Liberdade
4 – Passear sozinha pelas ruas de uma cidade desconhecida
5 – Cada viagem é diferente, e nunca voltamos a mesma pessoa.
6 – Colecionar experiências!

O mais importante é: não deixe de viajar e nem de realizar seus sonhos, o que a gente leva da vida é o que vivemos.”

Texto: Fernanda Demetrio, do blog Fe Demetrio Viaja
Fotos: Arquivo Pessoal

Já viajou sozinha e quer ver seu relato publicado aqui?
Me escreve no mariana@marianaviaja.com

 

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.