Pare, olhe, escute. A placa na ferrovia que passa por Brumadinho, em Minas Gerais, diz muito sobre o turismo por lá. São experiências para vivenciar a simplicidade. Sem pressa. A pequena e pacata cidade ganhou fama com o surgimento do Inhotim, maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. E, a partir do crescimento turístico, começou a explorar seu potencial para oferecer algumas atividades àqueles que querem conhecer melhor a região.
Aliás, essa é a dica: substituir o bate e volta de Belo Horizonte ao Inhotim por um período um pouco maior em Brumadinho, seja um pernoite ou um fim de semana. Visitei a cidade a convite do projeto “De rolê por Brumadinho” e conto aqui alguns dos passeios oferecidos.
Curta a página do blog no Facebook!
O que fazer em Brumadinho (MG)
Churrasco na cachoeira
Peixe na brasa com farofinha, suco, frutas, sobremesa e uma cachacinha de entrada, com direito a banho na Cachoeira dos Carrapatos no distrito de Piedade do Paraopeba.
Yoga no pôr do sol
Entrar em contato com seu eu interior, fazer algumas posições de yoga e ver o pôr do sol do alto da pedra. Quando fui não estava muito ensolarado e mesmo assim foi ótimo.
Tarde no Quilombo
Experiência incrível com uma família quilombola, conhecer a comunidade e outra realidade de vida, com musicalidade, almoço caseiro, artesanato e doces. Leia mais aqui.
Gastronomia
Brumadinho tem vários bares e restaurantes e proporciona experiências gastronômicas diversas, especialmente de comidas típicas mineiras. Leia mais aqui.
Como chegar a Brumadinho
Há ônibus de Belo Horizonte para Brumadinho diariamente em alguns horários, pela Viação Saritur. De carro é só seguir pela pela BR 381 (Fernão Dias) no sentido Betim. A distância é de 60 quilômetros.
Outras atividades que podem ser feitas na região são o arvorismo, degustação de cervejas artesanais e trekking. Em todas elas o serviço inclui motorista e guia.
Veja também: Onde ficar em Brumadinho Visita guiada ao Inhotim
Mais informações e agendamento dos passeios:
Instagram: @derole_por_brumadinho
Whatsapp: (31) 98646-9064
Participantes da Press Trip “Brumadinho além de Inhotim”: Mariana Viaja, Kari Desbrava, Mulheres Viajantes, Na estrada com as Minas, Sou+Carioca, Rodas nos Pés, Foco no Mundo, Canal Errei, Eu sou à toa, Ideias na Mala, Diário de Turista, Hypeness, Revista de bordo Azul Magazine
Realização: De Rolé por Brumadinho. Apoio: Hostel 70, Hostel Moreira. Bar Hashtag, Komboza Bar, Dom Quixote Snooker Pub, Pub Crawl Brumadinho. Junior Cesar Guia, Casa da Horta, Restaurante Ponto Gê Inhotim, BatuqueNatividade. Brumavip Turismo e Prefeitura de Brumadinho.
Nossa, amei as dicas! Não imaginava que tinha tantas coisas legais pra fazer em Brumadinho! Achava que era apenas uma base pra Inhotim! Adorei saber!
Mari,
As vezes conhecemos tanta parte do mundo e deixamos de conhecer nosso Brasil, né? Adorei o seu post, quem sabe não passo por Brumadinho para conhecer em breve, e o melhor de tudo, comer as deliciosas comidas mineiras.
Quero muito ir p/ Inhotim, mas não sabia como tinha coisa para fazer além disso!! adorei o post
Olá! já ouvi falar bastante de Brumadinho, mas não sabia que tinha tantas atividades. Obrigada pelas dicas. bjs
Adorei a dica. Sempre pensamos em Inhotim coo bate-volta. Ficar em Brumadinho tem muitas opções interessantes!
Adorei saber que Brumadinho é uma ótima opção além de Inhotim pelos arredores de BH.
Além disso tem o Topo do Mundo, o Verde Folhas, várias cachoeiras, vale visitar os distritos de Paraopeba e Casa Branca também…
muita coisa linda!