Já dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Os murais colorem as cidades, transformam os espaços, tocam de formas diferentes quem passa por eles e, muitas vezes, podem carregar mensagens importantes. É o caso do mais novo mural de Eduardo Kobra em São Paulo, que faz uma homenagem às milhares de vítimas da Covid-19.
Com o nome “Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19”, o mural tinha sido feito inicialmente em 2020 em uma tela. Agora, foi transferido para um muro com 28 metros de largura por 7 metros de altura. Foram 20 dias de trabalho, com o espaço coberto por tapumes, para evitar aglomerações.
Leia também:
Melhores grafites em São Paulo
Kobra retratou crianças de cinco religiões – Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo – com seu estilo característico, sempre com muitas cores.
Na imagem, todas as crianças usam máscara, simbolizando o respeito pela ciência. E, ao lado, foi colocada uma caixa para que as pessoas possam deixar bilhetes com pedidos, agradecimentos e orações.
Para quem quiser visitar, o novo mural do Kobra fica na rua Henrique Schaumann esquina com a rua Cardeal Arcoverde, em frente à Igreja do Calvário, na zona Oeste de São Paulo.
Obras de Eduardo Kobra na pandemia
Este novo mural de Eduardo Kobra em São Paulo não é a única obra do artista com a temática da pandemia. Ele fez duas simbolizando a vacina e também transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de 1m30, em obra de arte, pintado como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro – veja ambas no instagram @kobrastreetart.
No ano passado uma serigrafia da obra Coexistência – que até então ainda não era um grafite nas ruas de São Paulo – foi sorteada entre pessoas que fizeram doações.
A arrecadação total foi de R$ 450 mil e o valor foi usado para produzir e distribuir 20 mil kits para famílias em situação de vulnerabilidade social. Já o cilindro foi vendido por R$ 700 mil e o valor arrecadado foi aplicado integralmente na construção de duas usinas de oxigênio no estado do Amazonas.
Leia também:
Murais de Eduardo Kobra em NY
A inauguração do novo mural de Eduardo Kobra em São Paulo aconteceu no início de maio, com uma solenidade que contou com a presença de líderes das cinco religiões retratadas e outros convidados de diversas religiões.
Todos destacaram que não há contradição entre ter fé em Deus e acreditar na Ciência. Eu acrescentaria ainda a arte – em tempos difíceis, ela sempre nos salva um pouco!
Foto principal: Bráulio Costa Couto / Divulgação