16 livros que vão te fazer viajar pelo Reino Unido

livros-que-se-passam-no-reino-unido

Não sei dizer se é realmente um gosto particular ou uma coincidência, mas fato é que gosto muito de livros que se passam no Reino Unido, especialmente os romances. Dia desses, enquanto lia mais um, me peguei pensando em tantos outros e resolvi fazer esta lista. Entre histórias de épocas ou modernas, ambientadas em pequenas cidades do interior ou nas grandes metrópoles, fictícias ou reais, são livros que de alguma forma vão nos transportar para Inglaterra, Escócia e Irlanda…

Leia também:
32 livros para inspirar viajantes
A volta ao mundo em 80 livros

Livros que se passam no Reino Unido

Sushi, de Marian Keyes

Três mulheres na casa dos 30 anos – uma jornalista workaholic transferida de Londres para Dublin (a contragosto), uma irlandesa que se torna sua assistente no novo trabalho, e uma mulher bem casada e com dois filhos, mas que se sente infeliz. As histórias delas se cruzam e a cada capítulo a gente vai acompanhando a amizade e vendo como cada uma se transforma ao lidar com acontecimentos indesejados. Tudo de um jeito bem leve e com uma dose de humor. Dos livros que já li desta autora, é de longe o meu preferido!

A Troca, de Beth O’Leary

Uma das minhas leituras mais recentes. Vi que ia ser adaptado para o cinema, achei interessante e, desde a primeira página, fiquei presa e não consegui mais sair! É a história de Leena e Eileen, respectivamente neta e avó, ambas passando por momentos difíceis, que resolvem trocar de ambiente por um tempo – não só de casa, mas de amigos e rotinas. A avó vai para Londres, um sonho que tinha desde a juventude. A neta vai para uma cidadezinha do interior da Inglaterra. Os capítulos são intercalados, vão mostrando a adaptação e as dificuldades de cada uma. Com o tempo elas descobrem mais sobre si mesmas do que imaginavam.

A padaria dos finais felizes, de Jenny Colgan

Pense num livro leve e fofo, para se esquecer da realidade. Depois de terminar um relacionamento tóxico, Polly se muda sozinha para a Cornualha, na Inglaterra, um balneário tranquilo. Ela vai morar em um pequeno e velho apartamento que fica sobre um cômodo comercial abandonado. Sem conhecer ninguém, passa o tempo fazendo pães, um antigo hobby. A partir disso ela vai conquistando alguns moradores e a vida começa a seguir um novo rumo. Tem algumas partes mais emocionantes, outras bem-humoradas, eu gostei bastante!

A pequena livraria dos sonhos, Jenny Colgan

Da mesma autora, tem o mesmo estilo, bem levinho, uma história gostosa demais de ler e ótima para passar o tempo. Ao invés de padaria, uma livraria itinerante. Mas também uma protagonista feminina, Nina, uma bibliotecária que se muda sozinha de Londres para recomeçar do zero em um vilarejo no interior da Escócia. Ela monta sua livraria em uma van e vai buscando dar um rumo diferente para a vida, enquanto se adapta ao novo local e conhece novas pessoas. É um romance, mas fala também do poder transformador da literatura.

livros-reino-unido-escocia

Trem de Jacobite, na Escócia (foto meramente ilustrativa) – Imagem de javipolinario por Pixabay

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Um clássico que não pode faltar em nenhuma lista de livros que se passam no Reino Unido! A história acontece no século XVIII (a primeira publicação foi já no século XIX), mas, de alguma forma, são temas ainda são bem atuais. É o livro mais famoso da autora, protagonizado por Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, próxima de Londres. E conta a relação com seu pretendente Sr Darcy, abordando diferentes atitudes humanas, questões sociais, e mostrando a educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática inglesa da época.

O diário de Bridget Jones, de Helen Fielding

Bridget já extrapolou as páginas dos livros e ganhou as telas dos cinemas. Se você ainda não a conhece, é uma mulher solteira, com seus trinta e tantos anos, que mora sozinha em Londres. Entre situações atrapalhadas, paixões, visitas à família, vontade de emagrecer, questões de trabalho, saídas com as amigas e muitas noites de solidão, ela vai compartilhando em seu diário os acontecimentos da vida. O livro tem mesmo o formato de diário pessoal, muito fácil e gostoso de ser lido. É (quase) impossível não se identificar!

Amor e Sorte, de Jenna Evans Welch

Um livro bem leve, de leitura fácil, fala de amizade, família, amor e, claro, viagem. A jovem Addie está visitando a Irlanda com a família e sofrendo pelo fim de um relacionamento. No hotel, ela encontra um livro chamado “Irlanda para corações partidos”, com um roteiro que une turismo e conselhos para quem precisa se recuperar de uma desilusão amorosa. Ela resolve então pegar a estrada com o irmão e um amigo, passando por vários pontos turísticos do país que, dizem, é uma ilha que dá sorte. E a gente vai ficando com muita vontade de estar em cada um dos lugares.

A sociedade literária e a torta de casca de batata, de Annie Barrows

Durante a 2ª Guerra uma jornalista britânica recebe uma carta de um desconhecido querendo uma consulta bibliográfica. Eles começam a se corresponder e isso faz com que ela tenha vontade de conhecer o local onde ele vive (Guernsey, no Canal da Mancha) e onde tem um clube de leitura, que ajuda a levar esperança e tira o foco da momento complicado pelo qual estão passando. As relações que a protagonista encontra por lá mudam sua vida para sempre. Eu li esse livro há muitos anos e sou apaixonada pela delicadeza da história. Tem também o filme na Netflix.

Conheça meu livro de crônicas:
Eu não quero chegar a lugar algum

A última carta de amor, de Jojo Moyes

Em Londres, na década de 1960, Jennifer sofre um acidente de carro e perde a memória. Depois de um período hospitalizada, ela volta para casa com o marido e, tentando se lembrar da antiga vida, encontra cartas que escrevia para o seu amante. Muitos anos depois, em 2003, a jornalista Ellie – que por acaso também está envolvida com um homem casado – encontra uma dessas cartas no acervo do jornal e resolve ir atrás dos protagonistas desse amor proibido. A história vai virar filme!

A pequena livraria dos corações solitários, de Annie Darling

É uma série de quatro romances bem lindinhos que se passam em Londres. Eu descobri o primeiro, li, amei. E só um tempo depois soube que tinham outros três: Amor verdadeiro na livraria dos corações solitários, Loucamente apaixonados na livraria dos corações solitários e Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários. Todos ambientados na livraria e com os mesmos personagens, mas cada livro tem um deles como protagonista, com suas diferentes histórias. Daqueles livros que a gente consegue visualizar exatamente o que está lendo. Inclusive na minha cabeça a livraria existe, de tão reais que são as imagens que criei.

livros-reino-unido-inglaterra

Londres, na Inglaterra (foto meramente ilustrativa) – Imagem de digital341 por Pixabay

Os delírios de consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella

Becky é uma jovem inglesa que  mora em Londres e é consumista em nível exagerado. Ironicamente ela trabalha como jornalista especializada em mercado financeiro, mas não consegue controlar as finanças pessoais. Em relação às amizades e amores, vive situações bem comuns na vida de qualquer mulher em uma grande cidades. Este é o primeiro da série de oito livros – nos seguintes novas histórias vão acontecendo (se casa, tem filhos, se muda, viaja) sempre tendo seu consumismo como pano de fundo. Eu adoro a personagem e acho uma leitura super divertida!

Diana: sua verdadeira história, de Andrew Morton

O casamento com o príncipe, o nascimento dos filhos, as traições que sofreu, as batalhas pessoais, a solidão, as causas que abraçou, a separação e muitos outros acontecimentos da vida da Princesa Diana, em um livro escrito a partir de fitas gravadas que ela enviava para o autor. Para quem gosta de histórias reais e quer saber um pouco mais não só sobre a vida dela, mas também sobre o outro lado da monarquia britânica, sem o glamour que é mostrado para público.

Os catadores de conchas, de Rosamunde Pilcher

Ambientado entre Londres e a Cornualha, em um período que vai da segunda guerra aos anos 1990, conta a história de três gerações da família Keeling, entre alegrias e tristezas. E o vínculo entre passado, presente e futuro é marcado pelo quadro “Os catadores de conchas”, que o pai da protagonista pintou e deixou como lembrança. Um livro com personagens humanos, com características muito reais, escrito de um jeito que nos deixam à vontade, quase como parte da história e imaginando as paisagens das imagens descritas. Lembro que fiquei muito tocada quando li!

Uma semana de inverno, de Maeve Binchy

Depois de se mudar de país para viver um grande amor que não deu certo, Chicky volta para a Irlanda, sua terra natal, para esquecer a decepção e recomeçar a vida. Ela decide restaurar uma antiga Casa de Pedra no alto de um penhasco na costa oeste do país e transformá-la em um hotel. Os primeiros hóspedes são pessoas totalmente diferentes, vivendo momentos diversos, com seus problemas, convivendo durante o mesmo período no local. Cada capítulo tem uma história (quase que como se fossem contos independentes), mas todas têm relação uma com a outra.

livros-reino-unido-irlanda

Cliffs of Moher, na Irlanda (foto meramente ilustrativa) – Imagem de weareaway por Pixabay

Os Bridgertons, de Julia Quinn

Os livros viraram série na Netflix e eu devo ser a única pessoa na terra que não maratonou – pelo menos era assim que eu me sentia nos grupos de whatsapp e nas redes sociais, quando todo mundo só falava disso. Embora não tenha assistido nem lido, pesquisei a respeito para não ficar tão por fora. As histórias de uma família britânica fictícia se passam na Inglaterra nos anos 1800 e cada livro tem foco em um dos personagens. Para os fãs da série, no blog Malas pra que te quero acompanhou alguns bastidores e mostrou onde foi gravado Bridgerton.

Harry Potter, de J. K. Rowling

Para terminar a lista, o personagem que fez até alguns lugares de Londres se transformarem em pontos turísticos – como a estação de trem King’s Cross, onde hoje é possível tirar uma foto embarcando na Plataforma 9 ¾. A saga Harry Potter tem sete livros, todos adaptados para o cinema. Diferente das demais sugestões que coloquei aqui, são histórias de fantasia, cheias de aventuras e magia. E todas se passam na Inglaterra, entre locais fictícios e reais.

Leia também:
Mais dicas de livros e filmes

É claro que existem muitos outros livros que se passam no Reino Unido e que ainda não li, que não conheço ou até que posso ter esquecido de colocar aqui. Se tiver mais alguma sugestão, me conte! Dicas de leitura são sempre muito bem-vindas!

Foto principal: Piero Di Maria por Pixabay

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email