Em qualquer lugar do mundo, o estilo e as cores do artista brasileiro Eduardo Kobra são facilmente reconhecidos em suas obras. Seus traços já se espalharam por diversas cidades do Brasil e também em países como Itália, Japão, Inglaterra, Espanha, Índia, Emirados Árabes e Noruega e Estados Unidos.
Uma das cidades do exterior com mais murais do Kobra é Nova York, berço da arte de rua – inclusive ele acabou de ser eleito a personalidade do ano de 2018 pelo guia cultural Time Out.
Leia também:
Quanto custa viajar para Nova York?
Programas gratuitos ou baratinhos em NY
Com seus grafites coloridíssimos ele vem não só deixando espaços urbanos mais bonitos, mas também propondo reflexões sobre temas importantes da atualidade, como imigração, desarmamento, tolerância, entre outros. A arte como política!
Então, se o seu destino for Nova York, dá só uma olhada nesta lista completa com endereços (e mapinha no fim do texto) para ver todas essas obras de perto!
Antes de uma viagem ao exterior, veja como fazer um seguro viagem com a Assist365.
Murais do Kobra em Nova York
Black or White
É um dos murais mais recentes do Kobra na cidade e uma homenagem a Michael Jackson. A arte mescla duas fases da vida do cantor: jovem e negro e mais velho e branco.
A ideia é gerar uma reflexão sobre discriminação racial e sobre como o bullying pode perturbar as pessoas e interferir na vida em sociedade. Fica no East Village, região da contracultura novaiorquina.
Endereço: 180 1st Avenue
Stop Guns
Um menino se fotografando com uma arma em punho foi criada pelo artista como uma forma de defender o desarmamento e a paz.
Além disso, é um reflexo das tragédias ocorridas nos Estados Unidos pelo uso de armas de fogo, muitas delas com vítimas inocentes, como crianças nos massacres em escolas. Fica no bairro de Lower East Side.
Endereço: 231 Eldridge St
Lichtenstein
É um retrato do artista nova-iorquino Roy Lichtenstein, com balões em forma de nuvem, desejando a paz – é também uma referência a uma das obras dele, “Peace Through Chemistry”.
Kobra partiu da estética das histórias em quadrinhos, também muito presentes nas obras de Lichtenstein, fazendo uma mistura de estilos. Fica em Midtown East, bairro onde o artista viveu.
Endereço: 221 E 44th St
War Is Hell
Um mural novo feito como um manifesto contra os conflitos que acontecem pelo mundo. A ideia de Kobra é plantar a semente da paz.
Para isso, escolheu um dos ícones da música, Elvis Presley (que serviu ao exército americano), com trajes militares e a frase ‘War is Hell’ no seu capacete, o que era algo comum entre os soldados na época da Guerra do Vietnã. Fica no bairro Williamsburg, no Brooklyn.
Endereço: 219 Bedford Ave
Tolerância
Dois nomes que são símbolos da paz mundial, Madre Teresa e Gandhi, estão frente a frente no mural, mostrando que religiões diferentes não devem ser uma barreira, mas sim uma ponte e um convite ao diálogo, já que todas têm os mesmos objetivos. A arte pode ser vista do alto do High Line.
Endereço: 130 10th Ave
Cores pela liberdade
O monumento mais famoso dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade, em uma releitura cheia de cores e com um adereço diferente: um chapéu mexicano.
É uma forma de simbolizar o que a estátua (figura feminina da deusa romana Libertas) propõe, que é a liberdade e o acolhimento dos imigrantes que chegam de outros países. Fica no Soho.
Endereço: 519 Broome St
The Braves of 9/11
Mais que uma homenagem aos quase três mil mortos na tragédia de 11 de setembro de 2001, é também uma forma de enaltecer a coragem d os que trabalharam no resgate das vítimas da queda das Torres Gêmeas.
A imagem é uma releitura de uma fotografia de Matthew Mandermontt. No capacete, o número 343 se refere aos bombeiros mortos; as estrelas representam todas as vidas que se foram; e as cores passam a mensagem de reconstrução da vida.
Endereço: 780 3rd Ave
Genial é andar de bike
A foto do cientista Albert Einstein pedalando em Santa Barbara, nos Estados Unidos, em 1933, se tornou uma das mais conhecidas dele e ganhou uma releitura de Kobra.
Havia uma também na Rua Oscar Freire, em São Paulo, que foi apagada. Na placa da bicicleta, uma nova versão para a Teoria da Relatividade: Paz = Amor ao quadrado. Fica em Midtown East.
Endereço: 171 E 48th St
American Dreamers
Tributo aos milhares de imigrantes que por vontade ou necessidade vão para outros países em busca de uma nova vida, a arte mostra um menino que perde seu balão que tem as cores da bandeira dos Estados Unidos.
A imagem quer mostrar a esperança, mas também as dificuldades pelas quais essas pessoas passam. Fica no Soho, anexa à “Color of Liberty”.
Endereço: 14 Watts St
Christ
O Cristo Redentor, maior símbolo do Rio de Janeiro e considerado uma das maravilhas do mundo moderno, é um clamor de paz, justiça e liberdade para o Brasil.
Para o artista, os braços abertos passam uma ideia de acolhimento, que simboliza bem o povo brasileiro. O desejo é de que nosso povo seja visto de forma positiva no mundo todo. Fica no Brooklyn.
Endereço: 833 Dekalb Ave
Amalgamados
Os mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera estão juntos na imagem, uma pintura conjunta do casal de artistas que viveu uma história de amor intensa e complexa.
Kobra é autodidata e diz ter aprendido muito no início da carreira com os métodos de Rivera. Fica no Brooklyn.
Endereço: 360 Prospect Pl
Leia também:
Metrô em NY: dicas para se locomover
Cenários da série Modern Love em NY
We Love NY
Mais um retrato do cientista Albert Einstein (que é alemão e depois foi reconhecido como cidadão norte-americano), desta vez como um grafiteiro que usa uma lata de spray para declarar seu amor a Nova York.
O coração tem o estilo de Keith Haring, um dos principais nomes da street art que atuou bastante na cidade na década de 80. Fica no bairro do Chelsea.
Endereço: 212 8th Ave
Clube 27
Cinco grandes nomes da música e uma trágica coincidência: todos morreram aos 27 anos em decorrência do consumo abusivo e álcool e/ou drogas. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse.
É uma releitura de um mural feito por ele no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Em Nova York ele escolheu o Lower East Side, região de intensa vida noturna.
Endereço: 36 Rivington St
Ellis
A pintura é o retrato de cinco imigrantes reais que chegaram a Nova York cerca de 100 anos atrás e passaram pela Ellis Island, ponto principal da entrada de estrangeiros que iam para o país. Fica na fachada de uma escola pública em West Village.
Endereço: 16 Clarkson St
Mapa:
Vale lembrar que já houve outros murais de Eduardo Kobra em Nova York, mas que depois foram apagados, como o famoso “O Beijo’, que durante um tempo foi um dos lugares mais fotografados da cidade.
Conheça mais lugares em um tour gratuito:
* Com informações da assessoria de imprensa de Eduardo Kobra, enviadas em novembro/2018.
E O MEU SONHO CONHECER AS OBRAS DESTE GENIO
DAS CORES.
AS MISTURAS DO AMARELO, COM VERMELHO, E PRETO
E INCRIVEL. E UM SONHO DE VIDA NA TERRA DOS VIVENTES VER TUDO ISTO DE PERTO.