O que fazer em Caraguatatuba com chuva: melhores dicas

o-que-fazer-caraguatatuba-com-chuva

Às vezes São Pedro não dá trégua. E mesmo quem viaja preparado para aproveitar dias de praia e sol, em algum momento pode precisar saber o que fazer em Caraguatatuba com chuva.

Por estar localizada entre o mar e a Serra do Mar – o que aliás garante paisagens maravilhosas em toda a região – a incidência de chuvas acaba sendo maior, já que as nuvens que chegam do oceano são barradas pelas montanhas. O resultado? A água que acaba desabando com frequência.

A cidade tem até um apelido: Caraguatachuva. Assim como a vizinha Ubatuba é chamada de Ubachuva.

Leia também:
O que fazer em Caraguá
Dicas de hospedagem na cidade

Qual época chove mais em Caraguatatuba?

Essa dúvida é comum, mas acho que não dá para dizer em qual época chove mais em Caraguatatuba. Entre dezembro e março, como na maioria dos lugares no Sudeste, as chances são grandes. Há dias de chuva de verão, aquelas repentinas que chegam e passam. Mas também há chuvas constantes que duram dias, chegando a deixar as temperaturas um pouco mais baixas.

Em outras estações talvez a probabilidade seja menor, principalmente durante o inverno (junho, julho e agosto), mas nada impede que aconteça. O jeito então é se ligar nessas dicas e saber como aproveitar a cidade independentemente do clima.

O que fazer em Caraguatatuba com chuva

Shoppings

O principal é o Serramar Shopping, que tem mais de 100 lojas, áreas cobertas e áreas ao ar livre com muito verde, além de salas de cinema com filmes atuais e praça de alimentação com restaurantes diversos. Fica no bairro Pontal de Santa Marina. Mais informações no Instagram @serramar_shopping.

No Centro da cidade fica o Caraguá Praia Shopping, primeiro shopping da cidade. Não é tão grande como o outro, mas tem bons restaurantes e cafés, além de variedade de lojas. Mais informações no Instagram @caraguashopping.

Programas culturais

Localizado na Praça Doutor Cândido Motta, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) tem uma exposição fixa bem interessante sobre a história da cidade, e também mostras temporárias de estilos diversos. Mais informações no Instagram @maccmuseu.

Outra opção é a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), também no centro, que tem ações voltadas para arte, música, dança, teatro, artes plásticas, e outras áreas. E tem uma biblioteca. Mais informações no Instagram @fundacc.

Cinema

Os principais cinemas de Caraguatatuba ficam no Serramar Shopping. São quatro salas da rede Centerplex, com os principais filmes do momento em cartaz. Eventualmente também há exibição de alguns filmes na Fundacc, vale conferir a programação.

Teatro

Outra opção cultural em Caraguatatuba é o Teatro Mário Covas, que tem apresentações teatrais de artistas renomados e também de grupos da região, tanto para o público adulto como infantil. Em outubro acontecem sempre o Litoral Encena e o FET – Festival Estudantil de Teatro. E em dezembro há apresentação do Corpo de Baile Municipal.

É também um espaço para exposições, convenções, eventos educacionais e culturais. E é considerado o maior do Litoral Norte e Vale do Paraíba atualmente, com mais de 600 lugares. Está localizado no bairro Indaiá. Mais informações no Instagram @teatromariocovas.

Restaurantes

O que não faltam na cidade são lugares para quem quer comer bem, seja um lanche, um café da manhã diferente, um almoço ou jantar. Os restaurantes de Caraguatatuba são bem variados, agradando a todos os tipos de paladar (e a todos os bolsos), com opções tradicionais, regionais e até mesmo internacionais. Assim você fica protegido da chuva enquanto saboreia os pratos da sua preferência.

Leia também:
Lugares para comer no Centro

O que fazer no Litoral Norte na chuva?

As dicas de o que fazer em Caraguatatuba com chuva valem também para os demais destinos da região, como Ubatuba, São Sebastião e Bertioga, todas elas com opções de bons lugares para comer enquanto o tempo não volta a abrir, além de programas culturais e bastante comércio.

PS: Esse texto foi escrito antes das fortes chuvas que castigaram parte do litoral norte durante o Carnaval de 2023 e programado para ser publicado em março. Aos poucos a situação vem sendo superada e o turismo é um dos pilares importantes para fortalecer a economia da região. Mas vale lembrar que em caso de previsão de chuvas mais intensas, a recomendação é sempre se manter em um ambiente seguro, para evitar maiores riscos.

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.