Pindamonhangaba (SP): dicas de passeios e restaurantes

o-que-fazer-em-pindamonhangaba-sp

Comecei a pesquisar o que fazer em Pindamonhangaba em outubro, quando passei uma semana na casa da minha irmã, que mora lá. Confesso que inicialmente eu queria mesmo era uma foto no letreiro, mas acabei conhecendo mais coisas. E foi ótimo!

Pindamonhangaba fica no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo, perto da divisa com Minas Gerais. Já tinha ido outras vezes, mas mais para visitar, geralmente apenas fins de semana e nunca como viagem de turismo/lazer. Nesta ida recente foi um período maior e com mais tempo, então aproveitei para ir a alguns lugares, principalmente na região do centro da cidade.

O que conhecer em Pindamonhangaba

Letreiro

Como disse, era o meu objetivo inicial. Adoro letreiros! Esse fica na Praça 7 de setembro, no Centro – mas há outros em outros pontos da cidade também. A praça é bem espaçosa, bonita e tem muito comércio ao redor.

letreiro-pindamonhangaba

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso

Inaugurada no início do século XVIII, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso fica no local onde a Pindamonhangaba nasceu – lá está enterrado o fundador da cidade, almirante Antônio Bicudo Leme.

A construção histórica já passou por reformas e restaurações ao longo dos anos. Tem uma fachada linda. E por dentro o teto é todo pintado, além de outros detalhes também muito bonitos. E só tenho uma foto interna porque cheguei bem no meio de uma missa.

Endereço: Rua Deputado Claro César, s/n.

Bosque da Princesa

É um espaço amplo, com muito verde, muito bem cuidado. Fica no centro de Pindamonhangaba, às margens do Rio Paraíba do Sul. Cheio de árvores, sombra, tem gramado, laguinho, parque infantil, coreto, pistas de caminhada e uma biblioteca pública. Ótimo pra um piquenique ou mesmo para respirar um ar novo por alguns minutos. Se for, use repelente!

bosque-da-princesa-pinda

Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina

Apesar do nome, não foi habitado por membros da família real, e sim pela nobreza rural cafeeira paulista de Pindamonhangaba e região. O antigo e imponente casarão, construído em meados do século XIX, também funcionou como Escola de Pharmácia e Odontologia, Hospital de Sangue durante a Revolução Constitucionalista, escolas diversas.

Hoje é um espaço que guarda objetos antigos de todas essas épocas, contando um pouco da história do local e da cidade.

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 – Jardim Boa Vista

museu-historico-pindamonhangaba

Palacete 10 de Julho

É um casarão belíssimo, construído no século XIX para ser residência dos Barões de Itapeva. Mais recentemente foi sede da Prefeitura de Pindamonhangaba e, hoje, abriga a Secretaria de Cultura e Turismo, o arquivo histórico do Centro de Memória Barão Homem de Mello e o Centro de Atendimento ao Turista. É aberto a visitações, mas eu estava tão exausta e o sol estava tão forte que acabei não entrando.

Endereço: Rua Deputado Claro César, 33.

palacete-10-de-julho-pinda

Estação Ferroviária

O trem que fazia o passeio entre Pinda e Campos do Jordão parou de circular durante a pandemia e, nesse meio tempo, os cabos foram roubados. Por isso não voltou e nem há previsão de volta. Achei uma pena…

Mas dá para visitar a construção onde funcionava a estação e lá tem um pequeno museu com algumas peças, informações e fotos. E do lado de fora tem uns espaços bem bonitos também.

Endereço: Rua Dr. Campos Sales, 87

estacao-ferroviaria-pinda-campos-do-jordao

Veja também:
Hospedagem em Pindamonhangaba

Praça da Cascata

Oficialmente o nome é Praça Monsenhor Marcondes e também fica no Centro. Passei por ela brevemente, enquanto ia de um desses pontos turísticos para o outro. É uma praça comum, com jardins, bancos, um espaço de lazer e recreação, que tem também uma gruta com cascata (eu só fotografei pela parte de trás).

praca-da-cascata-pinda

Onde comer em Pindamonhangaba

Almoço

Para o almoço, fomos algumas vezes no Restaurante Trento (R. Guilherme de Souza e Silva, 451 – Residencial Comercial Vila Verde), que tem self-service bem variado, com pratos tradicionais e também comida japonesa. São dois andares e bem espaçoso. Veja mais no instagram @trentogrill

No Shopping Pátio Pinda (R. Alcides Ramos Nogueira, 650 – Centro) comemos no Go ITI, que tem comida japonesa, e no Minuano, que tem self-service tradicional e porções de carne, batata frita e outras. Veja mais no instagram @shoppingpatiopinda

Lanches

À noite pedimos sanduíches do Quintal do Pedro (Rua Pedro Amadei, 50 – São Benedito). Outro dia pedimos pizza na La Bella Pizzaria (Rua Laerte Machado Guimarães, 160 – São Benedito). Ambos funcionam para delivery e também presencialmente. Veja mais no instagram @quintaldopedro e @labella.pizzas

Doces

Logo que cheguei fomos comer doces na confeitaria Carolices (Rua dos Andradas, 553 – Centro), um ambiente super lindinho, espaços “instagramáveis” e muita coisa gostosa. Veja mais no instagram @carollices2

Dicas de Pindamonhangaba

Do pouco que conheci, essas são minhas dicas do que fazer em Pindamonhangaba. A cidade fica pertinho de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, para quem gosta de serra, de Aparecida, para os devotos de Nossa Senhora, e de Ubatuba, para quem prefere praia. Em todas essas cidades dá para fazer um bate e volta.

Leia também:
5 lugares no centrinho de Santo Antônio do Pinhal

 

Leia no blog Viagens de lá pra cá:
Melhores praias de Ubatuba (São Paulo)

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email