O que fazer em Vila Velha com chuva?

vila-velha-com-chuva-o-que-fazer

Vila Velha, no Espírito Santo, é famosa pelas belas praias e tem também muitos passeios em lugares abertos, como o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia, o Morro do Moreno e outros. Por isso é comum que os turistas fiquem meio perdidos quando o tempo vira. Mas afinal, o que fazer em Vila Velha com chuva?

Eu sei que quem planeja uma viagem para a praia pensa apenas em belos dias sol para aproveitar com pé na areia, água de coco, na beira do mar… Acontece que nem sempre a meteorologia colabora, independente da estação, e os planos de reforçar o bronzeado podem ir, literalmente, por água abaixo. Por isso é sempre bom ter outras opções para não deixar de aproveitar mesmo com o clima desfavorável.

Como moradora da cidade, sei que às vezes a chuva não dá trégua, então fiz uma listinha que pode ajudar mais gente!

Leia também:
Pontos turísticos de Vila Velha

Alguns passeios para fazer em Vila Velha com chuva

Garoto

É um dos lugares mais tradicionais e independe de estar ou não chovendo. A visitação à fábrica não está acontecendo devido à pandemia, mas o museu funciona normalmente e a loja também. Para quem gosta de chocolates é um paraíso e, mesmo para quem não gosta, é uma visita interessante por ser um clássico da cidade.

Leia também:
Chocolates Garoto: como é a visita

Casa da Memória

É um museu que conta a história do Espírito Santo e tem também exposições temporárias. Tem uma parte aberta, onde ficam algumas estátuas e um vagão do bonde que circulava entre Vitória e Vila Velha no passado. Mas a maior parte é fechada e dá para conhecer tranquilamente.

casa-da-memoria-prainha

Igreja do Rosário

A igreja mais antiga do Brasil em funcionamento vale uma visita. Não é sempre que ela está aberta, é bom verificar os horários de missa. Ou, se estiver fechada, pelo menos passar em frente. Com chuva só não vai dar para ficar circulando pela Prainha, que é uma região muito gostosa da cidade e onde fica a igreja.

igreja-do-rosario

Leia também:
O que conhecer na Prainha

Museu da Vale

Um dos meus favoritos. Funciona na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco e conta a história da construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, além de outras exposições e ações educativas. É um espaço bem grande e bonito, tem um café/restaurante que funciona dentro de um antigo vagão de trem.

Convento da Penha

Mesmo subindo na van, ainda tem uma parte grande de escadas. Então vai do ânimo de cada um. É claro que em dias de sol a visita é mais agradável e a vista do mirante é muito mais bonita. Mas vale a pena tentar conhecer.

Leia também:
Visita ao Convento da Penha

Shoppings

Vila Velha tem três grandes shoppings: Praia da Costa, Vila Velha e Boulevard. Os três são bem completos, com boas lojas e variedade de restaurantes na praça de alimentação e também alguns maiores em outros espaços. E contam também com atrativos infantis, ótimos para quem está viajando com crianças.

Restaurantes

Tanto nos shoppings como fora deles, o que não falta em Vila Velha são opções para comer bem. E tem para todos os gostos, seja a tradicional moqueca capixaba ou outros pratos diversos. Alguns restaurantes ficam na orla e dá para se sentar com vista para o mar.

onde-comer-em-vila-velha

Leia também:
Onde comer na Praia da Costa e Itapuã

Cinemas

Estão nos shoppings e são também uma alternativa para aproveitar um dia de chuva. No Boulevard são seis salas da rede Cinesystem. No Vila Velha, oito salas da rede Cinemark. E no Praia da Costa, rede Kinoplex.

Onde ficar em Vila Velha:



Booking.com

Praia em Vila Velha com chuva: sim ou não?

Com chuva forte não dá, mas sei que muita gente não quer perder a chance de passar pelo menos um dia na praia. Nesses casos, os quiosques podem ser uma alternativa. Há alguns na Praia da Costa e muitos em toda a orla da Praia de Itaparica. Sentar debaixo de um guarda-sol (que também guarda a chuva), pedir uns petiscos, pode ser uma alternativa em dia de chuva fina ou de tempo indo e voltando. Ao entrar no mar, cuidado com as ondas mais fortes.

O que fazer em Vitória com chuva

Geralmente quem viaja para Vila Velha costuma incluir no roteiro passeios na capital, já que ficam do lado uma da outra. Em Vitória também há alguns programas que podem ser feitos mesmo nos dias chuvosos, caso se anime a atravessar a ponte. No Centro Histórico, a Catedral Metropolitana é belíssima, assim como o Palácio Anchieta, sede do governo e que tem visita guiada gratuita, é só se informar na recepção.

Para quem gosta de museus, também na região central ficam o Museu de Arte do Espirito Santo – Maes (coleções de arte moderna e contemporânea), o Museu Capixaba do Negro – Mucane (oficinas, debates e exposições sobre a cultura negra) e o Museu Homero Massena (exposições temporárias de arte contemporânea).

Outra opção é a sede das Paneleiras de Goiabeiras, que fazem a tradicional panela de barro, um símbolo capixaba. Visitar o galpão e ver o trabalho de perto é uma experiência única e dá para comprar panelas por um preço melhor que em outros lugares.

paneleiras-vitoria-es

Atenção:

Em dias de chuvas muito fortes podem surgir alguns pontos de alagamento. Se informe sobre a região onde você está hospedado e/ou onde pretende passear, para não ter nenhum contratempo e poder aproveitar o melhor de Vila Velha mesmo com chuva!

Para ler ouvindo:

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email