Santuário de Anchieta e mais passeios para fazer na cidade

passeios-em-anchieta-es

O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um dos principais passeios na cidade, que fica a apenas 80km de Vitória, capital do Espírito Santo, e se destaca pelas praias e pelo turismo religioso.

Construído no século XVI, é um local repleto de história e cultura. O altar tem detalhes originais internos mantidos desde o período da construção, como pinturas feitas por indígenas. É possível visitar também alguns cômodos que eram parte da residência onde o Padre José de Anchieta viveu seus últimos anos e onde faleceu.

E, recentemente, depois de um período de reforma e restauração, o espaço ganhou novos ambientes mais interativos, numa união perfeita do antigo com o moderno.

santuario-sao-jose-de-anchieta

Leia também:
Viajando sozinha para Anchieta

Ele fica localizado no alto, com vista para o mar e para o Rio Benevente – dá para subir a pé ou de carro, é uma rua normal, mas na entrada tem um portal, uma estátua e uma lojinha de artesanato e lembrancinhas temáticas.

lojinha-santuario-anchieta

Eu estive lá em 2019, bem no meio da reforma. E fui novamente agora, na viagem realizada a convite da II Semana do Turismo de Anchieta. No Santuário, o historiador e museólogo Ivan nos acompanhou, dando explicações e nos conduzindo por todo o espaço, o que tornou a visita muito mais rica.

historiador-visita-santuario-anchieta

Mais informações no site oficial do Santuário de Anchieta.

Outros passeios em Anchieta

O Santuário é um local de inegável importância para a história da cidade, do estado e até mesmo do país. Mas o turismo de Anchieta tem muito mais que isso. Veja o que você pode conhecer em uma viagem!

Praias

A cidade tem 23 praias, sendo Iriri, Castelhanos e Ubu (na ordem das fotos acima) as mais conhecidas e mais frequentadas. Elas ficam distantes umas das outras e são bairros bem independentes, quase como se fossem pequenos municípios.

Muita gente acaba escolhendo apenas uma, mas acho que vale a pena passar pelo menos por essas três. Em todas elas há boa infraestrutura na orla, com quiosques, restaurantes e comércio em geral.

Leia também:
Onde ficar em Iriri
Onde comer em Castelhanos

Parque RDS Papagaio

parque-rds-papagaio-1

O Parque RDS Papagaio é uma atração nova na lista dos passeios em Anchieta! Um espaço urbano com muita natureza. Tem circuito para caminhada, trilhas, mirante, esculturas de espécies da região, viveiro de mudas de árvores nativas, além de ser um espaço de conservação do manguezal, do rio e da fauna local.

Por conta da chuva que não parava, não deu para andar e conhecer outros pontos além da parte da entrada – mas já achei tudo muito lindo, sem falar na importância do trabalho que desenvolvem e que foi explicado pelo Lázaro, biólogo do Parque. Veja mais no instagram @rdspapagaio

Rua do Lazer

A Rua do Lazer do Anchieta não é (ainda!) grande como a de outras cidades capixabas, como Santa Teresa e Domingos Martins. Mas segue o mesmo estilo: um trecho da rua fechada para trânsito, com estabelecimentos comerciais e mesas externas, criando um ambiente super agradável e com muita arte.

O pequeno espaço deu uma nova cara para a região. Nossa parada foi no Aryabe, um café onde tomei um maravilhoso chocolate quente com paçoca! Veja mais no instagram @aryabecafe_

Circuito dos Imigrantes

O agroturismo vem ganhando força em Anchieta, cidade que foi uma das portas de entrada de imigrantes italianos no passado e que ainda hoje mantém algumas tradições. O Circuito dos Imigrantes fica a poucas horas das praias conta também com belas paisagens de montanhas, além de estabelecimentos diversos, como restaurantes e fábricas de bolos, biscoitos, cachaças, entre outros.

Leia também:
Circuito dos Imigrantes de Anchieta

circuito-imigrantes-anchieta-es

Rio Benevente

O passeio de barco pelo Rio Benevente é um dos principais passeios em Anchieta. Mas, nas duas vezes que fui, não consegui fazer. A primeira por falta de tempo no roteiro que estava corrido. E a segunda por causa da chuva. São algumas horas navegando até chegar às Ruínas do Rio Salinas, mais um marco histórico importante da cidade.

rio-benevente-passeio-barco

Centrinho de Anchieta

Durante uma parada rápida na Praça dos Imigrantes aproveitei para rodar um pouco pelo centrinho. Bem pouco mesmo, quase que só a conta de andar alguns quarteirões tirando fotos de algumas construções antigas (eu adoro), com destaque para a Casa de Cultura. Uma região para ser visitada com mais calma.

Estas são algumas das minhas dicas, mas sei que ainda há muitos outros passeios em Anchieta. Dá para acompanhar pelas postagens do instagram @anchietaturismo Eu já quero voltar para fazer mais coisas e revisitar também lugares que gostei de conhecer!

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.