3 passeios gratuitos em Vitória/ES

passeios-gratuitos-vitoria-es

 

Minha viagem mais recente a Vitória, no Espírito Santo, foi um convite do meu amigo Deivson Santana, do blog Capixaba na Estrada – que está completando 10 anos de história, sempre divulgando o turismo local.

Além de participar da festa e comemorar esse marco tão importante, aproveitei o fim de semana para alguns passeios. Lugares ótimos e gratuitos.

Leia também:
Hospedagem em Vitória: sugestões de hotéis

Dicas de passeios gratuitos em Vitória

Ilha das Caieiras

É um pólo gastronômico em Vitória/ES, com paisagens naturais em meio a uma comunidade tradicional às margens do rio… e uma história de transformação!

Tudo era muito precário, com barracos e palafitas sobre o mangue, e só depois da visita do Papa João Paulo II em 1991 é que começaram alguns investimentos.

Moradores desenvolveram a atividade de pesca e desfio de siri, que se mantém até hoje. E restaurantes foram surgindo nas próprias residências. Além de restaurantes, a região tem um píer pra caminhar e curtir o visual.

Dessa vez eu não estava viajando sozinha, mas esse é um passeio que dá para fazer tranquilamente – sugiro ir de Uber até a Ilha, circular por lá e outro Uber na volta.

Veja mais fotos:

Parque da Fonte Grande

parque-fonte-grande-vitoria-gratuito

Localizado no Maciço Central de Vitória, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do Brasil (a área total corresponde a cerca de 218 campos de futebol).

Tem árvores centenárias, formações rochosas, nascentes, animais e trilhas (algumas pavimentadas e bem tranquilas, que levam aos mirantes). Dá pra subir de carro, estacionar e fazer essas trilhas a pé.

Para quem está sozinha, a alternativa é combinar um preço e pedir que o Uber espere lá em cima. Lá tem funcionários, tem segurança, mas de toda forma recomendo ir durante o dia, com tudo ainda claro.

Veja mais fotos:

Parque Botânico da Vale

Fica na divisa de Vitória com a cidade de Serra e é um espaço de lazer enorme com muita natureza. Tem lago, parquinho, áreas para piquenique, trailers de comida, teatro (com apresentações) e outros pontos, inclusive alguns instagramáveis, como a ponte vermelha e a cidade sustentável.

Tem também trilhas guiadas em alguns horários. E um tour de ônibus que passa por toda a área e explica sobre o trabalho realizado. É só perguntar no balcão de informações, são super solícitos. Lugar muito tranquilo para ir sozinha.

Onde ficar em Vitória

onde-ficar-vitoria-camburi

A minha hospedagem foi no Slaviero La Residence, na Praia de Camburi, que tem quartos super amplos, varanda com vista (a foto que abre esse texto), café da manhã completo e piscina.

Tudo isso bem em frente à praia, só atravessar a rua e ter acesso a um espaço super bem estruturado com quadras esportivas, calçadão, ciclovia e quiosques.

Tem vídeo no instagram, veja aqui:

Essas são minhas dicas de passeios gratuitos em Vitória. Se tiver tempo, vale atravessar a ponte e aproveitar a região da Prainha, em Vila Velha, onde fica o famoso Convento da Penha, além de museus, espaços de arte e bons lugares para comer.

Leia também:
O que conhecer na Prainha, região histórica de Vila Velha
Viajando Sozinha no ES: Vila Velha e Vitória

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.