Viajando Sozinha no Espírito Santo: Vila Velha e Vitória

viajar-sozinha-vila-velha-vitoria-es

Fiquei muito em dúvida em escrever ou não sobre viajar sozinha para Vila Velha – ou viajar sozinha para Vitória – já que Vila Velha é a cidade onde moro e Vitória é a cidade vizinha. Mas vim sozinha para morar, praticamente tudo o que faço por aqui é sozinha, então acho válido compartilhar minhas dicas e impressões para quem planeja visitar esses destinos.

Leia também:
Onde ficar em Vila Velha e Vitória
Fim de semana em Vitória e Vila Velha

Vitória e Vila Velha estão quase sempre juntas em qualquer roteiro de viagem, seja para uma ou para outra. Os passeios sempre incluem ambas, que são separadas apenas por uma ponte. Além disso, tenho visto cada vez mais mulheres viajando sozinhas para Vitória e Vila Velha.

Posso afirmar, com conhecimento de causa, que são ótimos lugares para quem está buscando destinos para viajar sozinha no Brasil! Têm belas praias, excelente infraestrutura, muita variedade de atrativos turísticos, possibilidades de bate e volta para o litoral ou as montanhas. E dá para fazer tudo sozinha numa boa. Então, como moradora-turista que sou, coloquei na lista do meu projeto Viajando Sozinha no ES.

Outros destinos que já visitei:
Serra | Guarapari
Anchieta | Aracruz
Domingos Martins | Santa Teresa
Marataízes | Iriri
Buda de Ibiraçu

Viajando sozinha para Vila Velha

Acho a cidade muito tranquila, especialmente nos bairros de praias, que são os mais turísticos e mais movimentados. À noite tenho preferência sempre por me deslocar de Uber, mas durante o dia, dá para fazer tudo a pé ou de bicicleta.

Praias

A Praia de Itaparica tem a orla cheia de quiosques, todos com mesas na areia, guarda-sol e opções de petiscos e bebidas no cardápio. A Praia da Costa e a Praia de Itapuã, no geral, não tem quiosques, apenas algumas barracas que vendem coco ou bebidas.

Já mais para a ponta do comecinho da Praia da Costa, onde fica a Praia da Sereia, há alguns quiosques e uma “feirinha” com barracas de artesanato, lembrancinhas, além de trailers diversos de alimentos.

Todas contam com calçadão e ciclovia e há sempre bastante movimentos de pessoas caminhando, pedalando ou passeando com seus cachorros. E são bairros bem estruturados, com boas opções de comércio, serviços, shoppings e restaurantes diversos.

A Prainha não é própria para banho, mas tem um visual lindo e é um bairro que vale visitar por ser a região onde a cidade foi fundada. Lá fica a Igreja do Rosário, a mais antiga do Brasil em funcionamento. Tem também vários bares e lanchonetes.

Outros passeios

Outros lugares tradicionais em Vila Velha são o Convento da Penha, que fica na Prainha, e a Loja de Chocolates Garoto, no bairro da Glória. Sugiro ir de Uber para ambos, se estiver na Praia da Costa ou Itaparica não fica caro. Na Prainha tem também o Museu Homero Massena e a Casa da Memória, que guarda registros da história da fundação da cidade.

Fora da área urbana ficam ainda os bairros Barra do Jucu e Ponta da Fruta. Ambos têm praia e são ambientes bem legais, com clima de cidades pequenas de litoral. Dá para ir sozinha sem problemas, até mesmo de ônibus que saem do Terminal Vila Velha – só é preciso verificar os horários.

Leia também:
Mais dicas de Vila Velha



Booking.com

Viajando sozinha para Vitória

Vitória, assim como Vila Velha, é um destino bacana para quem quer viajar sozinha, uma cidade com bastante comércio, restaurantes, vida noturna, enfim, opções para todos os gostos. Para deslocamentos mais longos, há ônibus (eu acho tranquilo durante o dia) e também Uber.

Praias

A Praia de Camburi é a principal. Tem uma orla cheia de quiosques, alguns com música ao vivo, e tem também um longo calçadão e ciclovia. É a região onde eu escolheria me hospedar – inclusive tem muitos hotéis. Mas o mar nem sempre está próprio para banho.

Outras praias em Vitória são a Ilha do Boi e a Curva da Jurema. Dependendo da região onde estiver, vale a pena ir a Manguinhos, balneário que já faz parte do município de Serra, mas que é uma das praias mais bonitas da região.

Outros passeios

Em Vitória também vale conhecer o Centro Histórico, que tem construções lindíssimas, como a Catedral Metropolitana e o Palácio Anchieta, que é a sede do governo. Os dois possuem visita guiada gratuita, é só chegar.

Um passeio interessante também é visitar o galpão das Paneleiras de Goiabeiras, onde mulheres fabricam as famosas panelas de barro, tradição indígena passada por gerações. E a Ilha das Caieiras, que tem restaurantes de frutos do mar, mas nenhum com opção de pratos individuais. Vale ir para conhecer.



Booking.com

Como é viajar sozinha para Vila Velha e Vitória?

Como deu para ver, eu acho que é muito de boa e seguro viajar sozinha para Vila Velha e Vitória. Além de serem dois ótimos destinos turísticos, com belas opções de passeios. Só é importante ter cuidados como em qualquer grande cidade, os cuidados básicos mesmo que a gente já tem no dia a dia e focar mais em ficar nas regiões turísticas mesmo. No geral, considero bem mais tranquilo se comparadas a outras regiões metropolitanas.

E é isso. São minhas dicas para quem pretende viajar sozinha para Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo. Continue acompanhando por aqui mais alguns destinos do estado e como é viajar sozinha para cada um deles e também no Instagram pela hashtag #ViajandoSozinhaNoES.

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email