Viajando Sozinha no Espírito Santo: Marataízes

viajando-sozinha-marataizes-es-o-que-fazer

Retomei o meu projeto Viajando Sozinha no ES indo para um destino que eu já conhecia, mas para onde não ia há mais de 20 anos. E foi bom (re)descobrir o que fazer em Marataízes. A cidade, no litoral sul do estado, fez parte da minha adolescência. Era o destino certo das férias de verão. Não sempre, porque a gente não viajava todo ano – mas, quando viajava, era para lá, onde meu tio tem um apartamento.

Depois fui estudar, me mudei, fui fazendo outras viagens, descobrindo novos lugares. Só agora voltei novamente à cidade. E gostei bastante! Continua sendo uma cidade simples e calma, mas com muitos passeios legais.

Outros destinos que já visitei:
Serra | Guarapari
Anchieta | Aracruz
Domingos Martins | Santa Teresa

O que fazer em Marataízes (ES)

Foi apenas um fim de semana – fui no sábado de manhã e voltei no domingo no fim do dia. Meio corrido, mas, mesmo em pouco tempo, consegui fazer muita coisa, conhecer alguns lugares e revisitar outros.

Praia Central

praia-central-marataizes-es

A orla da praia central de Marataízes está passando por uma reforma, mas já tem algumas partes prontas e bem bonitas.

É uma praia extensa, em algumas áreas há bares que atendem com mesas na areia, outras são livres para quem quiser levar guarda-sol e ficar por conta própria.

A região central tem algumas opções de comércio, como mercados, farmácias, algumas lojinhas de itens de praia na orla.

E tem um espaço onde funciona a Feira Municipal do Artesão (que estava fechada quando fui). Adorei as plaquinhas coloridas com frases na entrada e vi que de dentro tem algumas artes também.

Píer Central

Em uma das pontas da orla central fica o Píer, que é enorme, ótimo para caminhar ou pedalar. Há alguns bancos para sentar e descansar apreciando o mar e parte da cidade. A vista é linda de ambos os lados.

pier-praia-central-marataizes-es

Igreja da Penha

Fica logo depois do Píer. É uma igreja pequena, foi reformada recentemente, mas, como estava fechada (só abre para missas) acabei vendo só de fora mesmo. E atrás, nos muros próximos, tem algumas artes.

Antigamente essa era uma região de pesca e eu tenho uma memória olfativa muito forte. Fui chegando perto e o cheiro – que não tem mais – logo veio à minha cabeça.

Praça da Praia Central

Em frente à igreja foi feita também uma pracinha (na verdade é um espaço mais amplo no próprio calçadão, não sei nem se o nome seria praça).

Dei sorte de ir bem no dia da inauguração da iluminação de Natal, com uma decoração linda e também um presépio, além de apresentações musicais.

Antiga Estação Ferroviária

A antiga estação de trem não funciona mais, mas a construção permanece e tem o nome da cidade grafado da forma como era no passado.

A título de curiosidade, “Marataízes” tem origem tupi-guarani e significa “água que corre para o mar”, já que a cidade tem várias lagoas e praia.

antiga-estacao-ferroviaria-marataizes

Praia da Barra

A praia da Barra foi a primeira que conheci na vida, eu devia ter uns 10 anos. E nunca tinha voltado lá… Fica um pouco distante do centro, mas ainda na área urbana, em um bairro com bastante comércio e boa estrutura.

praia-da-barra-marataizes-es

Além da praia, a região da Barra tem alguns pontos históricos como as Ruínas do Trapiche, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e o Palácio das Águas (casarão onde funciona a biblioteca municipal). Um pouco antes tem uma antiga estação de trem com uma arte no muro.

ruinas-do-trapiche-marataizes-es

Encontro do rio Itapemirim com o mar

Também na Barra passa o Rio Itapemirim, que encontra o mar. Em uma foto que fiz quando passava pela ponte, de dentro do ônibus, dá pra ver a diferença da cor da água de um e de outro.

Logo ao lado das Ruínas do Trapiche tem um píer às margens do rio, com um boteco e umas mesinhas externas. Só fui para tirar foto mesmo.

Lagoa do Siri

Fica a uns 8km do centro – há ônibus da empresa Sudeste que circulam dentro da cidade (dá para consultar os horários no site). O local é lindo, de um lado a lagoa, do outro o mar.

A lagoa tem água mais quentinha e tranquila, pedalinho, caiaque e pranchas de stand-up paddle. E ao redor há vários restaurantes, alguns com deck, outros com mesa na areia e também espaço interno.

praia-lagoa-do-siri-marataizes

Outras praias

Bem atrás da igreja da Penha, seguindo depois da Praia Central, há um trecho pequeno de praia com formação de algumas piscinas naturais, ótimo para crianças.

Na sequência ficam outras praias também, mas nenhuma delas tem estrutura de quiosques e nem mesmo calçadão. São todas pacatas e algumas têm árvores fazendo sombra na areia.

Onde ficar em Marataízes

Eu não conheço nenhuma hospedagem em Marataízes, porque sempre fiquei no apartamento do meu tio, na Praia Central. Mas pesquisei aqui algumas pousadas e também casas e apartamentos de temporada, deixo como sugestão:

onde-ficar-em-marataizes-es

Onde comer

– Restaurante Bujão: Para comer gastando pouco, na rua da orla na Praia Central, perto da Rodoviária, fica o Bujão, que é self-service. Simples, mas gostoso.

– Presídio Lanches: Na rua da orla há várias lanchonetes que abrem à noite. Achei super divertido que os sanduíches têm nomes de crimes, como Mafioso, Sonegador, Delinquente e outros.

– Píer 2 Bar e Restaurante: Não cheguei a ir, mas foi bem recomendado. Famoso pela peroá frita que, dizem, é talvez melhor que a da Bahia. Servida sempre com mandioca (aipim) frita, farofa e salada. Também fica na orla, próximo à rodoviária.

– Restaurante Gatões: Fica na Lagoa do Siri. São pratos um pouco mais caros, mas gostei muito do ambiente e do atendimento. Foi onde almocei no domingo e o único que conheci na região, mas lá tem outras opções, além de lojinhas com itens de praia.

– Mercado e Trailers: Para compras de mercado, tem o Multishow, na Avenida Jones dos Santos Neves. E no calçadão, principalmente na região da praça, ficam alguns trailers – isso no sábado, quando a cidade estava mais cheia com o evento da iluminação de Natal, não sei se é assim sempre.

Como chegar

Os ônibus de Vitória para Marataízes saem diariamente da rodoviária da capital, pela Viação Planeta, em diferentes horários ao longo do dia, que podem ser consultados no site da empresa. A duração prevista é de 4h, mas, como ele passa (e para) em diversas outras cidades, como Guarapari e Anchieta, pode acabar demorando um pouco mais.

Em Marataízes a saída para V não é da rodoviária, mas sim de uma padaria que fica dois quarteirões à frente. Lá é possível comprar a passagem pagando no cartão. Para pagar dentro do ônibus, apenas com dinheiro.

Viajando Sozinha em Marataízes

viajar-sozinha-para-marataizes-como-e

Durante o dia achei tudo muito tranquilo. Andei a pé, peguei ônibus, me desloquei. As pessoas que pedi informações foram simpáticas, conversei com algumas. Nenhum desconforto por estar sozinha. Já à noite eu fiquei receosa ao voltar para casa. Na orla estava bem movimentado, mas, ao entrar pelas ruas que eu precisava, não tinha ninguém.

No geral, são ruas muito residenciais e, mesmo meu tio me garantindo que era seguro e que eu não precisava me preocupar, é inevitável estar sozinha, sendo mulher, e não ficar um pouco tensa –  eu me sinto mais insegura em lugares vazios, mesmo sendo coisa rápida, em uns 5 minutos eu já estava no apartamento.

Para quem vai sozinha a melhor escolha é ficar na avenida principal da Praia Central ou o mais próximo possível (eu estava dois quarteirões atrás). Mas, só para deixar claro, não vi nada que pudesse indicar perigo, foi só coisa da minha cabeça mesmo (e prudência não faz mal a ninguém).

Aqui um mapinha com os lugares onde fui:

Estas são minhas dicas para quem procura o que fazer em Marataízes, no Espírito Santo. Aos poucos vou voltando a mostrar mais destinos do estado, como é viajar sozinha para cada um deles, o que dá ou não para conhecer viajando por conta própria e sem carro. Acompanhem aqui e também no Instagram pela hashtag #ViajandoSozinhaNoES.

dicas-viajar-sozinha-banner

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.