Buda de Ibiraçu (ES): como conhecer o monumento

como-conhecer-buda-ibiracu-espirito-santo

Desde que foi inaugurado, em agosto de 2021, eu queria conhecer o Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, também chamado de Buda Gigante. Enfim deu certo foi incrível!

De perto é tudo ainda mais impressionante que nas fotos! E estava fazendo um dia lindo de céu azul, o que colaborou bastante para deixar todo o cenário perfeito.

Como chegar ao Buda de Ibiraçu

O Buda Gigante de Ibiraçu fica às margens da BR-101, aproximadamente no KM 217 – é possível avistá-lo de alguns trechos da estrada. Saindo de Vitória, são 65 km no sentido norte, depois de passar pelos municípios Serra e Fundão, que fazem parte da região metropolitana.

Ele está localizado na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina, que é aberto à visitação somente aos domingos, com agendamento prévio. Mas a parte externa, com o Buda e o Jardim, pode ser visitada todos os dias.

Para quem, como eu, não tem carro, o ideal é buscar uma agência que faça o passeio. Algumas têm opções que incluem também uma ida à cidade Santa Teresa ou a estabelecimentos próximos, como restaurantes-fazenda. Eu até tentei achar algum tour no domingo que incluísse a visita ao Mosteiro, mas acabei optando por um passeio só mesmo ao Buda, que dura apenas uma tarde.

buda-gigante-de-ibiracu-como-chegar

Fui com a Capixaba Turismo Receptivo, que tem opções em diferentes dias – e durante a semana é melhor porque fica mais vazio, enquanto nos fins de semana, graças ao grande sucesso, está sempre muito lotado.

Mais informações no Instagram @capixabaturismoreceptivo

Passeio ao Buda Gigante

O passeio para conhecer o Buda de Ibiraçu inclui também o Jardim, com permanência média de 1h30, durante a tarde. É um espaço amplo, verde e muito bonito, que passa uma energia tranquila – independente da sua fé, já que é um ponto muito mais turístico que necessariamente religioso.

Logo na entrada fica o Portal Torii (o portão sem portão), que marca o diálogo entre a cultura oriental e ocidental.

Depois do Portal tem a Praça Torii, com um Jardim Zen que tem lago, pedras, flores e uma pequena cascata. Fiquei impactada com a beleza do lugar e tudo muito bem cuidado.

É o maior jardim dessa modalidade no Ocidente e compõe um visual incrível com o Buda ao fundo, um pouco acima.

buda-gigante-ibiracu-como-conhecer

Para chegar até o Buda Gigante há uma escada que leva até a parte mais alta da praça, onde estão também 15 estátuas menores de Budas sentados em meditação.

Todos são brancos, representando o estado de serenidade e a perseverança que cada pessoa deve ter dentro de si. E são repetidas para mostrar a necessidade de sermos persistentes.

 

Qual a altura do Buda?

A estátua principal do Buda tem 35 metros (com o pedestal chega a 38 metros) – maior que o Cristo Redentor, que tem 30 m (sem o pedestal). É a maior estátua de Buda do Ocidente e a 2ª maior do mundo, perdendo apenas para a de Hong Kong.

Ele está sentado sobre uma flor de lótus, retratado como um ser iluminado, e posicionado de uma forma que parece estar olhando para o interior do Portal Torii.

A obra foi idealizada pelo escultor Genésio Gomes Moura, mais conhecido como Ceará, e teve supervisão do Monge Daiju Biti, do Mosteiro Zen, que fez algumas adaptações no projeto inicial.

conhecer-buda-ibiracu-es

Viajando Sozinha para o Buda Gigante

Embora não tenha conhecido ainda o município de Ibiraçu, vou incluir a ida o Buda como mais um destino na minha lista do Viajando Sozinha no ES.

buda-gigante-ibiracu-viajando-sozinha

Sei que para alguns lugares não dá para ir totalmente por conta própria e acho que ir com uma agência é uma boa alternativa, até mesmo para quem nunca viajou assim e quer começar. E, dependendo do destino, é mais tranquilo e até mesmo mais seguro. Além disso, em grupo é sempre mais fácil conhecer gente. Nesse passeio mesmo tinham outras quatro mulheres viajando sozinhas e acabamos nos aproximando e ficando juntas.

Outros destinos que já visitei:
Serra | Guarapari
Anchieta | Aracruz
Domingos Martins | Santa Teresa
Marataízes | Iriri

Estas são minhas dicas para quem ficou com vontade de conhecer o Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo. Paguei R$ 80 reais (valor de março/2022, sujeito a alterações). Para quem vai por conta própria, o local tem estacionamento. Tem também uma lanchonete, a Parada Ibiraçu. Um dos lugares mais fantásticos que já fui por aqui, com certeza vale muito a pena!

Veja a localização no mapa:

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email