Uma experiência diferente, incrível e inesquecível. Assim eu definiria o passeio para observação de baleias no Espírito Santo! Vê-las de perto em seu ambiente natural é possível durante os meses de julho a novembro, período de reprodução, quando as jubarte migram para as águas quentes do Banco de Abrolhos, entre o ES e a Bahia.
Os passeios acontecem nos fins de semana, tanto no sábado como no domingo. Eu fui a convite da Agência AVES – Aventureiros do ES e gostei muito. Aqui conto mais como foi e compartilho algumas dicas para quem também quer ir.
Leia também:
Fim de semana em Vitória/Vila Velha
Onde ficar em Vitória/Vila Velha
Como é o passeio para ver baleias
Embarque
O ponto de encontro é em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, em Vitória, às 6h30, quando a guia passa orientações e um membro do Projeto Amigos da Jubarte faz uma apresentação sobre a história e a vida das baleias.
Depois acontece o embarque, em um dos barcos autorizados e certificados. A embarcação tem capacidade para 30 pessoas, conta com coletes salva-vidas, tem lugares para todo mundo se sentar, banheiro, cozinha com pia e mesa, água, suco, refrigerante, frutas e biscoitos à disposição de todos.
Logo na saída o visual já é lindo, passando por baixo da Terceira Ponte, com Vitória de um lado e Vila Velha do outro!
Duração
No total a duração média do passeio é de sete horas. No dia que fui, saímos às 7h30 e chegamos às 15h. São cerca de três horas de navegação até a área propícia para ver as baleias.
Não há garantia de que elas vão aparecer, tudo depende da natureza e de uma dose de sorte. Mas é quase certo que sim – a Agência AVES diz que o aproveitamento é de 97% (este ano, até agora, está sendo 100%). Caso não sejam avistadas baleias, a agência se compromete a agendar uma nova saída com desconto.
Dá para nadar com as baleias?
Não! Não é possível nadar ou mergulhar, sequer entrar na água. E as embarcações mantêm uma distância mínima necessária para que seja seguro tanto para os turistas, como para os animais, afinal, estamos na casa deles, nós é que somos as visitas!
Como é um passeio de observação da vida marinha no ES, além das baleias também é possível ver golfinhos, peixes e outros. É muito legal quando elas saltam e depois voltam deixando apenas a cauda para fora da água!
O que levar
O passeio tem uma duração longa e não tem onde parar, então é bom levar tudo o que você possa precisar durante esse período: protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros, garrafinha com água, algum lanche.
A recomendação é ir de tênis ou calçado fechado. Leve também um agasalho, porque venta bem frio. E não é preciso ir com trajes de banho, já que não se entra na água (mas eventualmente pode acontecer de molhar). Ah, e documentos pessoais, celular, câmera…
Fotos de baleias
As baleias são rápidas. Você avista, ela dá um salto e logo já está de novo na água. Às vezes é o tempo exato de uma foto, outras nem isso. Quando você clica ela já desapareceu e você ficou sem o registro. Ou o barco balançou e mudou seu foco. Eu consegui pouquíssimas fotos. Mas muitas lembranças!
Então minha dica é aproveitar o momento. É legal ter fotos, mas, se ficar preocupado demais com isso, pode acabar perdendo o melhor, que é a emoção de simplesmente contemplar os animais.
As fotos mais bonitas e mais próximas que publiquei aqui, como a principal e as duas acima, foram tiradas por profissionais do projeto. As minhas que ficaram boas foram essas:
Enjoar faz parte
Alto mar, não tem jeito, vai balançar e não é pouco. Eu, inocente, tomei um remedinho antienjoo e achei que ia segurar. Não segurou. A maioria das pessoas passou mal pelo menos uma vez, faz parte do pacote.
Algumas orientações que eles passam no passeio para observação de baleias no Espírito Santo e que podem ajudar:
- Evitar comidas pesadas.
- Não embarcar de barriga vazia.
- Beber bastante água.
- Não ler ou mexer no celular durante o trajeto.
- Focar no horizonte.
- Ficar nos locais mais estáveis do barco.
E o mais importante é pensar que o espetáculo da natureza compensa qualquer mal estar.
Você Sabia?
Até 1986 as jubarte estavam praticamente extintas, mas, com trabalhos de preservação houve um aumento populacional, embora seja uma espécie que ainda sofre ameaças.
Por isso é importante haver iniciativas como o Projeto Amigos da Jubarte, que desenvolve ações educacionais, científicas e culturais, focando na conservação da espécie e na sensibilização ambiental.
E o turismo de observação de baleias no Espírito Santo é, também, uma forma de promover tudo isso. Vale a pena conhecer!
Serviço:
AVES – Aventureiros do ES
Instagram: @avesvoandoalto
Contato: (27) 99980-0413
Site: www.avesvoandoalto.com.br
Valor: R$ 220,00 e R$ 150,00 para crianças de 6 a 12 anos
Acompanhe também no @amigosdajubarte
Ótima matéria Mariana. Obrigada por divulgar este atrativo capixaba.
Amei Mari! Agora q preciso voltar mesmo! hehehe