Passeio para observação de baleias no Espírito Santo, um espetáculo da natureza

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es

Uma experiência diferente, incrível e inesquecível. Assim eu definiria o passeio para observação de baleias no Espírito Santo! Vê-las de perto em seu ambiente natural é possível durante os meses de julho a novembro, período de reprodução, quando as jubarte migram para as águas quentes do Banco de Abrolhos, entre o ES e a Bahia.

Os passeios acontecem nos fins de semana, tanto no sábado como no domingo. Eu fui a convite da Agência AVES – Aventureiros do ES e gostei muito. Aqui conto mais como foi e compartilho algumas dicas para quem também quer ir.

Acompanhe o blog também no Facebook!

Como é o passeio para ver baleias

Embarque

O ponto de encontro é em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, em Vitória, às 6h30, quando a guia passa orientações e um membro do Projeto Amigos da Jubarte faz uma apresentação sobre a história e a vida das baleias. 

Depois acontece o embarque, em um dos barcos autorizados e certificados. A embarcação tem capacidade para 30 pessoas, conta com coletes salva-vidas, tem lugares para todo mundo se sentar, banheiro, cozinha com pia e mesa, água, suco, refrigerante, frutas e biscoitos à disposição de todos.

Logo na saída o visual já é lindo, passando por baixo da Terceira Ponte, com Vitória de um lado e Vila Velha do outro!

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es-embarque

Convento da Penha visto por baixo da Terceira Ponte

Duração

No total a duração média do passeio é de sete horas. No dia que fui, saímos às 7h30 e chegamos às 15h. São cerca de três horas de navegação até a área propícia para ver as baleias.

Não há garantia de que elas vão aparecer, tudo depende da natureza e de uma dose de sorte. Mas é quase certo que sim – a Agência AVES diz que o aproveitamento é de 97% (este ano, até agora, está sendo 100%). Caso não sejam avistadas baleias, a agência se compromete a agendar uma nova saída com desconto.

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es1

Foto: Divulgação – AVES/Amigos da Jubarte

Dá para nadar com as baleias?

Não! Não é possível nadar ou mergulhar, sequer entrar na água. E as embarcações mantêm uma distância mínima necessária para que seja seguro tanto para os turistas, como para os animais, afinal, estamos na casa deles, nós é que somos as visitas!

Como é um passeio de observação da vida marinha no ES, além das baleias também é possível ver golfinhos, peixes e outros. É muito legal quando elas saltam e depois voltam deixando apenas a cauda para fora da água!

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es2

Foto: Divulgação – AVES/Amigos da Jubarte

O que levar

O passeio tem uma duração longa e não tem onde parar, então é bom levar tudo o que você possa precisar durante esse período: protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros, garrafinha com água, algum lanche. A recomendação é ir de tênis ou calçado fechado. Leve também um agasalho, porque venta bem frio. E não é preciso ir com trajes de banho, já que não se entra na água (mas eventualmente pode acontecer de molhar). Ah, e documentos pessoais, celular, câmera…

Encontre e reserve sua hospedagem em Vitória, Vila Velha
ou em qualquer lugar do mundo!

Fotos de baleias

As baleias são rápidas. Você avista, ela dá um salto e logo já está de novo na água. Às vezes é o tempo exato de uma foto, outras nem isso. Quando você clica ela já desapareceu e você ficou sem o registro. Ou o barco balançou e mudou seu foco. Eu consegui pouquíssimas fotos. Mas muitas lembranças!

Então minha dica é aproveitar o momento. É legal ter fotos, mas, se ficar preocupado demais com isso, pode acabar perdendo o melhor, que é a emoção de simplesmente contemplar os animais. As fotos mais bonitas e mais próximas que publiquei aqui, como a principal e as duas acima, foram tiradas por profissionais do projeto. As minhas que ficaram boas foram essas:

Enjoar faz parte

Alto mar, não tem jeito, vai balançar e não é pouco. Eu, inocente, tomei um remedinho antienjoo e achei que ia segurar. Não segurou. A maioria das pessoas passou mal pelo menos uma vez, faz parte do pacote.

Algumas orientações que eles passam e que podem ajudar: evitar comidas pesadas, não embarcar de barriga vazia, beber bastante água, não ler ou mexer no celular durante o trajeto, focar no horizonte e ficar nos locais mais estáveis do barco. E o mais importante é pensar que o espetáculo da natureza compensa qualquer mal estar.

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es-fotos

Você Sabia?

Até 1986 as Jubarte estavam praticamente extintas, mas, com trabalhos de preservação houve um aumento populacional, embora seja uma espécie que ainda sofre ameaças. Por isso é importante haver iniciativas como o Projeto Amigos da Jubarte, que desenvolve ações educacionais, científicas e culturais, focando na conservação da espécie e na sensibilização ambiental. E o turismo de observação de baleias no Espírito Santo é, também, uma forma de promover tudo isso. Vale a pena conhecer!

passeio-observacao-baleias-jubarte-vitoria-es-grupo

Obrigada pelo convite, Agência AVES. Adorei!!!

Serviço:

AVES – Aventureiros do ES
Instagram: @avesvoandoalto
Contato: (27) 99980-0413
Site: www.avesvoandoalto.com.br
Valor: R$ 220,00 e R$ 150,00 para crianças de 6 a 12 anos
Acompanhe também  no @amigosdajubarte

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email