Porto de Galinhas, o paraíso no litoral de Pernambuco

porto-de-galinhas-dicas

Um dos destinos mais procurados por quem viaja ao Nordeste e uma das praias mais bonitas do Brasil, Porto de Galinhas, em Pernambuco, é famosa, principalmente, por suas piscinas naturais de águas cristalinas. Um verdadeiro paraíso, delicinha demais.

Porto de Galinhas é uma praia do município de Ipojuca, localizado a cerca de 60 quilômetros de Recife. Aqui vou relembrar um pouco dos dias que passei por lá, compartilhando dicas do que fazer, como chegar e listando opções de hospedagem. Confira!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Porto de Galinhas – pontos turísticos

Muita gente pergunta o que tem para fazer em Porto de Galinhas, além, é claro, de curtir as piscinas naturais. O destino é ideal para quem quer descansar e aproveitar alguns dias de tranquilidade. No centrinho, que é uma antiga vila de pescadores, tem uma das praias onde se formam as piscinas. Na areia há quiosques, com guarda-sol e cadeira gratuitos, sendo necessário apenas consumir alguma coisa.

Piscinas Naturais

porto-de-galinhas-piscinas-naturais

A praia fica toda sem ondas, bem tranquila. E para entrar um pouco mais e conhecer as piscinas, o passeio de jangada é o mais completo e mostra mais lugares. Também dá para ir à pé ou nadando, dependendo da maré. Quando fui estava baixa e eu ia andando.

Mas não é simplesmente entrar e ir! Tudo é organizado pelos quiosques, tem um responsável que avisa os horários, coloca pulseirinha e acompanha o que eles chamam de “procissão”. Tem um número máximo de pessoas por vez, geralmente de hora em hora. Uma dica é usar sempre chinelos, porque o fundo do mar pode machucar os pés. Outra dica é levar seu celular ou câmera em uma sacolinha plástica para evitar que se molhem.

Passeio de Bugue

Outro passeio em Porto de Galinhas é o bugue que vai de ponta a ponta passando por várias praias. Cada visual mais lindo que o outro, especialmente o Pontal do Maracaípe e mais ainda se for no pôr do sol. Também nos quiosques eles informam tudo. Dura cerca de três horas e vale muito a pena!

porto-de-galinhas-passeios

Foto: Klíssia Gouveia [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros, que fica próxima, é muito procurada, especialmente pela famosa igrejinha que você já deve ter visto em algum instagram por aí. É a Capela de São Benedito. Para chegar até lá, a melhor forma é o passeio de catamarã, que faz parada também para o banho de argila (que, dizem, é ótimo para a pele e ajuda a rejuvenescer). Também dá para ir de carro ou com tour feito por agências. Os hotéis e pousadas possuem todas essas informações, é só perguntar na recepção – possivelmente eles já terão te oferecido antes.

porto-de-galinhas-o-que-fazer-praia-carneiros

Foto: ckturistando [CC0], via Wikimedia Commons

Centrinho

Para o fim de tarde e a noite, o centrinho tem bares, restaurantes, lojinhas, comércio em geral, igreja, bem legal para dar uma volta. Tem, também muitas esculturas de galinhas representando artistas famosos. Sim! Galinha Michael Jackson, Galinha Amy Winehouse, Galinha Frida Khalo e muitas outras. Eu adorei!!! As obras são do artista plástico Carcará, que as criou para dar à cidade algo que remetesse ao nome do local.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Porto de Galinhas é o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. De lá, há diferentes formas de fazer o trajeto.

Táxi ou Uber

Dentro do aeroporto há quiosques de cooperativas de táxi, o preço costuma ser fechado. De Uber, a maneira melhor e mais segura continua sendo chamar pelo aplicativo. Os valores em ambos são similares.

Leia também:
Viajar sozinha para a praia: como é, dicas práticas e destinos
Lugares para viajar sozinha - uma lista com meus preferidos

Transfer

Praticamente todos os hotéis e pousadas oferecem serviços de transfer, pago à parte. Geralmente é van ou ônibus e uma pessoa aguarda no desembarque com seu nome escrito em uma placa. Ao fazer a reserva, consulte sobre esta opção. No caso de pacotes fechados, o traslado do aeroporto para o hotel já está incluído.

Ônibus

A linha 195/Opcional, da viação Vera Cruz, vão de Recife a Porto de Galinhas, passando pelo aeroporto. Se a ideia é ficar alguns dias na capital, é possível pegar o ônibus também no bairro de Boa Viagem, na Avenida Domingos Ferreira. Na chegada, o ponto final é no Corpo de Bombeiros, onde há taxistas que levam até sua hospedagem. Uber também funciona.

Hotéis e pousadas em Porto de Galinhas

porto-de-galinhas-piscinas-naturais-2

Nem só de resorts vive esta praia. Embora seja a opção especialmente de quem viaja em família, por conta da estrutura completa, Porto de Galinhas tem também hotéis e pousadas com preços mais em conta. Uma dica é observar a localização: quem pretende ficar apenas no hotel/resort, ou quem está de carro, não é problema estar mais distante do centro; mas para quem, como eu, vai sozinha ou quer economizar, ficar próximo ao centrinho é a melhor pedida. Dá para ir à pé para a praia e também ao comércio em geral. Algumas sugestões – é só clicar no nome para ver mais fotos, informações e reservar:

Hospedagem no Centro:

Estação do Sol Praia | Pousada Portomares | Pousada Brasileira | Pousada das Galinhas

Pousada Recanto dos Corais | Che Lagarto Hostel | Pousada Pedras do Porto

Pousada Flores do Mar | Hotel Baía Branca | Pousada São Jorge | Pousada Veleiro de Porto

Resorts: Nanai Resort & Spa | Serrambi Resort | Samoa Beach | Palm Village

Veja mais opções de hospedagem em Porto de Galinhas e faça sua reserva.

Melhor época para ir

Difícil prever se será temporada de sol ou saber quando chove em Porto de Galinhas. Em geral, o período mais indicado é de setembro a fevereiro. A partir daí aumenta a possibilidade de chover, mas é imprevisível, pode ser uma chuva passageira, torrencial ou durar dias. Lembrando que de dezembro ao carnaval é alta temporada e os preços ficam mais altos. Portanto, setembro e outubro seriam os melhores meses. Eu fui em meados de setembro. Peguei um dia de muita chuva em Recife, mas, em Porto, peguei apenas dias ensolarados.

porto-de-galinhas-praia

Um ponto mais importante que a meteorologia é a tábua das marés, que determina a formação das piscinas naturais. Isso varia de acordo com as fases da lua, alguma coisa assim. Dizem que lua cheia e lua nova são as mais indicadas. No site da Marinha é possível acompanhar.

Ah, é bom ir bem cedo para a praia, pois é na parte da tarde que a água começa a subir. Lembro que, quando fui, cheguei no fim do dia e logo quis ver a praia. Fiquei decepcionada. Nenhuma piscina natural, nem quiosque, nada. Só uns barcos no mar. Pensei até que tivesse errado a localização… Eis que no dia seguinte acordo, volto e, para minha surpresa, era um cenário totalmente diferente! Aqui, duas fotos do mesmo lugar:

Espero que essas dicas sejam úteis caso você pretenda viajar para Porto de Galinhas. No mais, é só relaxar e curtir!

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email