Top 5 pratos mais incomuns na Espanha para provar

Ao realizar uma viagem para outro país, além de conhecer as belezas e monumentos locais, você deve provar a gastronomia. Isso porque a culinária local é uma grande responsável por apresentar a cultura para os turistas, carregando em cada prato a riqueza e segredos passados de geração em geração. Dessa forma, se você quer conhecer bem uma localidade, deve começar com seus pratos típicos. 

Veja aqui cinco pratos mais incomuns na Espanha que você não pode deixar de provar! Embarque no trem Barcelona Madrid, conheça os diversos monumentos maravilhosos que a cidade tem para oferecer, mas reserve um tempo para provar essas iguarias.

Callos a la madrileña

Um prato que requer coragem de quem vai provar. É preciso estar aberto a novas experiências. Isso porque, o prato é feito com tripa de vaca – uma versão um pouco semelhante da dobradinha brasileira. Assim, se você está acostumado a comer dobradinha, não vai estranhar a rugosidade. 

No entanto, quem não está acostumado com a textura da carne pode estranhar. Para completar a iguaria, que é servida quente, com torradinhas ou pão com azeite de oliva, são adicionados chorizo, batata e outros temperos. Diferente do Brasil, onde adicionamos muitas vezes a farinha de mandioca para desfrutar do caldo, na Espanha ele é tomado como uma sopa, acompanhado de pão. 

O prato é mais apreciado nos dias frios e é típico de Madrid, mas pode ser encontrado em outras localidades. 

Crestas de gallo guisadas  

Sim, é exatamente isso que vocês estão pensando. Se tratam de cristas de galo cozidas em um molho especial e próprio do local. A receita é um clássico de Zamora e, além de cozidos, podem ser feitos fritos, grelhados, assados e outros, o que a imaginação permitir. 

A receita é tão incomum que até entre os moradores locais há os que a amam e os que odeiam. Apesar de não serem duras, as cristas devem ser muito bem cozidas, para tornar mais fácil a mastigação. No prato são adicionados outros ingredientes como azeite, pimenta, cebola, alho e outras iguarias para confeccionar o molho. O prato pode ser provado nos principais restaurantes e deve ser servido quente. 

Criadillas

Mais um item na lista de pratos incomuns espanhóis, as criadillas figura entre aqueles que você ou ama ou odeia. Isso porque o ingrediente principal da iguaria é nada menos que testículo! Isso mesmo, variando entre testículos de boi, cordeiro, porco ou até mesmo de touro. 

Ele pode ser preparado cozido, frito, empanado e de outras formas variadas. Quem prova garante que se trata de um prato saboroso e bem temperado. Ele ficou tão famoso que foi difundido na China e em diversos outros locais no mundo, inclusive, no Brasil – apesar de aqui ser preparado diferente, não é tão incomum ver pessoas comendo testículos de animal.

Percebes

Com uma aparência no mínimo curiosa, o Percebes é um crustáceo muito apreciado na região de Galiza, ao norte da Espanha. À primeira vista, o elemento pode ser confundido como algo que cresce em pedras, ou passar a impressão de que se trata de algo duro de mastigar. 

Mas, na verdade, são extremamente saborosos e possuem, inclusive, um preço elevado. Justamente devido à sua dificuldade de ser capturado no mar. Como se trata de uma iguaria de difícil acesso e de preço alto, os moradores locais preferem consumi-lo no período do Natal ou outra datas festivas. 

O modo de preparo pode ser cozido, frito ou grelhado. São adicionados ingredientes ao prato que lhe proporcionam um rico sabor, sendo uma das iguarias que devem ser experimentadas por quem visitar a Espanha. 

Morteruelo manchego

Por fim, a última iguaria é um prato bastante apreciado na área de Cuenca. A origem do prato remonta à era Medieval, tratando-se de uma espécie de guisado, que recebe ingredientes como nada menos do que fígado de porco, várias especiarias como cravo, pimenta, e por fim, o pão ralado. 

O Morteruelo é excelente para ser consumido quente, caindo bem em dias frios. Os ingredientes são misturados e batidos formando um caldo espesso, rico em sabor, que pode ser aproveitado com pão ou torradas. Assim, quem visita a região é convidado a experimentar essa maravilha. 

Conhecer as comidas locais é conhecer um pouco mais da história e segredos da região. Cada prato guarda em si anos de história e tradição, com receitas passadas de geração em geração e apesar das modificações que recebem, ainda é possível vislumbrar sua rica cultura.

 

Imagem principal: Photo by Ting Tian on Unsplash

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.