Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbios estudantis na Espanha

Esteja preparado para fazer seu intercâmbio estudantil na Espanha. Saiba tudo que você precisa ter em mãos para estudar na Europa e entenda como é o estilo de vida de um estudando de intercâmbio por lá.

Estudar fora do Brasil é uma realidade para milhares de pessoas. Buscar aprender algo novo em outro país se tornou bem mais simples, afinal de contas existem programas de incentivo ao intercâmbio internacional e também diversas escolas preparadas para receber brasileiros que buscam uma formação de qualidade no exterior.

Um dos motivos mais comuns de brasileiros irem para a Espanha é para estudar espanhol em Madrid. Essa bela cidade está repleta de pontos turísticos incríveis e ainda tem uma ótima estrutura para receber brasileiros, tendo até mesmo ruas e avenidas totalmente focadas na cultura brasileira, com restaurantes, bares e lojas de doces do nosso país.

Até existem instituições brasileiras que ensinam a língua, mas procurar por uma escola de espanhol com boa qualidade é uma tarefa complicada. Devido à língua materna do Brasil ser o português, raramente quem procura aprender espanhol tem oportunidades de treinar o uso da língua, o que acaba prejudicando o processo de aprendizado.

Assim, viajar para a Espanha para estudar espanhol é uma prática que está se popularizando muitos nos últimos anos, pois o país tem ótima estrutura e as diferenças culturais entre Espanha e Brasil não são tão grandes. Fazer um intercâmbio para lá é uma ótima escolha, mas você precisa ficar atento a alguns documentos e ao estilo de vida que você terá por lá. Entenda melhor!

Documentação necessária para começar a fazer intercâmbio na Espanha

De acordo com informações da escola de espanhol Expanish, para fazer qualquer viagem internacional você precisa preparar a documentação antes para evitar uma deportação. Para entrar na Espanha você precisa ter um passaporte atualizado, renda bancária que comprove que você consegue se sustentar durante o tempo da sua estadia, ou documentação que comprove que alguém ou alguma instituição irá arcar com os gastos por você.

Quem viaja a intercambio por uma universidade precisa de uma documentação diferente que é emitida pela própria instituição de ensino. Isso acontece pelo fato de que o tempo permitido pelo passaporte para turistas é menor do que grande parte dos cursos procurados, caso você não esteja indo por uma universidade é necessário pedir um documento especial que comprove o motivo da sua ida ao país e a necessidade de ficar por lá durante mais tempo.

Viajar a turismo, a trabalho ou para estudos são coisas completamente diferentes e a documentação deve ser emitida levando isso em conta. Com a documentação correta você não passa por nenhuma dor de cabeça dentro da Espanha e nem no aeroporto. E caso algo esteja fora do padrão com você já na Espanha, você pode ir até a embaixada brasileira resolver as pendências com sua documentação.

É barato estudar na Espanha?

Imagem: Pixabay

Procurar novas oportunidades de estudo fora do Brasil é uma grande decisão. É fato que sair do país e estudar fora deixa seu currículo muito valorizado, mas tudo isso tem um preço. Se você conseguir uma bolsa de estudos, ir até a Espanha para estudar pode ser muito em conta. Mas, caso não tenha uma bolsa, é recomendável que se prepare bem economicamente para conseguir fazer a viagem.

Os cursos de estudar na Espanha são os mesmos de mudar de casa e começar algo novo. Portanto, você tem um gasto bem alto no inicio da chegada ao novo país, mas depois de um tempo as contas ficam bem mais leves. Se você tem bolsa de estudos o processo não vai te custar nada, afinal de contas é muito comum que instituições de ensino possuam dormitórios para estrangeiros.

Levando em conta a sua experiência em um novo país e seu aprendizado de uma nova cultura e nova língua, estudar na Espanha não é caro. Dependendo da cidade que pretende estudar, como Madrid, por exemplo, você pode ficar em cidades ao lado com custo de vida bem mais baixo sem ter dores de cabeça, pois o metrô e os ônibus na Espanha são muito rápidos e te deixam em qualquer canto do país em poucos minutos.

Encontrar uma moradia perto do local de estudo também não é muito complicado, pois as cidades são enormes e sempre estão conectadas umas as outras. O mais difícil mesmo é conseguir chegar e entrar na Espanha, pois não é todo mundo que consegue a documentação correta para entrar no país, mas depois de conseguir essa etapa basta pesquisar bem as cidades próximas ao seu local de estudo e você consegue economizar bastante morando e estudando na Espanha.

O processo de adaptação na Espanha é difícil?

Imagem: Pixabay

A cultura brasileira é cativante e chega a todos os cantos do mundo. Você que pretende estudar na Espanha pode encontrar muitos restaurantes, bares, boates, e locais de lazer totalmente focados para brasileiros. Sem contar que existem muitos brasileiros espalhados por Madrid e Barcelona, pois nessas cidades existe a Expanish, uma escola de espanhol para brasileiros que atrai muita gente.

De fato a culinária e o clima da Espanha são bem diferentes de muitas regiões do Brasil, mas muitos pratos típicos do local são bem semelhantes à culinária brasileira. A Espanha é um dos países na Europa em que a cultura está muito próxima da brasileira, o processo de adaptação em um novo país é bem mais simples do que se mudar para qualquer outro país europeu.

A grande vantagem de mudar para Espanha a estudo é que muitos brasileiros fazem o mesmo todo ano. Assim, mesmo se mudando para outro canto do mundo você ainda conseguirá encontrar muitos brasileiros nas ruas e até mesmo bater um papo em português se quiser. Além disso, existem muitos restaurantes e bares de comida brasileira espalhados pelo país e o seu processo de adaptação por lá será bem rápido, principalmente contando com outros brasileiros ao seu redor.

Fotos: Pixabay

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.