Um ano de podcast: o que aprendemos e o que vem aí

podcast-alem-do-olhar

Foi em janeiro de 2020 que eu e Amanda, do blog As Viagens de Trintim, lançamos o Além do Olhar. O que a gente não imaginava é que 2020 estava reservando uma série de surpresas desagradáveis que iriam virar o mundo – e, claro, o universo das viagens – de ponta cabeça e do avesso.

Desde o início a ideia era falar mais sobre coisas que nem sempre cabem na linha editorial dos nossos blogs e quase nunca cabem no estilo (ou no espaço) das redes sociais. Uma forma de falar de viagens enxergando além. De não ficar só no básico, no que todo mundo está mostrando por aí. Pensar, fazer pensar.

Ainda assim, foi complexo manter e dar continuidade no meio do furacão. Mas aqui estamos, depois de 19 episódios que levamos ao ar – e que você pode ouvir na sua plataforma de áudio preferida:

Spotify

Deezer

Apple

E ainda Google, Breaker, Castbox, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic. Só procurar por “Além do Olhar”.

Como é fazer um podcast​

Sempre fui da escrita, depois com as redes sociais fui adequando o conteúdo e tentando focar mais nas imagens, fiz alguns vídeos com bate-papo para alimentar o Youtube, mas nunca tinha me aventurado na parte de áudio. Nem como consumidora!

Foi Amanda quem teve a ideia, me convidou, eu topei porque sou dessas. E, a partir dali, comecei a ouvir algumas coisas que ela me indicou. Juntas chegamos ao formato e ao estilo de temas que queríamos abordar.

Uma mídia diferente, um conteúdo diferente, que às vezes se casa com algo já publicado aqui no blog, outras vezes é uma janela a mais para outros temas, de uma forma mais livre e mais fluida.

Saber o que falar, como falar, tom da voz, velocidade, tudo isso fui aprendendo no decorrer dos episódios. É nítido que a conversa está mais dura nos primeiros e depois vai ficando menos travada. Fomos entendendo o que ficava bom ou não, entendendo o que as pessoas queriam ouvir ou não, entendendo qual a duração ideal e coisas do tipo. Fora os aprendizados que os próprios assuntos trouxeram.

Temporada 1

Na primeira temporada fomos apenas nós duas falando e falando e falando. Quase uma sessão de terapia! Seis episódios aprendendo uma com a outra. Falamos de ter um blog, produzir conteúdo, publicar um livro, viajar sozinha, o mundo instagramável, o privilégio que é poder viajar, sempre mostrando o outro lado de tudo isso.

Levamos ao ar toda a primeira temporada, esperamos passar o Carnaval e voltamos com a segunda temporada, desta vez com convidados falando sobre os temas de cada episódio. Pessoas queridas que aceitaram nossos convites e enriqueceram as conversas.

Temporada 2

Tudo ia bem, até que de repente veio a pandemia e a gente ficou meio sem saber o que fazer. Mantivemos no ar os que já estavam gravados, mas nunca parecia ser um bom timing para ficar divulgando. Interrompemos.

Foi um aprendizado também. As coisas não são como a gente gostaria, a gente não tem controle de nada. Mas aprendemos muito também com os convidados e as próprias pesquisas para os temas. Foram cinco episódios sobre perrengues sem glamour, viajar não é só turismo, viagem com crianças, mentirinhas contadas em viagens, nomadismo digital e ano sabático.

Podcast x Pandemia

Com a chegada da pandemia precisamos de um tempo, como todo mundo, para tentar entender tudo aquilo que estava acontecendo. Não dava mais para falar de viagens, mas tudo bem porque a gente não falava diretamente sobre isso. Mas também não dava para ficar falando amenidades ou tentando desenrolar assuntos no meio de um momento tão difícil.

E assim o primeiro semestre passou. Pensamos, repensamos, e resolvemos que valeria voltar com a terceira temporada. Ganhamos uma identidade visual nova feita pela @verizaduca que ficou a coisa mais linda do mundo.

E, dentro da proposta de mostrar esse mundo Além do Olhar, seguimos com nossas ideias e colocamos mais uma temporada no ar.

podcast-alem-do-olhar1

Temporada 3

O primeiro episódio não poderia ter sido diferente: como criar conteúdo de viagem durante a pandemia? O objetivo nunca foi ter respostas prontas nem muito menos definitivas, mas abrir o pensamento, trocar ideias.

Os demais também seguiram dentro do atual contexto e foi certamente a temporada de maior aprendizado. Expectativa x realidade, turismo virtual, viajar não é sinônimo de felicidade, voltar para o Brasil depois de morar no exterior, afroturismo, alimentação em viagens (e na pandemia) e diferenças culturais. Sim, conseguimos fechar oito episódios e, como a Amanda costuma dizer, “a gente tá ficando boa nisso”!

Eu gosto de marcar estas datas de um ano, dois anos ou sei lá quantos, exatamente para olhar pra trás e ver a estrada que foi percorrida. Nem dá para comparar o quanto o podcast evoluiu desde o primeiro até o mais recente. A gente evoluiu. E agora, em 2021, estamos de volta!

Vem aí?

From GIFs

Ainda não temos nada definido. Possivelmente a periodicidade será quinzenal. E, claro, continuaremos recebendo convidados. Precisamos parar, pensar, já listamos alguns temas, mas temos que elaborar tudo melhor antes de começar. Tudo isso em paralelo ao trabalho e ao turbilhão de notícias e acontecimentos que continuam nos atropelando (e nos derrubando) o tempo todo. Mas vai acontecer! Podem aguardar.

A quem já nos ouve, deixo aqui meu agradecimento. Nem sempre tem sido fácil, mas é sempre muito bom quando a gente recebe o retorno de quem ouviu e gostou. A quem ainda não nos ouve, ouça! Se você gosta do conteúdo aqui do blog, é possível que vá gostar do podcast também. E que venha mais um ano!

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email