No texto Coisas sobre viajar sozinha que eu queria te dizer, escrevi um tópico sobre essa questão que aflige tanta gente: fazer amizade na viagem ou fazer amizade viajando sozinha. Porque muitos falam que estar sozinho facilita ao fazer amigos, o que em certo ponto até é verdade. Quando a gente viaja acompanhada acaba ficando mais fechada com aquela(s) pessoa(s). E, quando não tem ninguém, a gente acaba se abrindo mais.
Só que nem todo mundo tem essa predisposição. Tem gente que não consegue ou não quer puxar assunto, e tudo bem. Tem gente que puxa assunto pra caramba e mesmo assim não rola, porque tudo depende da outra parte também. Nem sempre vai acontecer. E não tem nenhum problema nisso, ninguém precisa ficar se sentindo mal por não ser a pessoa descolada que conhece gente do mundo todo. Mas, como não custa tentar, algumas dicas podem ajudar quem está a fim de conhecer gente.
Leia também:
Relatos meus e de outras mulheres que viajam sozinhas
Dicas para fazer amizade na viagem
Hospede-se em um hostel
É uma boa escolha de hospedagem porque tanto os quartos coletivos como os demais ambientes são sempre um convite para a interação. Eu geralmente opto por quarto individual, mas frequento os outros espaços e realmente é fácil fazer amizade em hostel.
Outra dica é que os bares de hostels costumam ser abertos ao público em geral, não apenas a hóspedes. Então se está procurando um lugar para sair à noite, pode ser uma forma de não se sentir solitária ou deslocada porque certamente terão outros viajantes como você.
Acesse o couchsurfing
O couchsurfing é um site de hospedagem, mas pode ser usado também para encontrar companhia, já que nem todo mundo tem disponibilidade (ou espaço) para receber alguém, então se oferecem para mostrar a cidade.
Também há encontros, eu já fui algumas vezes quando morava no Rio. São legais porque vão turistas e moradores, quase todo mundo desacompanhado e aberto a conversar e conhecer gente nova. É só acessar o site, fazer um perfil, procurar por cidades e ver a agenda.
Procure passeios em grupo
Uma coisa que sempre faço é contratar passeios em agências, seja city tour ou algum bate e volta. Geralmente os hotéis e hostels têm para indicar.
Você vai sozinha, mas não vai estar sozinha, vai estar em um grupo e quem sabe pode até conhecer pessoas ali ou, pelo menos, vai ter gente para conversar durante o dia. Os walking tours também são ótimos para isso.
Acompanhe o blog também no Facebook!
Alugue um quarto no Airbnb
Ao invés de ficar em um hostel ou hotel, você pode alugar um quarto na casa de um morador. Claro que não necessariamente o morador vai estar disponível para acompanhar, mas pode ser que sim ou ele pode te dar dicas de locais ou até te apresentar amigos.
A propósito, se você se cadastrar pelo meu link ganha um superdesconto! O Airbnb Experiences também é legal para contratar passeios e tem opções como ir a um bar, pedalar pela cidade, coisas não muito turísticas mas que são bacanas.
Baixe aplicativos de paquera
Sim, os aplicativos foram criados para quem quer paquerar, mas podem ser úteis também para fazer amizades, ter companhia para um drink, ou, pelo menos, puxar uma conversa virtual e ter dicas de um local sobre programas leais na cidade.
Eu mesma nunca usei nessas situações. Mas vou deixar esse texto do blog Chucrute e Salsicha que fala mais sobre essas experiências de usar aplicativos para conhecer pessoas em viagens.
E se eu não fizer amizade na viagem?
Aí você vai aprender a curtir a melhor companhia que existe: a sua! Porque o passeio em grupo é legal, o bar é uma boa, os aplicativos podem ajudar, mas nada disso significa garantia de que você vai se enturmar.
Falo isso porque eu mesma já tive situações de tentar (e olha que puxo conversa até com poste rs) e simplesmente não rolar. Outras duas dicas importantes:
Leve passatempos
Nunca viaje sozinha sem levar pelo menos um livro, uma playlist animada e até alguns filmes baixados. Isso ajuda muito. Ou outra coisa que você goste, que te ajude a distrair.
Às vezes a gente fica sem jeito de se sentar sozinha em um restaurante, por exemplo, mas ler ou mexer no celular acaba sendo uma forma de amenizar isso.
Abuse do seu Smartphone
Não é porque você está longe geograficamente que precisa se comunicar só com quem está no mesmo lugar. Smartphone tá aí pra isso! Viu algo que uma amiga iria gostar? Tire foto, mande para ela, conte mais sobre o passeio. Encontrou um produto a cara da sua prima? Faça a mesma coisa.
Mantenha sua rede perto de você, conte da sua viagem, compartilhe o que você tem feito, isso também ajuda muito a não se sentir sozinha.
45 coisas para fazer sozinha e curtir a própria companhia
Mas, para mim, o ponto principal não é focar em fazer amizade na viagem ou em fazer amizade viajando sozinha, mas sim estar ciente de que isso pode não acontecer e estar preparada para curtir mesmo sem estar conversando com alguém ou sem interagir. É colocar em prática o #SouMinhaMelhorCompanhia (busque pela hashtag no Instagram e veja minhas publicações que você vai entender melhor). O que vier em consequência, é ótimo. Mas não viaje dependendo de conhecer gente para que seja bom. Vai sozinha, sim, e vai se divertir sozinha, sim! Acho que esse é o grande aprendizado!
Fotos: Pixabay
One thought on “Como fazer amizades viajando sozinha – ou como sobreviver sem isso”