A arte, a cultura, a natureza, os restaurantes, as pousadas, as estradas e o povo de Brumadinho, Minas Gerais, estão de braços abertos prontos para receber os turistas. Essa é a ideia da campanha “Abrace Brumadinho”, lançado pela Associação de Turismo da cidade com o objetivo de resgatar o fluxo de visitantes na região.
Localizado a 57 quilômetros de Belo Horizonte, em uma área de muita natureza, o município de Brumadinho vinha se destacando como um dos destinos turísticos mais procurados do estado, especialmente depois do surgimento do Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina.
Acompanhe o blog também no Facebook!
Mas, desde o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em janeiro deste ano, o movimento em hotéis e pousadas foi reduzido em mais de 50%, o que impacta diretamente na economia local – incluindo também restaurantes, artesãos e outros trabalhos. A tragédia resultou na morte de funcionários da mineradora e de moradores da região, muitos ainda desaparecidos, além de ter contaminado o Rio Paraopeba.
O foco agora é mostrar todas as belezas e o potencial turístico local, suas diversas opções de lazer e aventura, com atividades culturais, ecoturismo, culinária deliciosa, uma vida simples e um povo muito querido. Inclusive é uma ótimo destino para viajar sozinha, porque é uma cidade segura, tranquila e com atrativos variados! Estive lá ano passado e tenho alguns textos com mais dicas:
- Inhotim: o que saber antes de visitar um dos lugares mais incríveis do Brasil - Brumadinho além de Inhotim: 4 atividades diferentes na cidade mineira - Visita inesquecível e transformadora a uma Comunidade Quilombola - Conhecendo o melhor do Museu do Inhotim em apenas um dia - Comida mineira: um tour por bares e restaurantes de Brumadinho
O que conhecer em Brumadinho e região
Veja também algumas sugestões do site Visite Brumadinho, que destaca atrações na cidade e em toda a região:
Verde Folhas Espaço de Aventuras – aos pés da Serra do Rola Moça, tem cachoeiras, arvorismo, tirolesa, restaurante, ideal para passar o dia, mas também tem pousada para pernoitar. Entrada R$25,00 convertido em consumação. Mais informações: (31) 3575-3129
Topo do Mundo – o mirante a 1.500m de altitude tem uma vista maravilhosa, especialmente no pôr do sol, e é ideal para voar de asa delta e parapente. Funciona todos os dias em horário comercial, inclusive fins de semana e feriados. Mais informações sobre voo: (31) 3575-3129
Voo de balão – voar sobre a Serra da Moeda e ver do alto as belas paisagens é uma ótima opção para os mais aventureiros e que gostam de adrenalina. Mais informações no site www.voedebalao.com.br
Assentamento Pastorinhas – comunidade de agricultores familiares com produtos e atividades hortifrutigranjeiros no povoado de Tejuco. É possível fazer trilhas, oficinas de plantio e compostagem, assistir a palestras sobre agroecologia e reforma agrária. Quartas e sábados de 8h às 17h. Visita gratuita ou pacote com café, lanche e almoço R$ 40,00. Mais informações com a líder do assentamento Sra. Valéria (31) 9 9601-0277.
Mirante Morro dos Veados – parada obrigatória dentro do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com linda vista panorâmica do vale. Acesso livre, todos os dias em horário comercial, incluindo fins de semana e feriados.
Antes de viajar, encontre e reserve sua hospedagem
Casa da Cultura Carmita Passos – uma das primeiras instituições educacionais de Brumadinho, decisiva para a formação cultural dos moradores da cidade. Foi sede de várias escolas e atualmente promove exposições sobre a história e cultura do município. De segunda a sexta-feira de 8h às 17h, na Praça Dr. Belford, 47, Centro. Mais informações: (31) 3571-3906
Estação Ferroviária – inaugurada em 1917, é o grande símbolo da segunda fase da história de Brumadinho, possibilitando a chegada de muitos trabalhadores e dando origem às primeiras habitações da região central. De segunda a sexta-feira de 9h às 16h, na Rua Quintino Bocaiúva, s/n, Centro.
Quilombo dos Marinhos e do Sapé – ficam no distrito de São José do Paraopeba e são um marco social e histórico da cultura afrodescendente em Brumadinho. As comunidades que compõem os quilombos mantêm vivas suas tradições e costumes.
Artesanato – tradições familiares que passam de geração em geração e são fonte de renda para muitas pessoas. As mais comuns são cerâmicas, palhas, pinturas em telas, fibras de bananeira, biscuits, papéis, bambus e tecidos.
Rota da Cachaça – em algumas fazendas é possível ver de perto a produção e envelhecimento da cachaça artesanal, conhecer muitas histórias e experimentar os sabores da bebida tipicamente mineira.
Visitar Brumadinho e conhecer todos os seus atrativos é, além de uma excelente opção de turismo, uma forma de apoiar este recomeço tão importante para toda a região. Assista ao vídeo da campanha “Abrace Brumadinho”:
* Com informações da Agência Brasil e do site Visite Brumadinho
One thought on ““Abrace Brumadinho” – um convite para conhecer os encantos da região mineira”