5 praias e trilhas para curtir o melhor de Arraial do Cabo

melhores-praias-arraial-do-cabo

Quem gosta de curtir os feriados ou passar férias à beira-mar não pode deixar de visitar Arraial do Cabo. O destino é um dos destaques da região dos lagos do Rio de Janeiro. 

Arraial tem praias para todos os gostos, além de passeios ecológicos de tirar o fôlego. Você pode optar por fazer surf, trilhas, diversos esportes náuticos, e claro, pode ficar tranquilo e descansar.

Ah! E você vai precisar reservar um dos hotéis em Arraial do Cabo para aproveitar essa viagem incrível.

Confira a seguir dicas de praias e trilhas para conhecer o melhor de Arraial do Cabo!

1. Praia do Forno

A Praia do Forno é a preferida não só dos visitantes, mas também dos moradores de Arraial do Cabo. O acesso à praia pode ser feito de duas maneiras: por barco-táxi, que sai da Praia dos Anjos em um trajeto de cerca de dez minutos, ou por trilha. 

A Trilha da Praia do Forno é um dos percursos mais conhecidos da cidade e começa no lado esquerdo da Praia dos Anjos, próximo ao cais. A caminhada dura cerca de 20 minutos, tem 600 metros de extensão, mas demanda atenção e muito cuidado, pois tem trechos um pouco íngremes na subida e escorregadios na descida. 

No final da trilha, a paisagem é incrível: a Praia do Forno é cercada por mata atlântica nativa e tem águas cristalinas, que fazem jus aos títulos de Caribe Brasileira e Paraíso do Atlântico. As águas, além de límpidas, são mornas. E o mar é sereno e sem ondas.

melhores-praias-arraial-do-cabo-praia-do-forno

Foto: Divulgação

A orla da praia possui uma boa infraestrutura, com algumas barracas espalhadas ao longo da faixa de areia. Alguns quiosques oferecem petiscos tradicionais e um dos pratos preferidos de quem frequenta a região é a porção de peixe com batata frita e pirão.

É uma praia relativamente tranquila, ótima para quem prefere descansar e tomar sol. Mas, apesar disso, é bom destacar que no auge do verão, na alta temporada, a praia fica mais movimentada e lotada, principalmente aos sábados e domingos. 

2. Praia Brava

Praia Brava é a praia dos surfistas de Arraial do Cabo. Recebe este nome devido às suas flutuações mais severas e é muito adequada para o surf, kitesurf e outros esportes aquáticos. A praia pode ser acessada de táxi ou pela trilha menos difícil que começa na entrada do Pontal do Atalaia. O trajeto dura cerca de 30 minutos e a distância total é de 1,5 km.

A paisagem da Praia Brava é espetacular, com as ondas batendo nas pedras e o sol no horizonte. Mas o banho de mar só é recomendado, com cautela, na maré baixa; portanto, certifique-se de consultar a tabela de marés antes de entrar na água. 

Por ser uma praia de surfistas, é menos movimentada que as demais praias de Arraial do Cabo. Assim, a orla não tem muita estrutura – se quiser aproveitar o pequeno movimento para relaxar na areia, não deixe de levar comidas e bebidas leves para vencer a fome. E recolha sempre seu lixo!

3. Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia ficam na região de mesmo nome e são formadas por duas praias – daí o uso do plural – que “se juntam” quando a maré sobe. 

O acesso às Prainhas pode ser feito de várias formas, sendo o mais comum pelo mar é possível tomar barcos ou barcos-táxi que saem do cais da Praia dos Anjos (o mais urbano da cidade) e ficam apenas quarenta minutos nas Prainhas do Pontal do Atalaia, seguindo então para outros pontos turísticos da região. 

O acesso terrestre pode ser feito de carro. E outra opção é enfrentar a Trilha das Prainhas do Pontal do Atalaia. A trilha possui um nível de dificuldade de médio a alto, pois possui uma escadaria com 255 degraus ao longo de 6 km de extensão. 

O trajeto dura entre 1h a 1h30 e é bom ir com calçado adequado e fazer um alongamento antes de subir e descer escadas. A vista ao chegar às Prainhas é incrível! Lá você pode aproveitar e estender seu passeio para assistir ao pôr do sol no local, considerado por muitos o mais bonito da cidade.

melhores-praias-arraial-do-cabo-pontal-atalaia

Foto: Divulgação

Além do pôr do sol, outra dica é fazer um passeio de escuna nas Prainhas – com sorte, dá até para avistar golfinhos no mar. Como já dito, a Prainha é composta por duas regiões: uma é o ponto de embarque e desembarque do transporte marítimo e costuma ser mais tranquila; a outra tem mais infraestrutura e, por isso, geralmente é mais lotada.

4. Trilha da Rota dos Naufrágios

A diferença no roteiro do naufrágio é que ele atravessa diversos atrativos que fazem parte da história de Arraial do Cabo, como o sítio telegráfico, remanescente de uma antiga estação telegráfica construída em meados do século XIX.

Além das ruínas, a trilha também passa por locais como o Mirante e sítio arqueológico de Vigia, o naufrágio do navio Imbetiba (naufragado em 1881), Boqueirão de Arraial, Ilha dos Franceses e Gruta do Amor.

Esta trilha tem dificuldade média. Tem cerca de 7 km de extensão e requer um esforço moderado dos aventureiros. Assim como a trilha para as Prainhas do Pontal do Atalaia, é recomendável ir com roupas leves e levar água para se hidratar no caminho. O percurso também passa pela Praia Brava e Prainhas e tem duração estimada de 5h.

5. Trilha da Cabocla

A Trilha da Cabocla é uma trilha alternativa para chegar à Praia do Forno e começa na Prainha. A Prainha fica na zona norte da cidade, possui uma boa infraestrutura com quiosques, barracas e diversos hotéis e pousadas em seu entorno. A diferença desta trilha (também conhecida como Trilha Prainha – Praia do Forno), é que ela passa pelo Mirante da Cabocla, no morro do mesmo nome.

Da Prainha, o percurso continua até à Praia da Graçainha, uma pequena e tranquila praia. De lá, o trajeto é feito subindo até o Morro da Cabocla – então invista calçados adequados para fazer a caminhada. 

melhores-praias-arraial-do-cabo-trilha-cabocla

Foto: Divulgação

Recomenda-se fazer essa trilha com o acompanhamento e orientação de um guia turístico, pois a subida ao Morro e ao Mirante da Cabocla não é bem sinalizada e há trechos de mata fechada. No final do percurso, vale a pena o visual do mirante do Morro da Cabocla: a paisagem é linda, com vista panorâmica para a Praia do Forno. 

A descida até à Praia do Forno é mais tranquila, percorrida em estrada de pedra sem obstáculos. O percurso dura por volta de 2h30 e, por possuir pontos de atenção, é considerado de média a alta dificuldade.

Esta foi a seleção das 5 melhores praias e trilhas de Arraial do Cabo! 

Você conhece alguma praia ou trilha do Arraial que ficou de fora da lista e que merece uma menção especial? Conte nos comentários! E não se esqueça de compartilhar o post com os e começar a planejar sua viagem! 🙂

* Este é um post publicitário.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email