Há muitos lugares tombados como patrimônios mundiais da humanidade no Brasil. Desde 1972 a UNESCO (Organização das Naçőes Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura) elege esses patrimônios, escolhendo lugares pelo mundo que são significativos – seja pela beleza natural ou pela importância cultural. O objetivo é reconhecer a importância internacional de cada um deles, bem como sua relevância na história, além de incentivar a preservação e conservação.
A escolha se dá da seguinte forma: os países interessados indicam bens culturais e naturais, que são avaliados pelos órgãos da Convenção e aprovados anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, que é composto por representantes de 21 países. Conferi a lista no site da UNESCO, de onde tirei as informações desse texto, e compartilho aqui. Quais conhece e quais deseja conhecer?
Patrimônios mundiais da humanidade no Brasil
A primeira vez que o Brasil entrou na lista foi em 1980, com Ouro Preto, em Minas Gerais. A mais recente foi em julho de 2017, com o Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro. No total, há atualmente 21 lugares que já receberam esse título. Veja a lista completa dos patrimônios mundiais da humanidade no Brasil, na ordem cronológica.
Patrimônios Culturais:
Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)
Fundada no fim século XVII, foi ponto central no ciclo do ouro e chegou a ser capital mineira. Hoje é uma das principais cidades históricas do país, com muitas igrejas, chafarizes e obras do escultor barroco Aleijadinho. Veja hospedagens em Ouro Preto.
Centro Histórico de Olinda (PE)
Outra cidade histórica muito visitada. Fundada no século XVI pelos portugueses, possui belas igrejas barrocas, conventos, pequenas capelas e outras construções, além da bela vista para o mar. Veja hospedagens em Olinda.
Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões (RS e Argentina)
São ruínas de cinco missões jesuíticas, cada uma com arquitetura específica, construídas em territórios onde viviam os guaranis nos séculos XVII e XVIII. Hoje possuem estado de conservação diferente umas das outras. Veja hospedagens no Rio Grande do Sul e na Argentina.
Centro Histórico de Salvador (BA)
A primeira capital do Brasil foi criada com uma mistura de culturas europeias, africanas e ameríndias. Foi também o primeiro mercado de escravos daqui. A cidade tem muitas construções preservadas e várias casas bem coloridas. Veja hospedagens em Salvador.
Leia também:
Fim de semana em Salvador
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG)
O interior da igreja tem estilo rococó. E na escadaria externa estão estátuas dos 12 Profetas – obras de arte barroca de Aleijadinho – e seis capelas que representam as Estações da Cruz. Veja hospedagens em Congonhas.
Plano Piloto de Brasília (DF)
Fundada em 1960, é um marco na história do planejamento urbano, da arquitetura das áreas residenciais e administrativas (que possuem o formato de um avião com suas asas abertas) à simetria dos edifícios. Veja hospedagens em Brasília.
Veja no blog Tá indo pra onde?
As 7 maravilhas de Brasília
Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI)
É um testemunho de uma das ocupações humanas mais antigas da América Latina. No local há inúmeros abrigos rochosos, muitos deles com pinturas rupestres, sendo algumas com mais de 25 mil anos. Veja hospedagens em São Raimundo Nonato.
Centro Histórico de São Luís (MA)
Fundada por franceses e ocupada por holandeses antes do domínio português, preservou construções históricos e ruas organizadas de forma retangular. O conjunto arquitetônico é exemplo de cidade colonial das nações ibéricas. Veja hospedagens em São Luís.
Centro Histórico de Diamantina (MG)
Mais uma cidade histórica mineira muito visitada. Fundada no período colonial, está localizada entre muitas montanhas rochosas e foi importante na época do garimpo de diamantes no século XVIII. Veja hospedagens em Diamantina.
Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)
Colonizada ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi uma cidade mineradora. A arquitetura das construções – públicas e privadas – formam um conjunto harmonioso. São muito modestas, mas feitas com materiais e técnicas locais. Veja hospedagens em Goiás.
Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão (SE)
Construções antigas importantes: a Igreja e Convento de São Francisco, Igreja e Santa Casa de Misericórdia, Palácio Provincial, entre outros. Todos com arquitetura típica franciscana desenvolvida no Nordeste. Veja hospedagens em São Cristóvão.
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
Um cenário urbano com elementos naturais que inspiraram o desenvolvimento da cidade: as montanhas, o mar, o Jardim Botânico, o Corcovado, o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e a cultura de vida ao ar livre. Veja hospedagens no Rio de Janeiro.
Leia também:
Melhores dicas do Rio de Janeiro
Conjunto Moderno da Pampulha em Belo Horizonte (MG)
Projeto de Niemeyer e Burle Marx, com colaboração de artistas como Portinari, é composto pela Igreja de São Francisco, Cassino (atual Museu), Casa do Baile (atual Centro de Urbanismo, Arquitetura e Design) e Iate Clube. Veja hospedagens em Belo Horizonte.
Sítio Arqueológico Cais do Valongo no Rio de Janeiro (RJ)
Localizado na antiga área portuária, onde o antigo cais de pedra foi construído para o desembarque de africanos escravizados a partir de 1811. Cerca de 900 mil chegarem por lá. Possui várias camadas arqueológicas. Veja hospedagens no Rio de Janeiro.
Leia também:
Pequena África, no Rio de Janeiro
Patrimônios Naturais:
Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR e Argentina)
Uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo (aproximadamente 2.700 metros), fica em uma área de muitas espécies de flora e fauna raras e ameaçadas de extinção. Veja hospedagens em Foz do Iguaçu.
Mata Atlântica – Reservas do Sudeste (SP e PR)
São 25 áreas protegidas que preservam a riqueza biológica e os últimos vestígios de vegetação atlântica remanescentes, com montanhas cobertas por florestas, áreas de mangue, ilhas costeiras e grande beleza. Veja hospedagens em São Paulo e no Paraná.
Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica (BA e ES)
São oito áreas individuais protegidas, com as mais ricas florestas tropicais em termos de biodiversidade em todo o mundo. Possuem uma grande variedade de espécies de interesse científico e importantes para a conservação. Veja hospedagens na Bahia e no Espírito Santo.
Leia também:
Um dia na Costa do Descobrimento (BA)
Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central
É a maior área protegida da Bacia Amazônica e uma das regiões mais ricas em biodiversidade. Composta pelo Parque Nacional do Jaú, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamairauá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Estação Ecológica Anavilhanas. Veja hospedagem no Amazonas.
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT e MS)
Um dos maiores ecossistemas de água doce em zonas úmidas do mundo, é onde está a cabeceira dos principais sistemas fluviais da região – Rio Cuiabá e Rio Paraguai – além da diversidade da vegetação e da vida animal. Veja hospedagens no Pantanal.
Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO)
Abrigam exemplares da fauna e da flora característicos do Cerrado, sendo um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados de todo o mundo. É vital para a manutenção da biodiversidade da região. Veja hospedagens em Goiás.
Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
Riquezas aquáticas importantes para a reprodução e a alimentação do atum, de espécies de tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos. São o lar das maiores concentrações de pássaros marinhos tropicais no Atlântico Ocidental. Veja hospedagens em Fernando de Noronha.
Leia também:
Dicas de Fernando de Noronha
Olhando esta listinha dos patrimônios mundiais da humanidade no Brasil vejo o quanto há para conhecer pelo nosso país. E minha lista particular de desejos de viagem só cresce!
* Foto Principal: By Daniel Raposo (Own work) [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], via Wikimedia Commons
A foto do “Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)” fui eu quem tirei. Postei ela no meu instagram @vinicius_mo =)
Gostei muito da pesquisa, parabéns! É de matérias assim que precisamos! Como nosso país é lindo, a natureza é a nossa riqueza e mesmo assim, não é dado o valor que merece. O que precisamos é ter amor a nossa terra e não ficar entregando o que é nosso para outros por dinheiro ou por qualquer outro motivo!
Obrigada, José!!!