O que fazer em casa: receitas simples, fáceis e práticas que testei

receitas-simples-faceis-praticas-fazer-na-quarentena

Por não ser uma pessoa muito jeitosa na cozinha, prefiro sempre receitas simples, fáceis e práticas. Daquelas que é só misturar os ingredientes ou, no máximo, jogar tudo no liquidificador. Morro de preguiça quando são várias etapas, faz daqui, reserva dali, junta depois e sei lá o que. Me perco, não curto. Para mim praticidade é tudo na vida e na cozinha também!

Mesmo assim, a verdade é que eu nunca fui de fazer nada. Só o básico, até porque preciso me alimentar. Fico, literalmente, no arroz com feijão. Até que veio a quarentena, eu vim para a casa da minha mãe e comecei a procurar receitas fáceis para o dia a dia, tanto de bolos como de lanches. Inicialmente só para que fossem um momento de tentar algo diferente durante o isolamento, de resgatar algum prazer dela – o que acabou virando um prazer meu. Depois meus sobrinhos chegaram e entraram na onda também.

Comecei a compartilhar nos stories do Instagram meio despretensiosamente e aconteceu o que nunca imaginei: as pessoas começaram a gostar – acho que exatamente por serem “receitas reais”, comidas cotidianas, ao contrário de muitas “receitas de instagram” feitas mais pela estética ou para mostrar algo diferente e inovador. Aqui não. Aqui é tudo do jeito mais simples possível. Vê só!

Acompanhe o blog também no Facebook!

9 receitas simples, fáceis e práticas

Biscoito de polvilho

receitas-simples-faceis-praticas-biscoito

Ingredientes:

3 copos de polvilho doce
1/2 copo (americano) de óleo
2 copos de queijo meio curado ralado
3 ovos
Sal a gosto
Leite para amolecer (se necessário)

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes (menos o leite) e ir mexendo com a mão até ficar no ponto de enrolar. Colocar no tabuleiro untado e assar por 20 a 30 minutos. Rende mais ou menos 30 biscoitos. Se não quiser assar todos de uma vez, dá para guardar a massa em um saco plástico na geladeira ou congelador.

Bolo de fubá

receitas-simples-faceis-praticas-bolo-fuba

Ingredientes:

2 copos (americano) de fubá
1 copo de óleo (menos 2 dedos)
2 copos de açúcar
3 ovos
2 copos de leite integral
1 pitada de sal
2 colheres de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar em um tabuleiro untado. Assar por 30 a 40 minutos. Opcional, ao colocar a massa no tabuleiro, jogar alguns pequenos pedaços de queijo meio curado.

Pãozinho recheado

receitas-simples-faceis-praticas-pao-recheado

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres de queijo meio curado ralado
1 colher (sopa) de sal
Molho (a gosto) para o recheio

Modo de fazer:

Bater no liquidificador os ovos, sal, leite e farinha de trigo. Depois o fermento e o queijo e bater mais um pouco. Colocar em um tabuleiro untado. Jogar o molho por cima – costumo fazer de carne moída com molho de tomate e complementos como azeitona, milho, etc. Ele irá “afundar” na massa, mas pode usar uma colher para espalhar mais um pouco, caso ache necessário. Assar por aproximadamente 30 minutos no forno médio.

Pão de Queijo

receitas-simples-faceis-praticas-pao-de-queijo

Ingredientes:

1 kg de polvilho doce
6 ovos
1/2 copo (americano) de óleo
1/2 prato de queijo curado ou meio curado ralado
1 copo (americano) de água fervendo
Leite para amolecer (se necessário)

Modo de fazer:

Escaldar o polvilho com a água fervendo (basicamente misturar a água). Acrescentar os ovos e o óleo. Misturar bem, mexendo com as mãos. Depois o queijo e mexer mais um pouco. Se estiver muito duro, colocar o leite bem aos pouquinhos. Passar óleo nas mãos e enrolar (não precisa untar o tabuleiro). Rende mais ou menos 60 bolinhas. Dá para congelar já enrolado ou a massa em um saco plástico.

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo (menos 2 dedos)
2 cenouras grandes em pedaços
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Canela a gosto

Modo de fazer:

Bater no liquidificador os ovos, açúcar, óleo e a cenoura até ficar homogêneo. Acrescentar a farinha e o fermento. Untar o tabuleiro e polvilhar canela (ou farinha de trigo coada apenas para não grudar). Assar por 20 a 30 minutos.

Bolo Saudável de Banana

receitas-simples-faceis-praticas-bolo-banana

Ingredientes:

1 banana madura
1 ovo
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sobremesa) de fermento
Canela a gosto

Modo de fazer:

Amassar bem a banana, misturar o ovo, a canela a aveia até ficar homogêneo. Colocar o fermento. Opcional: passas, castanhas trituradas, ameixas… Assar por três  minutos no micro-ondas em uma caneca untada. Ou levar ao forno por 5 minutos em um tabuleiro. Rende um bolinho individual. Se quiser o tamanho maior, é só dobrar/triplicar todas as medidas.

Bolo Arco-Íris

receitas-simples-faceis-praticas-bolo-arco-iris

Ingredientes:

5 ovos
1 copo (americano) de leite
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga/margarina
1 xícara de maisena
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes na batedeira ou liquidificador, deixando o fermento por último. Dividir a massa em quatro potinhos (ou quantas forem as quantidades de corante) e misturar uma cor em cada um. Assar separadamente cada bolo, em tabuleiro igual para ficar do mesmo tamanho. Untar bem e polvilhar farinha para nõa agarrar. Depois de desenformar, usar uma faca para deixar alinhado e colocar uma sobre a outra. Opcional: brigadeiro branco para “colar” e para a cobertura, finalizando com granulado colorido.

Bolo de maçã

receitas-simples-faceis-praticas-bolo-maca

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 colher (sopa) de canela em pó
1 xícara de óleo
3 maçãs
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Descascar as maçãs, picar em cubinhos pequenos e reservar. No liquidificador, bater os ovos, óleo e as cascas de maçã. Depois, em um vasilhame, misturar com os ingredientes secos e, por fim, as maçãs picadas. Colocar no tabuleiro untado. Opcional: colocar mais uma maçã fatiada no fundo do tabuleiro. Assar por aproximadamente 40 min no forno médio

Bolo de Mandioca

receitas-simples-faceis-praticas-bolo-mandioca

Ingredientes:

1kg de mandioca crua cortada em pedacinhos pequenos
350 g de coco ralado (preferência seco e sem açúcar)
2 colheres (sopa) de manteiga/margarina
400 ml de leite integral
4 ovos
2 xícaras de açúcar refinado
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bater no liquidificador os ovos, leite e a mandioca pouco a pouco. Depois despejar essa mistura, acrescentar os demais ingredientes e ir mexendo até ficar homogêneo (fica bem cremoso e consistente). Colocar no tabuleiro untado com manteiga/margarina, de preferência um tabuleiro maior que não fique muito alto. Assar em forno médio por aproximadamente 1h.

Essas são minhas dicas de receitas simples, fáceis e práticas para fazer na quarentena ou em qualquer época. Quem quiser pode testar sem medo porque as chances de dar errado são mínimas – no melhor estilo “se até eu consegui, você também consegue”. E na medida em que for fazendo coisas novas (será?) vou acrescentando.

Mais dicas do que fazer em casa: livros que li/estou lendo na quarentena

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email