Restaurantes e quiosques em Castelhanos: 6 lugares para comer

Os restaurantes e quiosques de Castelhanos, em Anchieta, no litoral do Espírito Santo, são ótimas opções para fechar a noite ou para comer algo durante o dia de praia. Na minha ida mais recente à cidade, a convite da II Semana do Turismo de Anchieta, passamos pelo Restaurante Batelão, que nos recebeu com um cardápio variado, oferecido por diversos estabelecimentos locais, tanto de itens típicos do litoral capixaba, como de petiscos e pratos em geral.

Experimentei todos e nem sei dizer qual estava melhor. Tudo preparado no maior capricho e com muito sabor. Se você está planejando uma viagem para Castelhanos, veja aqui os melhores lugares para comer por lá.

Leia também:
Viajando Sozinha para Anchieta

6 restaurantes e quiosques em Castelhanos

lagosta-restaurante-castelhanos-es

– Batelão Moquecaria e Restaurante

– Quiosque do Grandinho

– Tayo Anchieta

– 4 Forneria Pizza e Massa

– Taberna da Praia

– Thanharu Praia Hotel

Entre os pratos servidos por eles tinham quibes e filezinho de peixe frito, comida japonesa, pizza, peroá com batata frita e banana frita, filé acebolado e moqueca. Mas há outras variedades em todos – vale conhecer e provar. Quero registrar que foi a primeira vez na vida que comi lagosta. E gostei! De sobremesa, um doce super leve de frutas vermelhas com iogurte grego e chantilly.

Ainda fomos gentilmente presenteados com uma panelinha de barro temática do Festival da Moqueca, um dos principais eventos gastronômicos de Anchieta e que acontece anualmente no Balneário de Castelhanos.

Festival da Moqueca Capixaba de Castelhanos

O Festival da Moqueca Capixaba é organizado pela Associação Castelhanos em Ação. São vários restaurantes, quiosques e pousadas participantes. Durante o festival, cada um escolhe uma receita diferente do prato.

Além disso, há um evento onde a maior moqueca capixaba é preparada. A maior panela de barro do mundo foi feita com exclusividade pelas paneleiras de Goiabeiras de Vitória.

maior-moqueca-do-mundo-castelhanos

No dia em que fomos ao Restaurante Batelão, a panela estava exposta e é realmente enorme. Deve ser muito interessante estar presente no dia e poder saborear a moqueca. O Festival acontece sempre no mês de setembro, quando é comemorado o Dia Municipal da Moqueca Capixaba (07/09) e o Dia Estadual da Moqueca Capixaba (30/09).

Leia também:
Panelas de barro: tradição capixaba
Receita de moqueca e onde comer

Mais dicas de Castelhanos

Quem viaja para Castelhanos sabe que o balneário é famoso pelo mar tranquilo e a praia muito bonita. No verão o agito é certo. Mas, para quem não gosta de praias muito cheias, o melhor é fugir da alta temporada e curtir com mais tranquilidade.

São cerca de 2km de extensão e, quando a maré está baixa, algumas piscinas naturais se formam e deixam a praia ainda mais convidativa.

castelhanos-anchieta-es

Além de aproveitar os dias de sol no cenário paradisíaco e de comer nos restaurantes e quiosques de Castelhanos, sugiro separar um dia do seu roteiro para visitar o Santuário Nacional São José de Anchieta. O local é um marco da cidade e ponto importante da história do Espírito Santo. Se tiver mais tempo, recomendo também o Balneário de Iriri e o Circuito dos Imigrantes, que conheci nesta viagem recente e gostei muito.

 

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.