Como tirar fotos boas de você mesma quando está viajando sozinha

tirar-fotos-boas-viajando-sozinha

“Mariana, quando você viaja sozinha como tira suas fotos?” Essa é uma das perguntas que mais me fazem. Afinal, é natural que todo mundo queira registrar cada momento, para guardar como lembrança. Eu amo! Tão bom rever fotos e ficar revivendo os lugares por onde passamos… Melhor ainda quando a gente também aparece na foto, não só o cenário. E é aí que vem a dúvida: dá mesmo pra tirar fotos boas viajando sozinha?

Sim, dá. Não é a coisa mais simples do mundo, demanda um pouquinho de paciência, e não vou negar que tenho muito (mas muito) mais fotos de paisagens do que minhas. Faz parte. A gente vai se acostumando. Mas vou compartilhar com vocês algumas coisas que coloco em prática nas minhas viagens e que têm funcionado!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Dicas para tirar fotos suas ao viajar sozinha

 O que faço com mais frequência é me oferecer para tirar foto de outras pessoas, seja alguém que também esteja sozinha, ou mesmo um casal ou grupo. Depois pergunto se podem me fotografar também. Peço para tirarem várias, tanto horizontal como vertical. Aproveito para mostrar o enquadramento que quero, explico como deve ser a foto. Claro que às vezes não fica bom – tem gente que (acredite!) corta o monumento e tira só do rosto. Ou, como sou muito grande, se abaixa achando que tem de me enquadrar por inteiro e fico parecendo um dinossauro. Aí eu agradeço, espero outra pessoa passar e recomeço as tentativas… uma hora dá certo!

tirar-fotos-boas-viajando-sozinha-dica

Agora sim, bem melhor!!!

Outra dica é, antes de pedir, observar quem está com câmera. Se for em um ponto turístico é mais fácil de ter alguém. E certamente quem tem câmera é porque sabe fotografar. Em passeios feitos com grupos de turismo ou agências, os guias costumam tirar boas fotos também, até porque já estão acostumados a isso. Não é regra, mas vale testar. A minha foto que abre esse texto foi tirada por um guia durante um passeio a Cascais, em Portugal.

Faça selfies. Nem sempre é o ideal, mas muitas vezes é o possível. É o que eu mais tenho!!! O bom é que esse estilo de foto acabou caindo no gosto das pessoas – já aconteceu até de eu me oferecer para tirar e ouvir que não precisa, porque só quer uma selfie mesmo. Mas tem algumas formas de tirar uma selfie melhor: gosto de ficar distante do monumento/paisagem, para enquadrar melhor; e me posiciono na lateral, e não na frente, para não tapar. Também gosto de fotografar outras partes que não sejam só o rosto, mas os pés, mãos em algum cenário bonito.

Se tiver paciência e espaço na bolsa (eu não tenho uma coisa nem outra rs), carregue um pau de selfie e/ou um tripé. O pau de selfie ajuda muito na questão de não ficar tão próximo do rosto ou da paisagem e dá para ter uma foto bem melhor. Já tive, mas durou pouco, quebrou e não me animei em comprar outro. E com o tripé dá para posicionar no automático, correr e fazer uma pose, tirando até mesmo fotos de corpo inteiro.

Antes de viajar, reserve sua hosepedagem pelo Booking!

    
        Booking.com

Fotógrafo profissional na viagem

A pergunta sobre quem tira minhas fotos é ainda mais frequente ainda quando posto uma das fotos maravilhosas do ensaio fotográfico que fiz na minha viagem à Bahia.

Leia também: Um fotógrafo na sua viagem

Tanto aqui como no Instagram, eu uso fotos do ensaio quando vou falar de algo que não é necessariamente um destino e, portanto, não precisam de fotos específicas do local. Se o conteúdo é sobre viajar sozinha, sobre empoderamento e outros temas afins, preciso de imagens bonitas para ilustrar e aí não tenha dúvida de que sempre vai ser uma delas porque são lindas.

E fica a dica de contratar um fotógrafo profissional na viagem, pra você poder curtir numa boa sem precisar se preocupar com os cliques e certa de que vai voltar com os melhores registros. A fotógrafa que fez as minhas fotos é a Lu Mattos – acompanhe o trabalho incrível dela no Instagram @lumattosfotos Quem mora no Rio de Janeiro ou vai estar pela cidade pode agendar com ela pelo site https://lumattos.appointlet.com E tem descontinho para meus leitores! Usando o cupom MARIANA VIAJA você ganha 5% de desconto sobre o valor do ensaio escolhido.

 

Essas e muitas outras informações sobre viajar sozinha – preparativos, hospedagem, comunicação, passeios, etc – estão no ebook que fiz com 30 dicas para viajar sozinha.

dicas-viajar-sozinha-banner

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email