Muita gente pode estar se perguntando o que fazer no centro do Rio de Janeiro… Afinal, a cidade é sinônimo de praia. Mas se engana quem pensa que é só isso. Há muita coisa bacana em outras regiões, especialmente no centro, que vem atraindo cada vez mais turistas e moradores.
No trecho que vai da Cinelândia à Gamboa, passando pela Praça XV e Praça Mauá, o Rio de Janeiro tem diversas opções de passeios históricos e culturais. Confere só a lista – e tem mapinha no final com todos os lugares citados.
Leia também:
75 programas clássicos para fazer no Rio
Viajar sozinha para o Rio de Janeiro é perigoso?
O que conhecer no centro do Rio de Janeiro
Teatro Municipal
Se por fora já impressiona, por dentro mais ainda, com muitos detalhes em ouro! Quem quiser conhecer melhor pode fazer uma visita guiada ou ficar de olho na agenda de programação, que muitas vezes tem espetáculos de música e/ou de dança com preços promocionais.
Biblioteca Nacional
Vale uma visita mesmo que só para conhecer a construção, que chama a atenção já nas escadarias da entrada! É a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das 10 maiores do mundo. O acervo guarda o patrimônio bibliográfico do Brasil (jornais, livros, revistas, gravações, folhetos, etc).
Real Gabinete Português de Leitura
É a foto que abre o texto. Eleito pela revista Time como uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, foi construído no século XIX e hoje funciona como centro de estudos. Tem cerca de 350 mil livros que ocupam as estantes do chão ao teto, com exemplares raros como a 1ª edição (1572) de “Os Lusíadas”, de Camões.
Confeitaria Colombo
Um dos lugares mais bonitos de todo o Rio. A construção histórica de 1894 tem móveis originais do século XIX, vitrais e paredes espelhadas, e uma bela arquitetura. E, além de tudo, tem um cardápio de dar água na boca.
Leia também:
Tour Doces Histórias pelas confeitarias do Rio
Paço Imperial
Construção do período colonial que já foi sede dos governos do Reinado e do Império e palco de acontecimentos importantes da história do Brasil. Hoje o prédio é tombado pelo patrimônio histórico e funciona como um centro cultural.
Arco do Teles
Seu entorno foi oficializado como quarteirão cultural e gastronômico da Praça XV. São vários bares, restaurantes, e um sambinha da melhor qualidade em alguns dias da semana.
CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil)
Um dos principais centros culturais do país, tem sempre exposições, peças de teatro, música, cinema, além de um café e livraria. A construção, que é do fim do século XIX, é belíssima, com destaque para o teto. Fica no chamado Corredor Cultural, onde está também o Centro Cultural dos Correios.
Dica de hospedagem perto do centro:
Minha experiência no Hotel Selina Lapa
Igreja da Candelária
Tradicional e imponente, é considerada uma das mais bonitas do mundo. Ela fica em frente ao CCBB, voltada para a Baía de Guanabara, que era a principal via de entrada da cidade na época da sua construção, por volta de 1610.
Zona Portuária
Foi revitalizada e se transformou no Porto Maravilha. No entorno da Praça Mauá e seguindo pelo chamada Orla Conde (ou Boulevard Olímpico), costuma ter sempre muita gente aproveitando as atrações, especialmente nos fins de semana.
Museu do Amanhã
Ponto mais visitado da Praça Mauá, o museu ganhou prêmio internacional, em 2017, como “construção verde mais inovadora”. Definido como “um museu de ciências diferente”, tem uma bela arquitetura e mostra, de forma interativa, temas que vão da origem do universo à construção de amanhãs possíveis.
Leia também:
Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
MAR (Museu de Arte do Rio)
Fica em frente ao Museu do Amanhã, tem obras de arte do acervo e exposições temporárias. Esse museu tem o objetivo de pensar a formação e a história da cidade. Na sua arquitetura o destaque fica na cobertura em forma de onda do mar, além de uma vista panorâmica incrível do terraço.
Mural Etnias
O grafite de Eduardo Kobra, com 2.500 metros quadrados, representa os povos dos cinco continentes – Etnia Mulsi (Etiópia/África), Tribo Karen (Tailândia/Ásia), Tribo dos Tapajós (Brasil/Américas), Chukchis (Sibéria/Europa) e Etnia Hulis (Nova Guiné/Oceania). O mural se tornou um dos principais atrativos do local.
Leia também:
Mural Etnias é o maior do mundo
Cais do Valongo
Eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, era onde desembarcavam os navios negreiros vindos da África e foi encontrado na escavação das obras de revitalização. É um dos pontos principais da região, local importante da história dos negros no século XIX e imperdível na lista do que fazer no centro do Rio de Janeiro.
Leia também:
Pequena África: passeio imperdível
AquaRio
É o maior Aquário Marinho da América do Sul, que conta com milhares de espécies. Um dos principais atrativos é o tanque principal com três milhões e meio de litros de água, onde é possível ver de perto tubarões e arraias.
Leia também:
Como visitar o AquaRio
Cidade do Samba
É o local onde ficam os barracões das escolas de samba do grupo especial, é onde são feitas as fantasias, os carros alegóricos e onde acontecem os ensaios. Há passeios nos quais é possível conhecer sobre os bastidores da festa.
Leia também:
Tour Carnaval Experience na Cidade do Samba
Saara
A região de muitas lojas de artigos de diversos segmentos, abrange algumas ruas do centro e é considerada como o maior shopping a céu aberto da América Latina. O nome é a sigla para Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências. Dizem que, independentemente do que você estiver procurando, lá você vai encontrar.
Veja mais dicas:
Guia de compras no Saara
Se não quiser fazer os passeios sozinha ou por conta própria, há opções de tours gratuitos pela região central.
Como se locomover no centro do Rio
Viu como tem muitas coisas para fazer no centro do Rio de Janeiro? Todo esse trajeto pode ser feito no VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. Mas o mais legal é ir caminhando ou pedalando e curtindo toda as belezas do caminho…
Entre um passeio e outro, dá para fazer um lanche nos food trucks ou comprar artesanato nas barracas que ficam por lá, principalmente nos fins de semana.
Eu adoro o centro do Rio de Janeiro, ele transpira autenticidade! Meu local favorito é o gabinete real de leitura, parece saído de um filme, né? E a confeitaria Colombo, hmmm que delícia!
Que lugares maravilhosos né? E o Real Gabinete Português de Leitura? Nunca tinha visto e achei simplesmente FANTÁSTICO
E como tem coisa pra fazer no Rio! Eu moro desde que nasci e não vi tudo ainda rs
Amei seu post! Sou apaixonada por lugares que citou como o CCBB e a Confeitaria Colombo
Esse post é de uma riqueza sem tamanho. Vc fez uma lista bem completa e com descrições precisas. Achei que conhecesse o Rio, mas me enganei.. Não vi a área portuária revitalizada e morro de vontade de ir ao Real Gabinete… Preciso voltar
olha so quase visitei todos esses lugares, ja to faceira com essa listinha aheuahe adorei o gabinete
O centro do Rio de Janeiro é muito bonito e precisa ser preservado.