Da Cinelândia à Gamboa: o que fazer no centro do Rio de Janeiro

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-real-gabinete

Muita gente pode estar se perguntando o que fazer no centro do Rio de Janeiro… Afinal, a cidade é sinônimo de praia. Mas se engana quem pensa que é só isso. Há muita coisa bacana em outras regiões, especialmente no centro, que vem atraindo cada vez mais turistas e moradores.

No trecho que vai da Cinelândia à Gamboa, passando pela Praça XV e Praça Mauá, o Rio de Janeiro tem diversas opções de passeios históricos e culturais. Confere só a lista – e tem mapinha no final com todos os lugares citados.

Acompanhe o blog também no Facebook!

O que conhecer no centro do Rio de Janeiro

Teatro Municipal

Se por fora já impressiona, por dentro mais ainda, com muitos detalhes em ouro! Quem quiser conhecer melhor pode fazer uma visita guiada ou ficar de olho na agenda de programação, que muitas vezes tem espetáculos de música e/ou de dança com preços promocionais.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-theatro-municipal

Biblioteca Nacional

Vale uma visita mesmo que só para conhecer a construção, que chama a atenção já nas escadarias da entrada! É a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das 10 maiores do mundo. O acervo guarda o patrimônio bibliográfico do Brasil (jornais, livros, revistas, gravações, folhetos, etc).

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-biblioteca-nacional

Real Gabinete Português de Leitura

É a foto que abre o texto. Eleito pela revista Time como uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, foi construído no século XIX e hoje funciona como centro de estudos. Tem cerca de 350 mil livros que ocupam as estantes do chão ao teto, com exemplares raros como a 1ª edição (1572) de “Os Lusíadas”, de Camões.

Confeitaria Colombo

Um dos lugares mais bonitos de todo o Rio. A construção histórica de 1894 tem móveis originais do século XIX, vitrais e paredes espelhadas, e uma bela arquitetura. E, além de tudo, tem um cardápio de dar água na boca. Outra dica é fazer o tour Doces Histórias por algumas confeitarias do centro.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-confeitaria-colombo

Paço Imperial

Construção do período colonial que já foi sede dos governos do Reinado e do Império e palco de acontecimentos importantes da história do Brasil. Hoje o prédio é tombado pelo patrimônio histórico e funciona como um centro cultural.

Onde ficar no Rio de Janeiro: opções de hospedagem bairro a bairro

Arco do Teles

Seu entorno foi oficializado como quarteirão cultural e gastronômico da Praça XV. São vários bares, restaurantes, e um sambinha da melhor qualidade em alguns dias da semana.

CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil)

Um dos principais centros culturais do país, tem sempre exposições, peças de teatro, música, cinema, além de um café e livraria. A construção, que é do fim do século XIX, é belíssima, com destaque para o teto. Fica no chamado Corredor Cultural, onde está também o Centro Cultural dos Correios.

Igreja da Candelária

Tradicional e imponente, é considerada uma das mais bonitas do mundo. Ela fica em frente ao CCBB, voltada para a Baía de Guanabara, que era a principal via de entrada da cidade na época da sua construção, por volta de 1610.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-candelaria

Zona Portuária

Foi revitalizada e se transformou no Porto Maravilha. No entorno da Praça Mauá e seguindo pelo chamada Orla Conde (ou Boulevard Olímpico), costuma ter sempre muita gente aproveitando as atrações, especialmente nos fins de semana.

Leia também: 75 programas clássicos para fazer no Rio

Museu do Amanhã

Ponto mais visitado da Praça Mauá, o Museu do Amanhã ganhou prêmio internacional, em 2017, como “construção verde mais inovadora”. Definido como “um museu de ciências diferente”, tem uma bela arquitetura e mostra, de forma interativa, temas que vão da origem do universo à construção de amanhãs possíveis.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-museu-amanha

MAR (Museu de Arte do Rio)

Fica em frente ao Museu do Amanhã, tem obras de arte do acervo e exposições temporárias. Esse museu tem o objetivo de pensar a formação e a história da cidade. Na sua arquitetura o destaque fica na cobertura em forma de onda do mar, além de uma vista panorâmica incrível do terraço.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-mar

Mural Etnias

Grafite de Eduardo Kobra, com 2.500 metros quadrados representando os povos dos cinco continentes – Etnia Mulsi (Etiópia/África), Tribo Karen (Tailândia/Ásia), Tribo dos Tapajós (Brasil/Américas), Chukchis (Sibéria/Europa) e Etnia Hulis (Nova Guiné/Oceania). O Mural Etnias se tornou um dos principais atrativos do local.

Cais do Valongo

Eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, era onde desembarcavam os navios negreiros vindos da África e foi encontrado na escavação das obras de revitalização. É um dos pontos principais da região conhecida como Pequena África, local importante da história dos negros no século XIX.

pequena-africa-rio-de-janeiro-cais-do-valongo

AquaRio

O único da lista que ainda não fui. É o maior Aquário Marinho da América do Sul, que conta com milhares de espécies. Um dos atrativos é o tanque principal com três milhões e meio de litros de água, onde é possível mergulhar e ver de pertinho tubarões e arraias.

Cidade do Samba

É o local onde ficam os barracões das escolas de samba do grupo especial, é onde são feitas as fantasias, os carros alegóricos e onde acontecem os ensaios. Lá é possível fazer o tour Carnaval Experience e conhecer sobre os bastidores da festa.

o-que-fazer-centro-rio-de-janeiro-cidade-do-samba

Como se locomover no centro do Rio

Viu como tem muitas coisas para fazer no centro do Rio de Janeiro? Todo esse trajeto pode ser feito no VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. Mas o mais legal é ir caminhando ou pedalando e curtindo toda as belezas do caminho… Entre um passeio e outro, dá para fazer um lanche nos food trucks ou comprar artesanato nas barracas que ficam por lá, principalmente nos fins de semana.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email