Melhores destinos no Brasil para quem ama chocolate

destinos-brasil-chocolate

Com a proximidade da Páscoa e ainda com a impossibilidade de viajar por causa da pandemia, pensei em relembrar alguns destinos no Brasil para quem ama chocolate! A Páscoa é uma data que me deixa confusa porque mistura religiosidade, gastronomia, animais, enfim, nunca entendi muito bem o que a ressurreição de Cristo tem a ver com coelho que por sua vez tem a ver com ovos e o que eles têm a ver com chocolate.

Deve ter uma explicação, claro, mas também não procurei saber. Até porque nem precisa fazer sentido, né, só precisa ser bom! E disso não tenho dúvidas que é. Afinal, quem não gosta de chocolate?

Eu sou chocólatra assumida e reuni aqui alguns lugares onde há grandes fábricas ou mesmo marcas mais artesanais e caseiras. Para quando for possível viajar novamente pode ser um bom critério ao escolher para onde ir – e se deliciar!

Leia também:
Como se organizar financeiramente para uma viagem

6 destinos no Brasil para quem ama chocolate

Vila Velha

Começando pela cidade onde moro. Vila Velha, no Espírito Santo, é famosa por ser a sede da fábrica da Garoto. Em uma visita é possível conhecer a fábrica por dentro, ver os chocolates sendo feitos e, claro, degustar! Tem também um pequeno museu que conta a história da marca. E uma loja maravilhosa que é um verdadeiro paraíso chocolateiro, além de ter vários produtos temáticos. Vale muito a pena conhecer!

vila-velha-chocolate-garoto

Leia também:
Visita à fábrica da Garoto
O que fazer em Vila Velha

Gramado

Uma das cidades mais visitadas no Rio Grande do Sul, Gramado também é muito famosa por ter diversas fábricas de chocolates artesanais. A visitação é diferente em cada uma, mas, da que conheci, dava para montar o próprio chocolate, além de fazer um tour conhecendo a história desta delícia, desde o surgimento até os dias de hoje. Também tem muitos locais para tomar chocolate quente ou comer fondue de chocolate.

Destinos no Brasil para quem ama chocolate

Leia também:
Reino do chocolate em Gramado
Roteiro de passeios em Gramado

Campos do Jordão

Famosa por ser um destino de inverno, está entre montanhas, no interior do estado de São Paulo, e conta com ótima gastronomia. Os chocolates de Campos do Jordão não ficam atrás. Do clássico chocolate quente – bebida que tem a cara dos dias frios – às fábricas e lojinhas, esta delícia está sempre presente, em diferentes variedades, e faz parte das viagens à cidade.

Foto: LWY from Pasadena, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Leia também:
Destinos de inverno no Brasil

Caçapava

Também no interior de São Paulo, perto de Campos do Jordão, mas com uma opção de passeio diferente da vizinha. Caçapava é a cidade onde fica a fábrica da Nestlé, que há alguns anos abriu seu tour guiado para quem quiser ver de perto a produção dos muitos chocolates da marca.

Destinos no Brasil para quem ama chocolate

Foto: Reprodução https://www.nestle.com.br

Penedo

Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Penedo é uma pequena cidade com colonização finlandesa. Entre os principais atrativos estão as construções charmosas com estilo típico, a Casa do Papai Noel e também as fábricas e lojinhas de chocolates artesanais. Andando pelo centro é fácil encontrar algumas – sempre parando para experimentar um pouquinho de casa.

Foto: Jorge Colares, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Leia também:
Dica de pousada em Penedo
Melhores passeios em Penedo

Ilhéus

A região das fazendas de cacau não poderia ficar de fora. Localizada no litoral sul da Bahia, Ilhéus tem tours chamados “rota do chocolate”, com visitas a algumas fazendas, passeios entre os cacaueiro, aprendizado sobre a produção e degustações de muitas delícias. Também é possível visitar fábricas, além das muitas lojinhas espalhadas pela cidade para comprar diversos tipos de chocolates.

Destinos no Brasil para quem ama chocolate

Já conheci quase todos os destinos no Brasil para quem ama chocolate e os que ainda não fui é claro que já estão na minha lista pós-pandemia.

*Foto principal: Nawal Escape por Pixabay

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email