Pontos turísticos para conhecer em Vila Velha, no Espírito Santo

pontos-turisticos-vila-velha-o-que-conhecer

Os pontos turísticos de Vila Velha, no Espírito Santo são variados: a cidade tem praias, mirantes, construções históricas, opções culturais… E a maioria dos passeios são gratuitos! Além disso, a vizinha da capital, Vitória, tem uma boa estrutura de hotéis, comércio, bares e restaurantes. Todas essas características fazem com que seja um ótimo destino para os viajantes. Se estiver indo (ou planejando ir) para lá, não deixe de conferir esta lista.

Curta a página do blog no Facebook!

O que fazer em Vila Velha

Históricos

Igreja do Rosário
É a igreja mais antiga do Brasil ainda em funcionamento, construída em 1558 e desde 1950 tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Fica em uma praça com palmeiras imperiais no Sítio Histórico da Prainha.
Quando: terça a domingo de 9h às 17h
Onde: Rua Almirante Tamandaré, Prainha

pontos-turisticos-vila-velha-igreja-rosario

Farol de Santa Luzia
Foi construído na Escócia e depois trazido para o Brasil e inaugurado em Vila Velha em 1871 por D. Pedro II. De lá se tem uma bela vista da Baía de Vitória.
Quando: terça a domingo, de 10h às 18h
Onde: Rua Santa Luzia, 2, Praia da Costa

pontos-turisticos-vila-velha-farol1

Museus

Casa da Memória
Uma construção simples de 1893 que atualmente funciona com museu, resgatando a história do município através de fotos, informações e objetos de acervo. Tem até um bonde que circulava no passado.
Quando: segunda a sexta de 8h às 17h, fins de semana e feriado de 8h às 14h
Onde: Praça Luciano das Neves, Prainha

Museu da Vale
Funciona em uma estação antiga e conta a história da estrada de ferro que ligava o Espírito Santo ao interior de Minas Gerais. É gratuito, tem visita com audioguia e o local é lindo. Nos fundos tem um restaurante italiano que funciona dentro de um antigo vagão de trem.
Quando: terça a sexta de 8h às 17h (em janeiro até as 18h), sábados e domingos de 10h às 18h.
Onde: Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas

vitoria-e-vila-velha-fim-de-semana-museu-vale

Museu Homero Massena
A casa foi residência do pintor e sua esposa até 1974, quando ele morreu. Hoje é um museu que reconstrói o ambiente da época, com mobiliário, suas obras e outros detalhes.
Quando: segunda a sexta de 8h às 17h e sábados de 10h às 14h.
Onde: Av. Beira Mar, 175, Prainha.

Encontre e reserve sua hospedagem em Vila Velha!

    
    Booking.com

Tradicionais

Convento da Penha
Principal ponto turístico capixaba, foi construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo IPHAN em 1943. Fica sobre um penhasco e tem um mirante com uma vista incrível. Leia mais aqui.
Quando: Segunda a sábado de 5h15 às 16h45 e domingos de 4h15 às 16h45
Onde: Rua Vasco Coutinho, s/n°, Prainha

Morro do Moreno
O acesso é feito por trilhas. É um dos cartões-postais da cidade e lá do alto se tem vista para Vila Velha, parte de Vitória e até um pedacinho da Serra. Leia mais no blog Capixaba na Estrada.
Quando: sempre, mas o melhor horário é o pôr do sol
Onde: Rua Xavantes, 262, Praia da Costa

Museu e fábrica da Garoto
Para conhecer o museu é só chegar e aguardar uma das visitas guiadas gratuitas que acontecem a cada meia hora. Já para a fábrica é preciso agendar antecipadamente um horário pelo site e custa 25 reais. Vale uma passadinha também na loja para se esbaldar nos chocolates!
Quando: segunda a sexta de 9h às 17h, sábados (apenas o museu) de 9h às 14h
Onde: Praça Meyerfreund, 01, Glória

vitoria-e-vila-velha-fim-de-semana-garoto

Culturais

Teatro Municipal
O Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna tem capacidade para 300 pessoas, e tem uma agenda de eventos diversificada, com apresentações musicais, peças infantis e adultas, sempre com valores acessíveis.
Onde: Praça Duque de Caxias, s/n – Centro

Área de Eventos do Shopping Vila Velha
Espaço versátil, que pode funcionar em formato de auditório, plateia ou pista. Na programação, shows com grandes nomes da música brasileira, espetáculos teatrais famosos, feiras e outros eventos.
Onde: Av. Luciano das Neves, 2.418

Leia também:
Dicas para um fim de semana em Vitória/Vila Velha
Onde ficar em Vila Velha: minha experiência no Bristol Itaparica

Praias de Vila Velha

pontos-turisticos-vila-velha-praia-secreta

As principais e mais urbanas são a Praia da Costa, Itapoã e Itaparica. Também conheci a Praia Secreta, que é tão secreta que o acesso é feito passando por um muro na lateral próxima ao Farol de Santa Luzia. É pequena e muito bonita. Me indicaram também fazer um passeio de lancha à Ilha de Itatiaia – saída de barco ou lancha da Praia de Itapoã. Mas, como o tempo não estava propício, deixei para uma próxima vez…

Restaurantes

A moqueca capixaba é o prato tradicional do estado. Comi no Restaurante Atlântica da Praia da Costa (Av. Antônio Gil Veloso, 80). Tem uma unidade também na Praia de Itaparica (Av. Jose Julio de Souza, 50). Uma dica: o prato para dois serve bem três pessoas ou até quatro!

pontos-turisticos-vila-velha-restaurantes

Outras opções bem indicadas e que ficam próximas aos pontos turísticos de Vila Velha são: Coco Bambu (Av. Dr. Olívio Lira, 353, Shopping Praia da Costa), Restaurante e Bar Regina Maris (Av. Hugo Musso, 2327, Praia de Itapoã) e Ilha do Caranguejo (Rodovia do Sol, 5000, Shopping Boulevard).

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
81Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email