Grupo do Brasil na Copa 2022: conheça mais sobre Sérvia, Suíça e Camarões

Estádio_Lusail_Catar-Final-Copa-2022

Os três adversários do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 no Catar foram definidos pelo sorteio de grupos. Estamos no Grupo G, junto com Sérvia, Suíça e Camarões. Três países que já são nossos conhecidos dentro de campo. Mas e fora de campo, o que tem para conhecer em cada um deles?

Fiz aqui um resuminho sobre eles, com informações gerais em relação ao turismo e as principais cidades – seja para quem quer visitar um dia ou apenas para assistir aos jogos sabendo mais sobre o lado turístico de cada adversário.

Leia também:
Momentos inesquecíveis em Copas do Mundo
O que conhecer no Catar, país sede da Copa

Países do grupo do Brasil na Copa 2022

Sérvia: o que conhecer

servia-brasil-copa-o-que-conhecer-belgrado

Luis Filipe Gaspar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os atrativos naturais e históricos são o ponto alto de uma viagem à Sérvia – que fazia parte da antiga Iugoslávia junto com Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro. Mesmo sendo um país com um histórico de conflitos e sofrimento, é um lugar seguro e de muitas belezas.

Um destino ainda pouco conhecido, mas que pode render uma viagem interessante e que vem conquistando cada vez mais turistas, especialmente por ter um custo mais baixo.

Cidades para conhecer:

  • Belgrado
  • Novi Sad
  • Sremska Mitrovica
  • Golubac

Grupo do Brasil na Copa 2022: Brasil x Sérvia

A Sérvia é a primeira adversária do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2022. E é figurinha repetida , pois já estivemos no mesmo grupo na Copa da Rússia em 2018. Vencemos por 2×0, com gols de Paulinho e Thiago Silva.

Em 2022, será o jogo de estreia da nossa seleção, no dia 24 de novembro às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, localizado na cidade de Lusail. É o maior estádio do país e será sede da final da Copa – tomara que o Brasil esteja lá novamente!

Suíça: o que conhecer

suica-brasil-copa-o-que-conhecer-lucerna

Imagem de Werner Sidler por Pixabay

A Suíça é considerada como um dos destinos mais bonitos da Europa, principalmente pelas belas paisagens naturais. E é muito procurado durante todo o ano, mas especialmente no inverno, por causa dos alpes com os picos sempre nevados e estações de esqui.

Um país pequeno, mas que conta com atrativos variados, como lagos, construções medievais, lugares cheios de cultura e história, atrativos urbanos, além dos queijos e chocolates que são internacionalmente famosos.

Cidades para conhecer:

  • Genebra
  • Zurique
  • Berna
  • Lucena

Grupo do Brasil na Copa 2022: Brasil x Suíça

Figurinha repetida novamente! A Suíça também esteve no mesmo grupo do Brasil na última Copa. O jogo ficou empatado em 1×1, com gols de Philipe Coutinho e Zuber. Quem sabe dessa vez damos mais sorte?

O jogo na Copa de 2022 será o segundo do Brasil, no dia 28 de novembro às 13h (horário de Brasília) no Stadium 974 em Doha. O nome do estádio é uma referência ao número de contêineres usados na construção, que vem sendo considerada uma das mais diferentes e inovadoras, pois poderá ser totalmente desmontado depois da Copa e o material poderá ser reutilizado.

Camarões: o que conhecer

camaroes-brasil-copa-o-que-conhecer-waza

Albert Backer, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Embora não seja um destino muito procurado, Camarões tem lugares que podem surpreender, especialmente para quem gosta de natureza. São diversas praias, montanhas, florestas, desertos e savanas, mas também palácios e outras construções.

Entre os destaques estão o Monte Camarões, um vulcão ativo a mais de 4 mil metros de altitude, e o Parque Nacional de Waza, para fazer um safári ver elefantes, girafas, leões e outros animais.

Cidades para conhecer:

  • Yaoundé
  • Douala
  • Bafoussam
  • Garoua

Grupo do Brasil na Copa 2022: Brasil x Camarões

Ao contrário das outras duas seleções, Camarões não enfrentou o Brasil em 2018. Mas o confronto já aconteceu nas Copas de 1994 e de 2014, ambos com vitórias nossas por, respectivamente, 3×0 e 4×1. Ou seja, é um bom adversário no grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2022.

O jogo contra Camarões será o terceiro e último da primeira fase e irá acontecer também no Lusail Stadium, no dia 2 de dezembro às 16h (horário de Brasília). E a expectativa é de um placar elástico.

Curiosidade sobre a Copa 2022 no Catar

A Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e, tradicionalmente, sempre no meio do ano. Esta é a a vigésima segunda edição deste evento. Porém, desta vez, será realizada de forma inédita nos meses de novembro e dezembro.

Isso vai acontecer devido às condições climáticas. As temperaturas no Catar são muito altas durante o verão – que acontece no meio do ano, fazendo com que as disputas ficassem inviáveis. Assim, a solução encontrada foi a de transferir a data.

A final da Copa 2022 será no Estádio de Lusail no dia 18 de dezembro. Se o Brasil ganhar o hexa, eu voto por já emendarmos com Natal e Ano Novo pra uma grande festa!

Foto principal:
Palácio do Planalto from Brasilia, Brasil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.