Mais de 20 filmes com protagonistas negros para assistir na Netflix

filmes-protagonistas-negros-netflix

De uns tempos pra cá comecei a priorizar ver filmes com protagonistas negros. Na Netflix tem vários! E não necessariamente filmes para pensar e discutir o racismo ou desigualdades raciais, embora, de alguma forma, essas questões muitas vezes estejam presentes. Mas filmes com protagonistas negros em situações comuns, não como pessoas marginalizadas. Afinal, é muito comum vermos atores e atrizes negros em papéis de escravos, empregados ou outros papéis estereotipados. Já nos papéis cotidianos, especialmente nos principais, acaba sendo algo ainda mais raro.

Nas minhas pesquisas descobri Nollywood, a indústria de cinema da Nigéria, que é a terceira maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Índia, e vem ganhando espaço. Mas assisti, também, filmes americanos e europeus. Só quis fugir de clássicos hollywoodianos nos quais nomes já consagrados como Will Smith, Morgan Freeman e outros protagonizam.

Leia também:
Como nós, brancos, podemos atuar na luta antirracista?

Filmes com protagonistas negros na Netflix

Entre comédias, romances e dramas, priorizei produções mais atuais. E o mais legal é que quando você começa a ver esses filmes com protagonistas negros na Netflix, a própria plataforma começa a te sugerir outros similares, o que aumenta as opções.

Na minha lista tem alguns que já assisti e adorei e outros que ainda não vi, mas gostei das sinopses. Compartilho aqui com vocês!

– A Cozinha Incrível de Anesu 

Anesu é uma jovem cozinheira de um restaurante simples, que abandonou os estudos quando engravidou e cria o filho sozinha com muita dificuldade. Quando o menino a inscreve para participar de um reality show de culinária, ela vê a chance de mostrar seu talento e poder mudar a vida de sua família. (Zimbábue, 2017)

filmes-protagonistas-negros-netflix-Anesu

Foto: IMDB/Reprodução

– O estranho noivo de Maya

Na África do Sul para estudar artes, Maya se apaixona e resolve se casar. Mas, ao descobrir uma traição, rompe o relacionamento. Sem coragem de contar para a família, ela encontra um vigarista que precisa se esconder de um inimigo e pede que ele se passe pelo noivo. Entre muitas confusões, a convivência faz com que comecem a gostar um do outro. (Canadá, 2018)

filmes-protagonistas-negros-netflix-maya

Foto: IMDB/Reprodução

– Pulando a vassoura

Duas famílias afro-americanas se conhecem quando os filhos Sabrina e Jason resolvem se casar. Só que a noiva vem da elite e o noivo tem origem mais simples, o que faz com que no fim de semana da cerimônia as mães de ambos se estranhem, gerando divertidos conflitos sobre divisão de classes e tradições afroamericanas. (Estados Unidos, 2011)

filmes-protagonistas-negros-netflix-vassoura

Foto: IMDB/Reprodução

– Bem-vindo a Marly-Gomont

Seyolo Zantoko, natural do Congo, se forma em medicina na França e aceita trabalhar numa cidade rural do interior do país para conseguir naturalização francesa. A família vai junto, mas a cidadezinha não é bem como imaginavam. Eles enfrentam diferenças culturais e raciais e precisam lidar com o medo e a rejeição dos moradores locais. Baseado em fatos reais. (França, 2016)

filmes-protagonistas-negros-netflix-Marly-Gomont

Foto: IMDB/Reprodução

– The Royal Hibiscus Hotel 

Ope é uma chefe de cozinha que perde o emprego em Londres e resolve voltar para a casa dos pais, que na verdade é um hotel. Ela assume a cozinha e sonha dar vida nova ao lugar. Mas não sabe que o pai está negociando a venda e acaba se envolvendo com o investidor que está comprando a propriedade. (Nigéria, 2017)

filmes-protagonistas-negros-netflix-hotel

Foto: IMDB/Reprodução

– Felicidade por um fio

Aparentemente bem sucedida na vida pessoal e profissional, a publicitária Violet entra em crise depois de passar por uma decepção e resolve mudar radicalmente o visual. Ao aceitar o cabelo natural, ela revê sua história, seus traumas e passa também por uma transformação interna, se tornando uma nova mulher. (Estados Unidos, 2018)

filmes-protagonistas-negros-netflix-felicidade

Foto: IMDB/Reprodução

– A incrível Jessica James

Jéssica é uma professora de teatro para crianças que sonha ser dramaturga. Depois do fim de um relacionamento, tentando esquecer seu ex, ela tem alguns encontros sem sucesso, até que topa sair com o amigo de uma amiga, recém-divorciado. Juntos, eles vão descobrindo novas formas de viver e tentando ficar bem. (Estados Unidos, 2017)

filmes-protagonistas-negros-netflix-jessica-james

Foto: IMDB/Reprodução

– Um reino unido

O herdeiro real de Botsuana (na época Protetorado de Bechuanalândia) vai estudar em Londres e se apaixona por uma britânica branca. O relacionamento inter-racial causa problemas nas duas famílias, especialmente na dele e no povo do reino, quando ele retorna para assumir seu posto, virando um escândalo diplomático. Baseado em fatos reais. (França/Reino Unido, 2016)

filmes-protagonistas-negros-netflix-reino-unido

Foto: IMDB/Reprodução

– Lost in London

Okon e Bona, dois estudantes nigerianos, são selecionados para um programa de intercâmbio em Londres. Cada um tem uma trajetória diferente. Ambos querem tentar uma vida melhor antes de voltar para a Nigéria, mas enfrentam dificuldades por serem imigrante no país, além dos choques culturais. (Nigéria, 2017)

filmes-protagonistas-negros-netflix-london

Foto: IMDB/Reprodução

– He Even Has Your Eyes

O casal afro-francês Paul e Sali não pode ter filhos biológicos e entra na fila de adoção. Quando chega, enfim, o momento de terem o bebê que tanto sonharam, descobrem que é um bebê branco. A novidade gera alguns conflitos e o casal precisa lutar para que o pequeno Benjamin seja aceito pelos avós e pela sociedade. (França, 2016)

filmes-protagonistas-negros-netflix-eyes

Foto: IMDB/Reprodução

– Lionheart

Depois da doença do pai, Adaeze assume junto com o tio a direção da empresa de transportes da família, que está à beira da falência. Ele é inexperiente em negócios, enquanto ela sempre se preparou para isso. Mas, em uma sociedade machista e em uma área dominada por homens, ela precisa provar sua competência e seu valor. (Nigéria, 2018)

filmes-protagonistas-negros-netflix-lionheart

Foto: IMDB/Reprodução

– Aprendiz de mecânico

Um menino de família rica, com mau desempenho na escola, é levado pelos pais para trabalhar em uma oficina mecânica para que abra seus horizontes e aprenda a dar mais valor aos estudos. Lá ele desenvolve habilidades, aprende coisas novas, não só sobre o ofício, mas sobre religião e outros temas, e vê sua vida mudar. (Nigéria, 2019)

filmes-protagonistas-negros-netflix-mecanico

Foto: IMDB/Reprodução

Veja também:
15 filmes para inspirar viagens
Filmes e séries com temática feminista
Filmes que se passam na Itália
Cenários de filmes para conhecer em Paris

Filmes com protagonistas negros que ainda não assisti:

– Isoken 

Fala de forma leve sobre estereótipos raciais e culturais a partir da história de Isoken, que está dividida entre um casamento arranjado pela mãe com um empresário negro e a paixão por um fotógrafo branco. (Nigéria, 2017)

– Casamento às avessas 1 e 2 

O primeiro filme se passa em uma cerimônia de casamento nigeriana cheia de cores e de tradições, mas também de acontecimentos inusitados e divertidos. O segundo mostra situações familiares caóticas. (Nigéria, 2016/1017)

– When Love Happens 

Mo é uma organizadora de casamentos, mas não tem sorte no amor. Cansada de ficar solteira, ela começa a procurar o homem ideal na Internet e, depois de muitos encontros, parece que finalmente vai dar certo. (Nigéria, 2014)

– Cinquentonas 

Tola, Elizabeth, Maria e Kate são quatro amigas de classe média-alta, que têm em torno de 50 anos de idade e estão no auge de suas carreiras profissionais, mas repensando suas vidas e seus amores. (Nigéria, 2015)

– Mais uma página 

Um professor universitário e uma jornalista são casados e estão aproveitando a vida a dois antes de decidirem ter filhos. Até que um famoso escritor chega a Joanesburgo, se hospeda na casa deles e a relação é colocada à prova. (África do Sul, 2018)

– Toun – A Nova Rica

Uma jovem aspirante a designer de moda vê sua vida se transformar ao descobrir que seu pai deixou como herança um império bilionário para ela governar. (Nigéria, 2018)

– A Ponte 

Tradições nigerianas em conflito a partir do romance de um príncipe ioruba com uma jovem de uma família ibo. Para ficar junto, o casal enfrenta os preconceitos e as pressões da família. (Nigéria, 2017)

– A Festa de Mopelola 

Uma festa para comemorar os 51 anos da matriarca da família vem sendo organizada para ser o maior evento social do ano. Mas, com problemas financeiros e dívidas, a família vê o evento ameaçado. (Nigéria, 2019)

– A lei de Okafor 

Chuks é um conquistador inveterado que, ao ser desafiado pelos amigos, resolve seduzir três mulheres com quem se relacionou no passado. Ele tem 21 dias para conseguir. Mas o amor entra em jogo e o surpreende. (Nigéria, 2016)

– Lua de mel à jamaicana 

Akpos e a noiva Bola resolvem fazer uma viagem romântica para visitar a família na Jamaica. De repente eles acabam no meio de uma aventura. E a relação é colocada à prova. (Nigéria, 2016)

Além desses filmes com protagonistas negros na Netflix, aqui no blog tem também várias outras dicas de filmes e livros! Se tiver mais sugestões, serão bem-vindas!

*Fotos: IMDB/Reprodução

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email