Se a dúvida é o que fazer em Vila Velha, no Espírito Santo, a resposta é bem diversa: praias, mirantes, construções históricas, opções culturais… E a maioria dos passeios são gratuitos!
Além disso, Vila Velha tem uma boa estrutura de hotéis, comércio, bares e restaurantes. Todas essas características fazem com que seja um ótimo destino para os viajantes.
E fica do lado da capital capixaba, Vitória. Se estiver indo (ou planejando ir) para lá, não deixe de conferir esta lista.
Leia também:
Passeios em Vila Velha com chuva
Onde ficar em Vila Velha e Vitória
O que fazer em Vila Velha – Lugares Históricos
Igreja do Rosário
É a igreja mais antiga do Brasil ainda em funcionamento, construída em 1558 e desde 1950 tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Fica em uma praça com palmeiras imperiais no Sítio Histórico da Prainha, que é uma região muito legal.
Quando: terça a domingo de 9h às 17h
Onde: Rua Almirante Tamandaré, Prainha
Farol de Santa Luzia
Foi construído na Escócia e depois trazido para o Brasil e inaugurado em Vila Velha em 1871 por D. Pedro II. De lá se tem uma bela vista da Baía de Vitória.
Quando: terça a domingo, de 10h às 18h
Onde: Rua Santa Luzia, 2, Praia da Costa
O que fazer em Vila Velha – Museus
Casa da Memória
Uma construção simples de 1893 que atualmente funciona com museu, resgatando a história do município através de fotos, informações e objetos de acervo. Tem até um bonde que circulava no passado.
Quando: segunda a sexta de 8h às 17h, fins de semana e feriado de 8h às 14h
Onde: Praça Luciano das Neves, Prainha
Museu da Vale
Funciona em uma estação antiga e conta a história da estrada de ferro que ligava o Espírito Santo ao interior de Minas Gerais. É gratuito, tem visita com audioguia e o local é lindo. Nos fundos tem um restaurante italiano que funciona dentro de um antigo vagão de trem.
Quando: terça a sexta de 8h às 17h, sábados e domingos de 10h às 18h.
Onde: Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n, Argolas
Museu Homero Massena
A casa foi residência do pintor e sua esposa até 1974, quando ele morreu. Hoje é um museu que reconstrói o ambiente da época, com mobiliário, suas obras e outros detalhes.
Quando: segunda a sexta de 8h às 17h e sábados de 10h às 14h.
Onde: Av. Beira Mar, 175, Prainha
Encontre e reserve sua hospedagem em Vila Velha!
O que fazer em Vila Velha – Programas Tradicionais
Convento da Penha
Principal ponto turístico capixaba, foi construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo IPHAN em 1943. Fica sobre um penhasco e tem um mirante com uma vista incrível. Leia mais aqui.
Quando: Segunda a sábado de 5h15 às 16h45 e domingos de 4h15 às 16h45
Onde: Rua Vasco Coutinho, s/n°, Prainha
Morro do Moreno
O acesso é feito por trilhas. É um dos cartões-postais da cidade e lá do alto se tem vista para Vila Velha, parte de Vitória e até um pedacinho da Serra. Leia mais aqui.
Quando: sempre, mas melhor durante o dia
Onde: Rua Xavantes, Praia da Costa
Museu e fábrica da Garoto
Para conhecer o museu é só chegar e aguardar uma das visitas guiadas que acontecem a cada meia hora, custa 5 reais. Já para a fábrica é preciso agendar antecipadamente um horário pelo site e custa 25 reais (incluindo o museu). Vale uma passadinha também na loja para se esbaldar nos chocolates! Leia mais aqui.
Quando: segunda a sexta de 9h às 17h, sábados (apenas o museu) de 9h às 14h
Onde: Praça Meyerfreund, 01, Glória
O que fazer em Vila Velha – Culturais
Teatro Municipal
O Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna tem capacidade para 300 pessoas, e tem uma agenda de eventos diversificada, com apresentações musicais, peças infantis e adultas, sempre com valores acessíveis.
Onde: Praça Duque de Caxias, s/n, Centro
Cinemas
Para quem gosta de cinemas, os três shoppings da cidade – Shopping Praia da Costa, Shopping Vila Velha e Boulevard Vila Velha – contam com boas salas, sempre com filmes atuais em cartaz.
Praias de Vila Velha
As principais e mais urbanas são a Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, com quiosques na orla e boa estrutura de comércio em geral – restaurantes, farmácias, lojas e shoppings. São bem extensas, com faixa de areia ampla, mesmo quando estão mais cheias é possível aproveitar com tranquilidade. Na ponta da Praia da Costa fica a Praia da Sereia, que tem águas mais calmas e é uma delícia.
Também conheci a Praia Secreta, que é tão secreta que o acesso é feito passando por um muro na lateral próxima ao Farol de Santa Luzia. É pequena e muito bonita, mas costuma lotar. Se for, chegue mais cedo.
Quando fiz esse texto ainda não conhecia as piscinas naturais da Ilha de Itatiaia, mas logo que vim morar em Vila Velha fui conhecer. A saída é de barco da Praia de Itapoã e é um lugar maravilhoso para passar o dia ou mesmo uma manhã. Leia mais aqui.
Leia também:
Fim de semana em Vitória e Vila Velha
Restaurantes
A moqueca capixaba é o prato tradicional do estado. Comi no Restaurante Atlântica da Praia da Costa (Av. Antônio Gil Veloso, 80). Tem uma unidade também na Praia de Itaparica (Av. Jose Julio de Souza, 50). Uma dica: o prato para dois serve bem três pessoas ou até quatro!
Outras opções bem indicadas e que ficam próximas aos pontos turísticos de Vila Velha são: Coco Bambu (Av. Dr. Olívio Lira, 353, Shopping Praia da Costa), Restaurante e Bar Regina Maris (Av. Hugo Musso, 2327, Praia de Itapoã) e Ilha do Caranguejo (Rodovia do Sol, 5000, Shopping Boulevard). Veja mais dicas de onde comer em Vila Velha.
Muito bom saber da existência de outras atrações, além da fábrica da Garoto. Boa dica para um roteiro em Vila Velha. Parabéns pelo post, muito completo.
Nossa, Vila Velha parece ser uma graça de cidade. Meus pais foram para Guarapari há muito tempo atrás, eu não fui na época mas meus irmãos foram e adoraram. Fiquei com vontade de conhecer.
Quanta coisa bacana tem para fazer em Vila Velha. Posso dizer que não visitei a cidade, pois salvo a loja da Garoto (Léo correu a Corrida da Garoto e a entrega do kit aconteceu em frente), eu não vi absolutamente nada das atrações da cidade! Acredita que nem a moqueca capixaba eu experimentei?! Será algum bairrismo inconsciente?! rsrs
Gostei especialmente da Casa da Misericórdia. bj
taí um lugar pra conhecer quando visitar o Brasil, sempre tive muita vontade de conhecer esse estado, a cidade parece ser muito aconchegante!
Esse post me deu muita nostalgia. Quando eu era criança, meu pai dirigia uma rede de lojas e uma das filiais ficava em Vila Velha. Ele sempre voltava com um monte de chocolates, que minha mãe ficava regulando para meu irmão e eu não devorarmos tudo de uma vez. Hahah… doces lembranças.
PS: Essa moqueca encheu minha boca d’água!
Vila Velha é uma gracinha e as praias são ótimas para comer um peixinho e curtir em família. Não conhecemos a fabrica da garoto, mas a Luna adoraria!
Vila Velha é uma gracinha e as praias são ótimas para comer um peixinho e curtir em família. Não conhecemos a fabrica da garoto, mas a Luna adoraria!