13 filmes que se passam no Carnaval para cair na folia em casa

filmes-carnaval

A lista não é tão grande, mas existem filmes que se passam no Carnaval e que são ótimos para reviver o clima da festa, independente da época do ano.

Embora na prática eu atualmente não seja muito foliã de blocos (já fui, mas passei desta fase), eu adoro o espírito carnavalesco, de gente junta e feliz e cantando e se divertindo. De vez em quando ainda arrisco um bloquinho. E amo demais os desfiles das escolas de samba!

Pensando nisso – e ciente de que, por causa da pandemia de Covid-19 não teremos Carnaval em 2021 – resolvi listar alguns filmes que se passam no Carnaval. Não são exatamente filmes sobre o Carnaval, mas histórias diversas que, eventualmente, têm a folia no meio!

Leia também:
Filmes para inspirar viagens
Programas de TV para quem gosta de viajar

Filmes que se passam no Carnaval

Rio

O desenho animado que conta a história de araras azuis em extinção se passa no Rio de Janeiro. Na verdade o Rio 1, porque tem também o Rio 2 que se passa na Amazônia. Em uma das cenas acontece um desfile de escolas de samba na Marquês de Sapucaí e as cenas são incríveis!

Eu sou suspeita porque adoro desenho animado, amo o Rio de Janeiro, já disse que sou louca por desfiles de escola de samba. E tem ainda a trilha sonora que é maravilhosa. Meu combo perfeito.

Onde assistir: na Disney Plus.

filmes-carnaval-rio

IMDB/Reprodução

Pai em dobro

É a história de Vicenza (Maísa Silva), criada pela mãe em uma comunidade hippie. Ao completar 18 anos ela vai sozinha para o Rio de Janeiro para tentar descobrir quem é seu pai. Se hospeda no bairro de Santa Tereza e, em meio a muitos acontecimentos, o Carnaval está presente.

Filme levinho e descompromissado, eu assisti recentemente e adorei! E ainda me deu um quentinho no coração quando vi as cenas carnavalescas.

Onde assistir: na Netflix.

filmes-carnaval-netflix-pai-em-dobro

Netflix/Reprodução

Orfeu

A história de amor entre a jovem Eurídice (Patrícia França) e o compositor de escola de samba Orfeu (Toni Garrido) se passa em uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Algumas cenas foram realmente gravadas na Marquês de Sapucaí, durante o desfile da Viradouro.

Lembro que gostei muito quando assisti. O roteiro é baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que já havia inspirado outro fime anteriormente, o ítalo-franco-brasileiro Orfeu Negro (1959).

Onde assistir: disponível gratuitamente no YouTube.

Leia também:
Filmes com protagonistas negros na Netflix

Como é desfilar em uma escola de samba
Passeios no bairro de Santa Teresa no Rio

Apaixonados – O Filme

É recente, mas pouco conhecido. Conta três histórias diferentes de casais que se conhecem durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Uma porta-bandeira e um médico. Uma moradora de comunidade e um homem rico que se conhecem em um bloco. E uma vendedora de cerveja e um gringo que está detestando a festa e louco para ir embora.

Teve cenas gravadas na quadra da escola Grande Rio, no desfile na Marquês de Sapucaí e também na Cidade do Samba. Daqueles filmes simples e leves de assistir.

Onde assistir: disponível gratuitamente no YouTube.

filmes-carnaval-apaixonados

IMDB/Reprodução

Ó paí, ó

O Carnaval da Bahia é o pano de fundo desta comédia musical estrelada por Lázaro Ramos e por atores do Bando de Teatro Olodum, com trilha sonora coordenada por Caetano Veloso. Não vi o filme, apenas a série na TV e acho legal demais!

A história mostra os moradores de um cortiço no Pelourinho, região histórica de Salvador, e se passa no último dia da folia. Com muita música e momentos alegres, mostra também o contraste social da festa.

Onde assistir: na Globoplay e também disponível gratuitamente no YouTube.

Dona Flor e seus dois maridos

Inspirado no livro de Jorge Amado, já teve diferentes versões para o cinema e a televisão. Conta a história de Dona Flor, uma viúva que casa novamente, mas não consegue esquecer o ex-marido, Vadinho, que morreu durante o carnaval de rua em Salvador, fantasiado de baiana.

A folia é só mesmo o pano de fundo do início da história, com algumas cenas que mostram pessoas pulando, dançando e se divertindo. Já assisti a pelo menos duas versões, além de já ter lido o livro, e gosto bastante.

Onde assistir: na Globoplay.

filmes-carnaval-dona-flor

IMDB/Reprodução

Trinta

Joãozinho Trinta foi um dos grandes carnavalescos (senão o maior) da história do Carnaval do Rio de Janeiro. O filme é baseado na história da vida dele, do anonimato ao sucesso, o homem antes do mito. Interpretado por Matheus Nachtergaele.

Ainda não assisti, mas quero muito porque sou fã. Só achei uma pena saber que o desfile mais famoso dele (Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia – pela Beija-Flor), não aparece nem é mencionado.

Onde assistir: no YouTube ou Google Play (pago em ambos).

Documentários sobre Carnaval

Além dos filmes que se passam no Carnaval, com histórias fictícias, tem também alguns documentários muito legais que abordam esta temática.

Axé, canto do povo de um lugar

A história do axé music, gênero que mistura todo o sincretismo cultural baiano, mostrando desde o surgimento até a explosão na mídia. Tem entrevistas com artistas e muitas imagens de apresentações que dão vontade de sair dançando. E mostra também como empresários brancos dominaram um cenário de origem essencialmente negra.

Onde assistir: na Netflix.

documentario-carnaval-axe

IMDB/Reprodução

Cordeiro

Os cordeiros são as pessoas que seguram as cordas nos blocos de Salvador, separando o público pagante, que usa abadá e vai do lado de dentro, mais perto do trio, do público não-pagante, a pipoca, que fica do lado de fora da corda. Um outro lado do Carnaval que muita gente não vê.

Onde assistir: disponível gratuitamente no YouTube.

Leia também:
Dicas para conhecer Salvador

Damas do Samba

Documentário lindo sobre a trajetória do samba com foco no papel da mulher nessa história. Mostra a força feminina que sempre ajudou a impulsionar o ritmo, sobre o protagonismo de passistas, compositoras, intérpretes, musas ou mesmo as operárias do Carnaval.

Onde assistir: no Prime Vídeo / Amazon.

documentario-carnaval-damas-do-samba

IMDB/Reprodução

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

Achei super interessante. Mostra uma pequena cidade no interior de Pernambuco onde a maioria das pessoas trabalha para fábricas produtoras de jeans. É um trabalho exaustivo, mas tudo muda quando chega o Carnaval. Muitas famílias chegam a vender tudo para viajarem para praias da região.

Onde assistir: na Netflix.

documentario-carnaval-me-guardando-quando-carnaval-chegar

IMDB/Reprodução

Fevereiros

Mostra o desfile da Mangueira em 2016, que teve Maria Bethânia homenageada com o enredo “A menina dos olhos de Oyá”. Mostra desde os preparativos do barracão até o dia da apresentação na Sapucaí. E acompanha também cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Onde assistir: no YouTube ou Google Play (pago em ambos).

documentario-carnaval-fevereiros

IMDB/Reprodução

Natal da Portela

É a história de Natalino José do Nascimento, mais conhecido como Natal da Portela. Ele trabalhava como maquinista de trem, perdeu um braço em um acidente, se tornou um dos maiores bicheiros do Rio de Janeiro e a partir disso virou patrono oficial da escola de samba do coração.

Onde assistir: disponível gratuitamente no YouTube.

Se lembra de mais algum? Me indica nos comentários, vou adorar aumentar minha lista de filmes que se passam no Carnaval!

Para ler ouvindo:

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email