Viajar sozinha para destinos românticos: sim ou não?

viajar-sozinha-para-destinos-romanticos

Quando comento que já viajei sozinha para Paris, é comum que as pessoas estranhem, afinal, a cidade é considerada uma das mais românticas do mundo. Mas aí me pergunto: tem algum problema em viajar sozinha para destinos românticos? Mais que isso: existem, de fato, destinos que são românticos?

Eu particularmente acho que o romantismo não está no lugar em si, está (ou não) dentro da gente, dependendo da fase. Quem está apaixonada(o), vai olhar para cada árvore, cada banco, cada sorveteria, e suspirar. Quem não está, vai ver casais se beijando no pôr do sol e ficar de boa.

Isso vale para Paris, para Gramado, para Campos do Jordão, para Veneza e para qualquer outro destino que figura na lista dos mais românticos. Inclusive já fui a todos esses, sozinha ou com amigos.

Leia também:
11 coisas sobre viajar sozinha que eu queria te dizer
Medo de viajar sozinha: quais os mais comuns e como lidar

O que é um lugar romântico, afinal?

Entendo, é claro, que alguns lugares possuem uma atmosfera, digamos assim, que leva para esse lado do romance e faz com que sejam mais procurados por casais. Assim como existem lugares com vida noturna mais agitada e que dizem ser mais indicados para solteiros e outros, ainda, com mais atrativos infantis que são ideais para famílias com crianças.

Mas acho que não existe nenhum lugar que tenha apenas uma característica, que seja exclusivamente romântico ou com programas que agradam apenas aos casais, ou com passeios exclusivamente para solteiros e coisas do tipo. Mesmo que tivessem…

E daí se uma pessoa quiser ficar sozinha em um bangalô de uma praia paradisíaca jantando a luz de velas e depois dormir na cama cheia de pétalas de rosas vermelhas?

Ou se um casal quiser curtir um carnaval ou se jogar nas baladas e virar noites nos destinos que dizem ser para solteiros?

Ou se a família quiser levar a criança para ver monumentos históricos e museus ao invés de parques aquáticos?

viajar-sozinha-lugares-romanticos-gramado

Em Gramado até tirei foto na Fonte do Amor Eterno, onde casais colocam seus cadeados

Um destino estar entre as cidades mais românticas do mundo não significa que não possa ser um ótimo destino para quem vai sozinha.

Tudo vai depender do estilo de cada pessoa, do que cada uma está buscando, do momento atual (não vá pensando em curar fossa ou consertar coração partido, por favor). E, também, do tipo de passeio que gosta de fazer, entre outros pontos que sempre devem ser levados em consideração ao escolher um destino, seja só ou acompanhada(o).

viajar-sozinha-lugares-romanticos-veneza

Sentada observando o Grande Canal de Veneza

Livros sobre viajar sozinha

Sobre esse assunto, tenho até uma dica de livro: “Paris para uma”, da Jojo Moyes (Ed. Intrínseca). A protagonista, Nell, programou um fim de semana em Paris com o boy, mas, na hora do embarque, ele simplesmente não aparece. Ela fica arrasada, claro. Mas faz o que todo mundo devia fazer nessa situação: vai sozinha. E acaba sendo ótimo! É uma história leve que mostra como sempre dá para aproveitar a própria companhia, em qualquer lugar, e deixar a vida nos surpreender.

Leia também:
12 livros para ir a Paris sem sair de casa
Livros com histórias de mulheres pelo mundo

Viajar sozinha para Paris

No meu caso em Paris, o que posso dizer é que é uma cidade linda, cheia de vida. Foi o primeiro destino internacional que conheci. Era um sonho, eu já era fascinada pela cidade bem antes de sequer imaginar que um dia eu pudesse realmente ir.

Estar lá foi mágico, ver de perto cada um dos seus lugares. Eu estava com um amigo e, alguns anos depois, fui novamente. Sozinha. E, juro, em nenhum momento me senti mal por não estar acompanhada. Sou apaixonada pela cidade e tenho olhos de amor para cada canto. Isso é meu e não depende de ter outra pessoa comigo.

viajar-sozinha-lugares-romanticos-paris

Eu, a Torre (ou parte dela) e a neblina: muito amor por Paris!

Vale a pena ir sozinha para destinos românticos?

Para mim, vale de novo e sempre a velha dica: não fique presa ao que os outros falam ou dizem, esqueça os velhos clichês, foque nos seus desejos, pense que você é sua melhor companhia e busque o que vai te deixar feliz, seja onde for!

Leia também:
Destinos para viajar sozinha – meus preferidos
Viajar sozinha para a praia – dicas práticas

Se é um lugar que você sonha em conhecer, se você está bem com você mesma, viajar sozinha para destinos românticos vai ser uma ótima viagem, você certamente vai encontrar passeios que tenham a ver com o seu estilo e nem vai se lembrar que o romantismo existe!

Conheça meu novo livro de crônicas "Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim" e entre em contato por email (contato@marianaviaja.com) ou instagram (@marianaviaja) para adquirir o seu.