Desde que foi inaugurado, em agosto de 2021, eu queria conhecer o Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, também chamado de Buda Gigante. Enfim deu certo foi incrível!
De perto é tudo ainda mais impressionante que nas fotos! E estava fazendo um dia lindo de céu azul, o que colaborou bastante para deixar todo o cenário perfeito.
Como chegar ao Buda de Ibiraçu
O Buda Gigante de Ibiraçu fica às margens da BR-101, aproximadamente no KM 217 – é possível avistá-lo de alguns trechos da estrada. Saindo de Vitória, são 65 km no sentido norte, depois de passar pelos municípios Serra e Fundão, que fazem parte da região metropolitana.
Ele está localizado na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina, que é aberto à visitação somente aos domingos, com agendamento prévio. Mas a parte externa, com o Buda e o Jardim, pode ser visitada todos os dias.
Para quem, como eu, não tem carro, o ideal é buscar uma agência que faça o passeio. Algumas têm opções que incluem também uma ida à cidade Santa Teresa ou a estabelecimentos próximos, como restaurantes-fazenda. Eu até tentei achar algum tour no domingo que incluísse a visita ao Mosteiro, mas acabei optando por um passeio só mesmo ao Buda, que dura apenas uma tarde.
Fui com a Capixaba Turismo Receptivo, que tem opções em diferentes dias – e durante a semana é melhor porque fica mais vazio, enquanto nos fins de semana, graças ao grande sucesso, está sempre muito lotado.
Mais informações no Instagram @capixabaturismoreceptivo
Passeio ao Buda Gigante
O passeio para conhecer o Buda de Ibiraçu inclui também o Jardim, com permanência média de 1h30, durante a tarde. É um espaço amplo, verde e muito bonito, que passa uma energia tranquila – independente da sua fé, já que é um ponto muito mais turístico que necessariamente religioso.
Logo na entrada fica o Portal Torii (o portão sem portão), que marca o diálogo entre a cultura oriental e ocidental.
Depois do Portal tem a Praça Torii, com um Jardim Zen que tem lago, pedras, flores e uma pequena cascata. Fiquei impactada com a beleza do lugar e tudo muito bem cuidado.
É o maior jardim dessa modalidade no Ocidente e compõe um visual incrível com o Buda ao fundo, um pouco acima.
Para chegar até o Buda Gigante há uma escada que leva até a parte mais alta da praça, onde estão também 15 estátuas menores de Budas sentados em meditação.
Todos são brancos, representando o estado de serenidade e a perseverança que cada pessoa deve ter dentro de si. E são repetidas para mostrar a necessidade de sermos persistentes.
Qual a altura do Buda?
A estátua principal do Buda tem 35 metros (com o pedestal chega a 38 metros) – maior que o Cristo Redentor, que tem 30 m (sem o pedestal). É a maior estátua de Buda do Ocidente e a 2ª maior do mundo, perdendo apenas para a de Hong Kong.
Ele está sentado sobre uma flor de lótus, retratado como um ser iluminado, e posicionado de uma forma que parece estar olhando para o interior do Portal Torii.
A obra foi idealizada pelo escultor Genésio Gomes Moura, mais conhecido como Ceará, e teve supervisão do Monge Daiju Biti, do Mosteiro Zen, que fez algumas adaptações no projeto inicial.
Viajando Sozinha para o Buda Gigante
Embora não tenha conhecido ainda o município de Ibiraçu, vou incluir a ida o Buda como mais um destino na minha lista do Viajando Sozinha no ES.
Sei que para alguns lugares não dá para ir totalmente por conta própria e acho que ir com uma agência é uma boa alternativa, até mesmo para quem nunca viajou assim e quer começar. E, dependendo do destino, é mais tranquilo e até mesmo mais seguro. Além disso, em grupo é sempre mais fácil conhecer gente. Nesse passeio mesmo tinham outras quatro mulheres viajando sozinhas e acabamos nos aproximando e ficando juntas.
Outros destinos que já visitei:
Serra | Guarapari
Anchieta | Aracruz
Domingos Martins | Santa Teresa
Marataízes | Iriri
Estas são minhas dicas para quem ficou com vontade de conhecer o Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo. Paguei R$ 80 reais (valor de março/2022, sujeito a alterações). Para quem vai por conta própria, o local tem estacionamento. Tem também uma lanchonete, a Parada Ibiraçu. Um dos lugares mais fantásticos que já fui por aqui, com certeza vale muito a pena!
Veja a localização no mapa:
Fiquei doida para conhecer o Buda de Ibiraçu! Nem imaginava que existia um gigante desse no ES! Parece mesmo lindíssimo e eu que sou amante da Ásia me senti transportada!
É lindo mesmo, Bruna! Quando tiver oportunidade, não deixe de ir!
Aê! Até que enfim deu certo pra vc conhecer o Buda gigante de Ibiraçu! Lembro que nem tinha ouvido falar dele até um amigo viajar de ônibus e passar em frente quando estavam construindo ainda rs. A última foto ficou perfeita! Não sabia que tinham outros budas menores ali rs Ah, e essas excursões salvam mesmo a gente, quando não temos carro ou não queremos ir dirigindo!
Eu acho as excursões uma ótima opção. Foi o jeito ideal pra conseguir conhecer! E sim, muita gente via da estrada mesmo antes da inauguração oficial, pq ele já foi construído direto no local e, como é imenso, dá pra ser visto de muitos pontos!
Esse Buda de Ibiraçu está super famoso na intenet, também quero conhecer hahha até porque o lugar é muito lindo
Siiim, ele bomba no instagram, né ahaha Mas tbm quem resiste às fotos num lugar tão lindo! Tomara que consiga conhecer!
Vendo as fotos com as pessoas em volta é que se percebe como o Buda de Ibiraçu é gigante. Tive o privilégio de conhecer o de Hong-Kong e foi um momento lindo
Uau, Ruthia! Deve ser incrível o de Hong-Kong. Quem sabe um dia eu consiga conhecer também.
Nossa que dica incrível! Ainda não sabia da existência do Buda de Ibiraçu e fiquei morrendo de vontades de conhecer. Valeu pela dica
Que bom que gostou, Carol! É um lugar novo e, se tiver oportunidade de ir, vale a pena.