Desde que fui a Anchieta, um dos primeiros destinos do Viajando Sozinha no ES fiquei com muita vontade de voltar e passar mais tempo em Iriri. Depois disso fui novamente à cidade, em uma viagem a convite da Secretaria de Turismo, e até fiquei em um hotel em Iriri, mas foram dias de chuva, além de ter uma programação que incluía outros passeios.
Até que agora, enfim, deu certo! Passei um fim de semana de muito sol no Balneário de Iriri, um lugar que me encantou à primeira vista. E consegui aproveitar bastante, não apenas as praias, mas também outros atrativos.
Outros destinos que já visitei:
Serra | Guarapari
Anchieta | Aracruz
Domingos Martins | Santa Teresa
Marataízes
O que fazer em Iriri
Iriri é um lugar pequeno, mas com ótima estrutura e aquele clima gostoso de cidadezinha de litoral. As praias são o principal atrativo. São lindas, super tranquilas, mar quase sem ondas… E ficam do lado uma da outra, então dá pra circular por tudo a pé e conhecer todas.
Praia da Areia Preta
É minha preferida e, para mim, uma das mais delicinhas do ES. Pequena, mas com boa oferta de quiosques e mesinhas na areia, além de árvores fazendo bastante sombra – dependendo do horário, o sol fica mesmo só na parte do mar, que tem algumas pedras na água, próximas à faixa de areia.
Nos dias de mais movimento tem brinquedos aquáticos como pedalinho (tamanha a tranquilidade do mar) e banana boat, além de lanchas e passeios de barco. E o fim de tarde cheio de cores, tudo muito bonito.
Praia da Costa Azul
Apenas passei por ela, não fiquei. Mas achei bem semelhante à da Areia Preta, só que um pouco mais extensa. O mar também é calmo e o tom da água tem um azul mais intenso, fazendo jus ao nome.
O calçadão tem alguns comércios e, mais próximos da praia, quiosques e mesinhas com guarda-sol na areia. Tem algumas árvores com sombra também. No canto esquerdo fica uma pedra grande de onde o visual panorâmico é incrível.
Praia dos Namorados
É maior que as outras duas, tanto em extensão como na largura da areia, então fica mais espaçosa. Achei mais tranquila para crianças. Mas só tem dois quiosques (um na ponta e um no meio) e poucas árvores. E água um pouco mais escura.
Em todas elas há opções de lanchonetes, sorveterias e restaurantes próximos. E ficam a uma quadra só da rua principal – que, aliás, é uma graça, com jardim, banquinhos e placas informativas em todas as esquinas.
É uma rua com boa estrutura de comércio de todos os tipos, como mercados, lojas, farmácias e muitos lugares para comer.
Onde ficar em Iriri
Minha hospedagem em Iriri foi no Coqueiros Praia Hotel foi minha hospedagem em Iriri (ES). Ele fica na rua principal e está perto de tudo:
Praia dos Namorados de um lado e Praia da Costa Azul do outro, ambas a menos de 5 minutinhos andando. E um pouco mais a frente, não mais que 10 minutos, a Praia da Areia Preta.
O quarto é ótimo, bem espaçoso, com uma cama de casal, armário, televisão, mesinha com cadeiras e frigobar. Tem também uma piscina, parquinho com alguns brinquedos e quadra esportiva.
Mas tem outras configurações de quartos também, para ficar com mais pessoa. O meu tinha uma varandinha, com vista para a parte da frente, onde fica o estacionamento, que é bem grande.
A entrada e a recepção têm uma decoração muito charmosa. E o café da manhã é super completo, com pães, bolos, frios, frutas, bebidas quentes e frias.
Mais informações: Instagram @coqueirospraiahotel ou (28) 3534-1592 e (28) 99964-5311
Onde comer
Os quiosques nas praias são a melhor opção para quem quer passar o dia todo. Não cheguei a ver o cardápio, mas a maioria serve petiscos como peixe, batata frita e outros, além de água de coco.
Nos dois dias almocei no restaurante Delícia Mineira, bem de frentezinha para a Praia da Areia Preta. Self-service variado e muito gostoso.
À noite comi sanduíche em uma lanchonete da rua principal, que tem também pizzarias, pastelarias e outras opções. O mais gosto é andar e descobrir os lugares que mais te atraem.
Como chegar
Quando fui a Anchieta a primeira vez, descobri que ao comprar a passagem era preciso dizer o nome do bairro. Quem compra “para Anchieta” pode ir apenas até o centro. Como eu estava indo para Ubu, que era antes, não tive problemas, mas, caso estivesse indo para Iriri, que fica depois do centro, não teria como. Ciente disso, desta vez pedi certinho: passagem para Iriri.
Os ônibus são da Viação Planeta, linha Vitória-Marataízes, com diversos horários ao longo do dia. Na volta é preciso calcular cerca de 1h depois do horário de saída de Marataízes e esperar no ponto de Iriri, que fica na rua principal esquina com a Rua José de Anchieta, em frente a uma academia.
Viajando Sozinha em Iriri
Eu gostei muito de tudo e achei super tranquilo. Para circular pelas praias e pela rua principal, que é onde tudo está concentrado, é muito de boa, pode ir sem medo!
De um ponto a outro não são longas distâncias e é agradável de andar. E os estabelecimentos ficam abertos à noite, tudo bem iluminado.
Das pessoas que conversei, achei todo mundo simpático e receptivo, tanto nas lojas e demais lugares, como as que eu pedia para tirarem fotos para mim – porque cada cenário mais lindo que o outro, era impossível não querer fotografar tudo (e ter registros nos quais eu aparecesse também).
Uma coisa importante de saber é que durante a alta temporada (verão e carnaval) Iriri ferve. Muito! É daquelas praias que ficam totalmente lotadas, tanto na praia em si, como na rua, nos comércios. Acho isso muito positivo porque movimenta o turismo e a economia. Mas eu particularmente prefiro menos movimento, para poder aproveitar melhor.
Então a escolha de ir no fim de março foi bem acertada, não estava lotada como no período anterior, mas também ainda não estava vazia, porque ainda era verão. Mesmo em outras estações, nos fins de semana sempre tem mais gente, o que acho ótimo.
Aqui um mapinha com os lugares onde fui:
Estas são minhas dicas para quem procura o que fazer em Iriri, no Espírito Santo. Seguirei mostrando mais alguns destinos do estado, como é viajar sozinha para cada um deles, o que dá ou não para conhecer por conta própria e sem carro. Acompanhem aqui e também no Instagram pela hashtag #ViajandoSozinhaNoES.
* Agradecimento aos parceiros: Coqueiros Praia Hotel