25 coisas para fazer sozinha em casa e curtir a própria companhia

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-3

A busca de dicas do que fazer em casa, especialmente coisas para fazer sozinha em casa, aumentou com a chegada da pandemia, afinal, a principal orientação é para não sair nem ter vida social, né! Então fiz esta lista com 25 sugestões que podem ajudar quem está nesta situação.

São, claro, coisas que podem continuar sendo feitas mesmo depois que a pandemia acabar (porque ela há de acabar). E, independente disso, muitas vezes a gente vai se ver tendo de ficar sozinha em casa por outras razões.

O tema não é novo para mim. Por sempre escrever aqui no blog sobre viajar sozinha sempre falei sobre estar sozinha e sobre fazer coisas sozinha. Acabei estendendo para o cotidiano, porque acho que quem não consegue estar bem na própria companhia no dia a dia não vai conseguir curtir uma viagem. Então é algo que faz parte do processo…

Leia também:
Aprendizados morando sozinha ajudam nas viagens

Em outro texto que escrevi, logo no começo desse período da quarentena, até falei sobre a sensação de solidão, que não tem necessariamente a ver com o fato de estar ou não sozinha.

Pode ser solidão a um, a dois, a três, a quantos couberem no seu espaço de quarentena. Solidão acompanhada, solidão conjunta, solidão com medo, solidão responsável, solidão de tédio, solidão com saudade, solidão por perder o direito básico de ir e vir. Solidão sufocada, solidão sobrecarregada, solidão à distância.

Leia também:
Solidão em tempos de pandemia

Mas voltando às dicas do que fazer sozinha… Foi depois de começar a falar sobre viajar sozinha que criei o #SouMinhaMelhorCompanhia e passei a usar nas minhas publicações nas redes sociais para falar de momentos em que podemos ser totalmente plenas mesmo sem ter quem nos acompanhe.

Não só sair sozinha, mas, mesmo que fosse ficando em casa sozinha, conseguir ficar numa boa. Fiz até um ebook gratuito (muitas dessas dicas aqui são de lá e o link para baixar está no fim deste texto).

E agora, que não é hora de viajar ou sair e nem tão cedo a gente vai poder fazer isso, vejo que mais gente tem procurado dicas de coisas para fazer sozinha em casa. Mesmo que não tenha mais pandemia… ficar só é algo que sempre pode acontecer. E isso tem tudo a ver com os assuntos que sempre abordei, mesmo sendo uma situação tão diferente. Porque é, essencialmente, sobre estarmos bem com nós mesmas, né!

autocuidado

Então veio a ideia de fazer uma lista de coisas para curtir na própria companhia. Eu sei que nem tudo se aplica a todo mundo, cada um vive uma realidade, com suas questões pessoais, individuais, além de preferências e momentos distintos. Mas dá para cada pessoa ver o que faz sentido.

Ah, já aviso logo que não são necessariamente dicas para ficar bem e feliz – detesto essa pressão de positividade, produtividade ou sei lá o que. São coisas simples, despretensiosas, que podem ajudar a passar o tempo ou a descobrir um hábito novo, mas sem a cobrança de ter de fazer, de ter de dar certo… Vem ver!

 

25 coisas para fazer sozinha em casa

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-4

Image by Jan Vašek from Pixabay1- Dance como se ninguém estivesse vendo – na verdade ninguém está mesmo… Então aperte o play, feche aporta e crie sua coreografia!

2- Mude a decoração do quarto ou de algum cômodo. Pense em como deixar tudo do jeitinho que você gosta, nem que seja só uma almofada ou um quadrinho.

3- Desenvolva um novo hobby que não dependa de ninguém, pode ser jardinagem, leitura, qualquer coisa que te faça passar um tempinho todo dia com você

4- Prepare uma receita bem gostosa e coma tudinho. Mas coma feliz, sem contar calorias e sem sentir culpa!

Leia também:
Bolos, biscoito, pão de queijo e + receitas fáceis

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-5

Imagem de Moira Nazzari por Pixabay

5- Matricule-se em algum curso online. Pense em algo que você tem vontade de aprender, seja culinária, automaquiagem ou meditação.

6- Acesse os sites das lojas mais maravilhosas que você conhece e se imagine usando aqueles looks ou decorando sua casa com móveis diferentes. Coisas que você talvez nunca possa comprar, mas e daí?

7- Crie um momento zen – aqui não tem regras, é o que funcionar para você.

8- Faça aulas experimentais de atividades físicas diferentes. Muitas academias ou perfis no Instagram têm oferecido opções virtuais e até mesmo gratuitas.

9- Assista a um filme que te traga lembranças afetivas da infância e a um filme que você ainda não viu, de um estilo ou país que você não tem costuma de ver, sempre com direito a pipoca.

Leia também:
15 filmes sobre viagens
Filmes e séries na Netflix para inspirar mulheres
8 filmes que se passam na Itália

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-6

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

10- Tire um tempo para refletir. Tenha uma conversa com você mesma, pode até ser em voz alta, por que não? É bom se ouvir!

11- Se tiver quintal, faça caminhada e aproveite para tomar sol. Se não tiver, tente pelo menos tomar um pouquinho de sol naquele cantinho da janela ou onde for possível. Vale até colocar biquíni!

12- Escreva! Não precisa ser um textão nem mesmo um diário, mas anotar as reflexões, pensamentos ou angústias que você teve pode ajudar.

13- Crie várias playlists com suas músicas preferidas, sem se censurar! Para dançar, para ouvir enquanto toma sol, para a hora de dormir, etc.

Leia também:
41 músicas inspiradoras cantadas por mulheres

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-7

Imagem de StockSnap por Pixabay

14- Aproveite para entrar em algum canal de karokê no YouTube. E cantar bastante, óbvio.

15- Pesquise na internet sobre um tema que você tem interesse, mas nunca parou para ler a respeito. E aproveite para passar horas mergulhada nisso.

16- Encontre atividades online. Há diversos jogos e passatempos interessantes na internet, incluindo até mesmo alguns jogos com prêmios.

17- Peça seu prato preferido em um restaurante e se presenteie com um almoço ou um jantar especial!

18- Tome uma taça de vinho – tá bom, pode até tomar a garrafa toda, se quiser, o importante é brindar com você mesma pensando coisas boas.

19- Leia um livro, de preferência algum de tema bem leve e que faça bem.

Leia também:
12 livros escritos por mulheres
Histórias de mulheres pelo mundo
Minhas dicas de leitura na quarentena

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-1

Imagem de Anrita1705 por Pixabay

20- Aprenda automaquiagem com tutoriais na internet, mesmo que no dia a dia você não tenha o hábito de se maquiar.

21- Ligue para alguém com quem você não fala há tempos só para jogar conversa fora – tudo bem, pode ser mensagem no whatsapp, desde que a iniciativa seja sua.

22- Conheça seu corpo. Se olhe no espelho de todos os ângulos, se toque, aprenda a se amar.

23- E faça alongamento, de preferência ao acordar ou antes de dormir. Pode até ser no banheiro, na hora do banho, desde que seja um espaço só seu.

24- Tire alguns minutinhos do dia para fazer meditação guiada por vídeos no Youtube. Há vários e é uma boa forma de começar.

25- Planeje uma viagem, mesmo que você nunca vá… escolha um lugar dos sonhos, pesquise o que gostaria de conhecer, leia histórias, olhe preços (por mais altos que sejam). Quem sabe um dia não acontece?

Leia também:
Relatos meus e mais mulheres que viajam sozinhas

coisas-para-fazer-sozinha-em-casa-2

Imagem de William Iven por Pixabay

Claro que, em relação ao bem estar no dia a dia, muitas vezes nada disso vai ser suficiente. Por isso falei de não ficar nessa obrigatoriedade de ter ficar bem e equilibrada. Estamos passando por uma pandemia, vendo e vivendo um mix de situações e sensações, uma montanha russa de sentimentos, tem horas que todas as tentativas serão em vão e a única possibilidade vai ser chorar em posição fetal. Acontece direto comigo e fiz até um texto sobre isso.

Leia também:
Surta, sim! Vivendo uma quarentena possível

Mas, quando der, invista um tempinho em algo que te faça bem. Mesmo que pareça algo bobo, mas é bom para dar uma respirada e, como eu costumo dizer, é um aprendizado e pode ser libertador!

E se a ideia para o futuro for viajar sozinha, depois de ter colocado algumas dessas coisas em prática vai ficar mais fácil.

Sobre a importância de estar bem na própria companhia

Finalizo estes texto sobre coisas para fazer sozinha em casa com um trecho do livro “O dilema do porco-espinho”, do Leandro Karnal, que fala sobre solidão e, a partir de referências de filósofos, de fatos históricos e de romances e até da Bíblia, faz uma reflexão sobre a natureza de viver só.

“Desconfie de quem se isola sempre. Desconfie ainda mais de quem nunca se isola. Confie pouco em quem vive conectado. Tenha compaixão pelas pessoas que estão tão desesperadas para evitar a solidão que vivem de festa em festa, de post em post, de bar em bar levando seu desespero para beber. Solidão bêbada não ilumina, apenas tropeça e amanhece mais triste na calçada. Solidão a dois é um inferno absoluto. E solidão ranheta azeda e avessa ao mundo é derrota, e não conquista. Conseguir o exercício da solidão-solitude como um prêmio fruto do seu esforço, um privilégio de busca, uma maturidade de vida.

Viver exige pausas, pensar implica certo isolamento, ser feliz com quem você ama é, acima de tudo, ter a experiência da solidão antes e durante o amor. Você precisa de muitas pessoas. Viver é amar e amar implica outros seres. Lembre-se apenas de que você também precisa de você e esse mergulho em si é vital.

Quando olhar alguém em uma mesa de restaurante sozinho e feliz, passeando em um parque sem ninguém e pleno, quando ligar para alguém e a pessoa em um sábado à noite disser com serenidade: “Eu estava aqui pensando e lendo tranquilo”, não se esqueça de lhe dar os parabéns. Aquela pessoa já descobriu a faceta libertadora da solidão tornada amiga e está apta para voltar ao convívio dos outros porque já convive consigo. Se você não se suporta, quem conseguirá fazê-lo?”

 

ebook gratis

 

Tem mais dicas de coisas para fazer sozinha em casa (ou fora de casa também) e curtir a própria companhia? Compartilhe comigo nos comentários!

Foto principal by Free-Photos from Pixabay

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.